Maturidade Digital nas empresas B2B: pesquisa revela dados inéditos!

Danielle Salgado
Maturidade Digital nas empresas B2B: pesquisa revela dados inéditos!

Atualmente, a transformação digital vem acontecendo de uma forma cada vez mais acelerada. Dessa forma, uma boa parte das empresas B2B teve que passar por um processo acelerado para atingir a maturidade digital.

No entanto, atualmente não existem muitos dados voltados para o mercado B2B, que possui uma jornada de compra que, apesar das diferenças, também possuem similaridades entre si. Afinal, em última instância, são pessoas que estão pesquisando e comprando produtos ou serviços.

Sendo assim, a falta de dados disponíveis sobre o mercado B2B pode dificultar na tomada de decisão dessas empresas, pela falta de embasamento em dados.

Pensando nisso, o Opinion Box se juntou à Ploomes para trazer uma pesquisa inédita e fundamental sobre a maturidade digital das empresas B2B, com o objetivo de ajudar as empresas a entender os desafios e os resultados deste cenário.

O que é maturidade digital?

A maturidade digital é o termo que define o nível em que o conhecimento técnico e a implementação de tecnologias digitais se encontram em uma empresa.

Dessa forma, quando afirmamos que uma empresa tem uma maturidade digital elevada, significa que ela está com o processo de transformação digital em um nível mais avançado.

Para que uma empresa consiga acelerar esse processo, é necessário definir estratégias digitais, com o orçamento que será disponibilizado para essas ações e treinamentos de capacitação da equipe, por exemplo.

Ainda assim, grande parte das empresas ainda não conseguiu atingir a maturidade digital devido a uma série de fatores, como por exemplo, o fato de muitas vezes os esforços não resultarem nos benefícios esperados.

A seguir, você verá os principais dados sobre a pesquisa Maturidade Digital nas empresas B2B.

Maturidade digital: características das empresas B2B

Não é preciso nem dizer sobre as grandes mudanças que as empresas passaram nos últimos anos, pois provavelmente você até já se cansou de ler sobre isso.

No entanto, o que chama a atenção nessa parte da pesquisa são os dados que dão indícios de onde viemos parar depois de todas essas transformações.

Dessa forma, é extremamente relevante que 68% das empresas B2B do Brasil afirmem que hoje estão mais digitais do que eram no início da pandemia. Além disso, 73% passaram a usar mais ferramentas digitais desde o início de 2020. 

Sendo assim, a consequência disso é um mercado B2B bem mais digitalizado: 61% dos entrevistados consideram que o nível de maturidade digital da sua empresa é alto ou muito alto.

Além disso, de acordo com os entrevistados, a área mais digital das empresas, claro, é a área de tecnologia.

Marketing e vendas: fatores-chave para alcançar a maturidade digital

Procuramos entender quais são as principais estratégias de marketing utilizadas pelas empresas B2B, e social media é a mais utilizada entre elas (45%), seguida por email marketing (41%), eventos presenciais (32%) e eventos online (29%).

Além disso, entre as ferramentas, chama a atenção que 41% das empresas utilizam o WhatsApp Business. Em seguida, as ferramentas mais utilizadas são o gerenciador de redes sociais e as ferramentas de email marketing.

Para enriquecer as análises, comparamos os dados daquelas empresas que se consideram mais maduras digitalmente e aquelas que se consideram menos maduras.

Após isso, pôde-se perceber que praticamente todas as estratégias e ferramentas são adotadas com muito mais frequência nas empresas com maior maturidade digital.

Além disso, também pesquisamos sobre os sistemas de gestão comercial, e as planilhas ainda são as mais adotadas pelas empresas, mesmo existindo tantas soluções que oferecem automação, praticidade e dashboards automatizados para acompanhamento de dados.

Gestão comercial

Um dado que chamou bastante a atenção e comprova que o mundo se tornou muito digital nos últimos anos é que apenas 7% das empresas continuam adotando uma estratégia de vendas totalmente centrada em field sales, ou seja, com os vendedores atuando externamente e visitando seus clientes presencialmente.

Este parece ser um caminho sem volta, para a alegria dos vendedores que, em um sistema de vendas remotas, ou seja, de inside sales, conseguem atender mais clientes de forma abrangente, sem perder tempo com deslocamento.

Dessa forma, 59% das empresas B2B já realizam vendas majoritária ou totalmente com uma operação de inside sales.

Adoção de novas ferramentas

Por trás das estratégias de marketing e vendas de serviços e soluções voltadas para outras empresas, existem grandes desafios. Eles passam por posicionamento, branding, precificação, comunicação, atendimento, diferenciais competitivos e análise da concorrência, por exemplo.

Ao perguntarmos sobre os principais desafios para contratar ferramentas digitais, 58% afirmaram que estimar os resultados que a ferramenta vai trazer é uma das principais barreiras.

Além disso, 56% têm dificuldades em aprovar orçamento com a gestão/provar a necessidade da ferramenta e 55% encontram problemas para encontrarem a melhor ferramenta do mercado.

Já entre os diferenciais, a facilidade de integração com outras ferramentas (63%) e o time de suporte (63%) são super importantes.

Ou seja, comunicar com clareza e objetividade os seus diferenciais, ser uma ferramenta simples de usar e integrar e oferecer um bom suporte para os seus clientes podem fazer toda a diferença no seu negócio. 

Maturidade Digital: sobre a pesquisa

A coleta das entrevistas para a pesquisa sobre Maturidade Digital nas empresas B2B foi realizada entre julho e agosto de 2022 com 603 profissionais de empresas B2B de todo o Brasil.

A margem de erro da pesquisa é de 4pp e o compartilhamento dos dados e análises contidos neste relatório são permitidos tanto em documentos públicos quanto privados, desde que acompanhados do 603 devido crédito à fonte: Opinion Box e Ploomes: Pesquisa Maturidade Digital – Set/2022.

Você também pode realizar a sua própria pesquisa de mercado. Ao combinar o conhecimento e a experiência do nosso time com tecnologias inovadoras, entendemos o comportamento e os desejos dos consumidores com agilidade, qualidade e a um preço acessível.

Com as nossas soluções multiplataformas, já atendemos mais de 1.000 empresas de diversos tamanhos e segmentos. Entre em contato com um de nossos especialistas!

Também poderá gostar de: