Intervalo de Confiança: o que é e como calcular

Danielle Salgado
Intervalo de Confiança: o que é e como calcular

Muitas vezes confundido com a margem de erro, o intervalo de confiança é um índice fundamental para qualquer tipo de pesquisa.

Dessa forma, ele é uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões baseadas em dados. Afinal de contas, com o intervalo, é possível obter uma medida de incerteza que pode ajudar a avaliar a precisão e a confiabilidade das estimativas.

Mas o que significa esse conceito? Como realizar o cálculo do intervalo de confiança de uma pesquisa?

No post de hoje, eu vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre esse índice tão importante. Vamos lá?

O que é intervalo de confiança?

O intervalo de confiança é uma medida estatística que fornece uma medida de incerteza para ajudar a avaliar a precisão e a confiabilidade das estimativas. Desse modo, esse é um dos índices utilizados para demonstrar a credibilidade de uma pesquisa de mercado.

Imagine que você esteja conduzindo uma pesquisa de mercado para determinar a proporção de consumidores que preferem um determinado produto entre todas as pessoas de uma determinada região.

Para isso, você coleta uma amostra aleatória de pessoas e pergunta a elas qual produto preferem. Com base nas respostas coletadas, é possível calcular a proporção estimada de consumidores que preferem esse produto na amostra.

No entanto, essa proporção não é necessariamente a mesma que a proporção real do público-alvo. Por isso, é necessário calcular um intervalo de confiança para essa estimativa, com o objetivo de ter uma ideia da incerteza associada a essa estimativa e avaliar a precisão da pesquisa.

Sendo assim, o intervalo é frequentemente utilizado em estudos estatísticos para deduzir informações sobre a população a partir de amostras, para permitir a tomada de decisões baseadas em dados com um índice de confiabilidade atrelado a elas.

Como interpretar o intervalo de confiança?

O intervalo de confiança é um índice simples de se interpretar.

Por exemplo: considere uma pesquisa com 95% de nível de confiança. Isso significa que, caso ela fosse refeita 100 vezes, em 95 ela apresentaria resultados dentro da margem de erro.

Além disso, um intervalo de 99%, por exemplo, será mais amplo do que um de 90%. Isso acontece porque a probabilidade de que o parâmetro da população esteja dentro do intervalo aumenta à medida que o nível de confiança aumenta.

Outro fator importante na interpretação do intervalo de confiança é o tamanho da amostra. Dessa forma, quanto maior o tamanho da amostra, menor será a largura do intervalo, o que significa que a estimativa é mais precisa. Por outro lado, se a amostra for pequena, o intervalo de confiança será mais amplo e a estimativa será menos precisa.

Vale lembrar também que essa é apenas uma indicação da verdadeira média ou proporção na população. Ou seja, não é possível afirmar com 100% de certeza que o verdadeiro valor está dentro do intervalo, mas é possível afirmar com uma determinada probabilidade de confiança.

Como calcular o intervalo de confiança?

O cálculo do intervalo de confiança envolve o uso de uma fórmula estatística que leva em conta a estimativa pontual do parâmetro, o tamanho da amostra, o desvio padrão e o nível de confiança desejado.

Desse modo, confira o passo a passo para medir essa estatística.

Colete a amostra

Em primeiro lugar, é preciso coletar uma amostra aleatória simples da população que você deseja estudar.

Desse modo, certifique-se de que a amostra seja representativa, ou seja, que ela reflita as características da população de interesse. Ou seja:uma amostra de 100 pessoas de uma população de 500 não dá a mesma precisão que uma amostra de 100 pessoas de uma população de 500.000.

Escolha o nível de confiança e calcule a estatística da amostra

Decida qual nível de confiança você utilizará. O nível de confiança é uma medida da probabilidade de que o intervalo de confiança contém o verdadeiro parâmetro populacional. É frequentemente expresso em porcentagem, como 95% ou 99%. Um nível de confiança de 95% é comum.

Em seguida, calcule a estatística descritiva da amostra. Por exemplo, se você deseja saber a média populacional, calcule a média da amostra (x̄) e o desvio padrão da amostra (s)

Encontre o valor crítico

Encontre o valor crítico correspondente ao seu nível de confiança e tamanho da amostra. Se você estiver usando uma distribuição normal padrão (Z) e tem um nível de confiança de 95%, o valor crítico será aproximadamente 1,96. Se estiver usando a distribuição t de Student, será necessário determinar o grau de liberdade (df) com base no tamanho da amostra e encontrar o valor crítico correspondente em uma tabela t ou usando software estatístico.

Calcule o erro padrão e o intervalo de confiança

Calcule o erro padrão (SE) usando a fórmula: SE = s / √n, onde s é o desvio padrão da amostra e n é o tamanho da amostra.

Em seguida, aplique a fórmula do intervalo de confiança:

Intervalo de Confiança = x̄ ± (Valor Crítico * Erro Padrão)

Substitua os valores calculados nos passos anteriores na fórmula para obter os limites inferior e superior do intervalo de confiança.

Interprete os resultados

Por fim, interprete o intervalo de confiança resultante. Por exemplo, se você obteve um intervalo de confiança de 95% para a média da amostra de 50 a 70, isso significa que você tem 95% de confiança de que a verdadeira média populacional está entre 50 e 70.

Lembre-se de que o processo pode variar se você estiver calculando intervalos de confiança para outras estatísticas, como proporções, desvios padrão populacionais, entre outros.

Além disso, se você estiver usando a distribuição t de Student, lembre-se de ajustar os passos relacionados ao valor crítico e à fórmula do erro padrão conforme necessário.

Sempre considere o contexto e as suposições associadas ao seu problema e, caso necessário, consulte recursos específicos de estatística ou software estatístico para realizar cálculos mais precisos.

Exemplo prático do intervalo de confiança

Suponha que você tenha coletado uma amostra aleatória de 50 observações e calculou a média amostral de 20 e o desvio padrão amostral de 5 e seu objetivo é calcular um intervalo de 95% para a verdadeira média populacional. Para isso, você pode seguir os seguintes passos:

Média amostral: x = 20

Desvio padrão amostral: s = 5

Nível de confiança: 95%

Valor crítico: A tabela t-Student com 49 graus de liberdade (50-1) e um nível de confiança de 95% fornece um valor crítico de 2,009.

Erro padrão: SE = s / sqrt(n) = 5 / sqrt(50) = 0,707

Intervalo de confiança: x ± (valor crítico da distribuição t de Student) * SE = 20 ± (2,009 * 0,707) = 20 ± 1,42

Portanto, o intervalo de 95% para a média populacional é de 18,58 a 21,42. Isso significa que com uma probabilidade de 95%, a verdadeira média populacional está contida dentro desse intervalo de valores.

Quer saber mais dicas práticas de pesquisa de mercado? Baixe gratuitamente o nosso Guia Completo da Pesquisa de Mercado!

Também poderá gostar de: