Meios de pagamento online: quais são os mais utilizados e suas vantagens

Meios de pagamento online: quais são os mais utilizados e suas vantagens

Existem diferentes tipos de métodos de pagamento e eles variam de empresa para empresa. Você precisa descobrir qual método de pagamento se adapta à natureza do seu negócio e, ao mesmo tempo, atrai seus clientes. Para alcançar lucratividade e sucesso, pode ser considerada uma etapa crítica.

Nos últimos anos, a discussão sobre os melhores meios de pagamento ficaram ainda mais complexas – mas também cheia de oportunidades. O motivo disso é os meios de pagamento online.

Afinal, já se foram os dias em que apenas dinheiro era usado para aceitar pagamentos. Graças à tecnologia, existem vários métodos de pagamento instantâneo disponíveis. Além disso, com novos jogadores como UPI, pagamentos móveis, carteiras móveis, etc., o espaço de pagamento está mudando mais para o lado digital.

Sem dúvida, é importante escolher um método de pagamento adequado para o seu negócio, mas você também deve considerar outros fatores que afetam. Uma delas é a interação com o cliente.

As pessoas hoje em dia estão usando mais de um método de pagamento online. Eles estão tentando adaptar o meio e o método de acordo com sua conveniência.

Mas por que o consumidor quer pagar online? E o que as empresas podem fazer para trabalhar os melhores meios de pagamento digitais?

É disso que vamos falar agora!

O que são meios de pagamento online

Como o próprio termo já diz, meios de pagamento online são formatos digitais criados e utilizados para pagar e receber transações.

Esses formatos são utilizados por empresas e clientes como alternativas ao dinheiro impresso, o que pode significar vários benefícios para as duas partes. Clientes não dependem de sacar dinheiro e transitar com as quantias. As empresas não precisam se preocupar em troco, com certos aspectos de segurança e, claro, podem oferecer exatamente a praticidade que o cliente quer.

Vantagens dos meios de pagamento online

A automatização de processos e de serviços é vista como muito bem-vinda para pessoas e empresas, de forma geral. Com os pagamentos digitais, não é diferente. Para clientes, pagar online traz muitas vantagens práticas.

Aqui estão os principais motivos pelos quais os clientes preferem pagamentos online:

1. Economiza tempo valioso

A maioria das pessoas prefere as transações de pagamento pela Internet aos métodos tradicionais, como dinheiro ou transferências bancárias, porque os primeiros podem economizar um tempo valioso. Eles podem economizar tempo não indo ao banco. Em vez disso, eles podem concluir a transação onde quer que estejam com seus smartphones ou laptops e os clientes podem rastrear e saber em tempo real quando os pagamentos são feitos e aprovados – economizando tempo e, assim, oferecendo uma experiência mais agradável ao cliente.

2. Proteção Extra

Os pagamentos online eliminam os riscos de segurança do manuseio de dinheiro, especialmente com uma nova pequena empresa pela primeira vez. A liquidação de transações online elimina esse tipo de ansiedade e o cenário assustador porque o indivíduo pode concluir a transação na segurança de si mesmo casa sem querer lidar com dinheiro real.

3. Eficiência

As transações online podem ser feitas no conforto de sua casa ou local de trabalho. Assim que a transação for concluída, eles receberão um e-mail de confirmação do boleto digital de pagamento da transação que fizeram online, que será sem papel e armazenado em seu e-mail.

O recibo de papel que recebemos de qualquer banco pode ser apagado / desaparecido automaticamente ou pode ser perdido. Oferecer um portal de pagamento online armazena-o com segurança na nuvem.

4. Questões de moeda

Muitas pessoas preferem o método de pagamento online para serviços relacionados a viagens porque geralmente aceita os principais cartões de crédito que calculam automaticamente a taxa de câmbio atual no dia específico da transação.

Uma pessoa viajando para um país diferente deve fazer o câmbio de moeda em seu banco local antes de partir ou ao chegar ao destino. No entanto, existem taxas envolvidas. Quando é feito virtualmente, eles não precisam se preocupar com as taxas de câmbio, que mudam rapidamente e carregam dinheiro com dificuldade.

5. Controle e Higiene

Muitas vezes, quando optamos pelas compras convencionais, tendemos a gastar muito mais do que o planejado e acabamos comprando itens que não são exatamente o que queríamos.

Online, você não precisa deixar isso acontecer. Como aludimos anteriormente, a pandemia COVID-19 trouxe o pagamento sem contato para o centro das atenções. Mesmo depois que a pandemia diminuir, espera-se que essa tendência se mantenha. Usando métodos de pagamento sem contato, os consumidores concluem suas transações mais rapidamente e as empresas gastam menos tempo nos pagamentos.

Os clientes também podem preferir transações de débito / crédito online porque muitas empresas recompensam os usuários frequentes dos titulares de cartão com pontos que eles podem trocar por presentes emocionantes, milhas ou pontos para cobrir outras despesas.

Como oferecer meios de pagamento digitais que funcionam

A forma como o cliente escolhe pagar por suas compras impacta nas estratégias da empresa. Os preços, condições de pagamento e muito mais dependem dos meios de pagamento oferecidos. Além disso, os formatos de pagamento disponibilizados pode interferir até na satisfação do consumidor.

Não adianta conhecer todas as etapas da jornada de compra sem ter algumas informações específicas sobre o seu cliente. Uma dessas informações essenciais para quem quer vender algo, é claro, é: como meu cliente prefere pagar por isso?

Nessa hora, pesquisas como a nossa entram em jogo para te fornecer as informações que faltam para garantir o sucesso em uma etapa tão crucial da compra do cliente – o pagamento.

Por isso, se você quer garantir a satisfação do seu consumidor em cada etapa da compra, fique atento aos meios de pagamento preferidos do seu público e, claro, os demais hábitos deles em relação a parcelamento de compras, prazos para pagamento e tudo mais que for interessante descobrir a respeito das preferências do público.

Saber quais são e oferecer os meios de pagamento certos pode ser decisivo para garantir mais vendas e clientes mais felizes.

Meios de pagamento digitais mais utilizados

Em uma pesquisa sobre meios de pagamentos, realizada pelo Opinion Box em março de 2021, investigamos como o brasileiro paga por suas compras. Nesse período, descobrimos que os meios de pagamento online mais utilizados são os três seguintes:

  • 50% utilizam Pix;
  • 47% utilizam carteiras digitais (PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, PicPay, Samsung Pay, Apple Pay, etc.);
  • 23% utilizam QR Code para pagamentos.

Além disso, descobrimos também que 46% dos consumidores que têm cartão de crédito nunca utilizaram o pagamento por aproximação, o que é considerado um meio de pagamento online, sem precisar de senha ou de contato físico com os botões da maquininha. 40% já pagaram aproximando o cartão da maquininha e 20% já usaram a aproximação do smartphone com o cartão de crédito cadastrado.

Esses dados são só o pontapé inicial para entender a forma como seu cliente prefere pagar pelas compras. A partir de informações como essas, você pode pensar nas melhores estratégias e escolher os meios de pagamento online mais indicados para seu público-alvo. Para conhecer mais dados sobre meios de pagamento no Brasil, baixe a pesquisa completa. É grátis e você pode tirar insights valiosos dos dados!

Caso já conheça bem o seu cliente, já está na hora de fazer uma pesquisa para validar suas hipóteses. Aí, é só contar com o Opinion Box e nossas soluções digitais. Veja como você pode fazer uma pesquisa rapidamente e sem gastar muito.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.