[Infográfico] Pesquisa sobre alimentação: hábitos, preferências e comportamento do consumidor

Pedro D'Angelo
[Infográfico] Pesquisa sobre alimentação: hábitos, preferências e comportamento do consumidor

Os hábitos alimentares de uma pessoa dizem muito sobre ela. Seguindo o ditado de que “você é o que você come”, entender melhor a forma como nos alimentamos ajuda a descobrir uma série de informações sobre o comportamento do consumidor. E por isso, claro, fizemos mais um estudo exclusivo: uma pesquisa sobre alimentação no Brasil.

Entrevistamos os internautas brasileiros para entender os hábitos alimentares, relação entre corpo, saúde e comida, hábitos de compra e consumo e muito mais.

Veja os principais resultados e baixe nosso infográfico para conhecer profundamente os hábitos de alimentação do brasileiro!

Pesquisa sobre alimentação: principais resultados

De forma geral, o brasileiro considera que come bem. 57% acreditam que comem na quantidade certa, enquanto 36% julgam comer mais do que deveriam.

Quando perguntamos sobre qualidade da alimentação, o brasileiro tende a se considerar uma pessoa saudável (51%) ou até mesmo muito saudável (9%).

Em compensação, 60% contam que não estão satisfeitos com seus hábitos alimentares e querem mudá-los para melhor. Um dado alarmante nesse sentido é que 1 em cada 3 entrevistados disse já ter tido problemas de saúde por causa da forma como comem.

Também não dá para falar de alimentação sem citar a relação entre hábitos alimentares e o corpo. Quando perguntados sobre a relação entre os hábitos alimentares e seu resultado na aparência, mais entrevistados estão satisfeitos (43%) do que insatisfeitos (28%).

Comportamento de compra e consumo

Quando falamos na alimentação brasileira, você também já pensa em arroz e feijão? Porque entre os alimentos que apresentamos, a combinação é a que mais faz sucesso. O arroz está presente diariamente na vida de 62% dos entrevistados, enquanto o feijão está na de metade da amostra.

Na hora de escolher o que comprar, o preço do alimento é o que mais pesa para 63% dos internautas, seguido pelo sabor (45)% e eventuais promoções (35%). O local preferido para comprar é os supermercados, pelo menos para 3 em cada 4 entrevistados.

Percentual de vegetarianos, veganos e pessoas com restrições alimentares

Exploramos mais a fundo o comportamento do consumidor que segue dietas diferentes e possui restrições alimentares.

O que descobrimos é que 5% dos internautas se declaram como vegetarianos ou veganos. Já os que têm alergias e restrições somam 19%, sendo as mais comuns a intolerância a lactose/proteína do leite (7%), a alergia a frutos do mar (6%) e a intolerância ao trigo (3%).

Delivery de comida: mais conhecidos e mais populares

Quem não gosta da praticidade de receber comida quentinha na porta de casa?

Por isso, é natural que os aplicativos de delivery sejam tão populares.

Ao reunir vários restaurantes e lanchonetes, com diversas formas de pagamento, em um só lugar, apps com o iFood e o Uber Eats estão fazendo sucesso na opinião do consumidor. O hábito de pedir comida via delivery é comum para 10%, enquanto outros 39% assumem que o fazem às vezes.

O iFood, por exemplo, é o mais conhecido e utilizado pelos internautas: 87% conhecem e já utilizaram o app.

Para conferir esses dados na íntegra, baixe o nosso infográfico gratuito sobre o comportamento do consumidor em relação a alimentação. É só clicar no banner abaixo.

[Infográfico] Pesquisa sobre alimentação: hábitos, preferências e comportamento do consumidor

Se quiser desenvolver sua própria pesquisa com internautas de todo o país, conheça o Painel de Consumidores do Opinion Box.

Também poderá gostar de:

Pesquisa sobre Carnaval: como o brasileiro vai aproveitar o feriado? O Carnaval é, sem dúvida, uma das datas mais esperadas pelo Brasileiro. 4 dias de feriado são muito bem-vindos tanto par...
Panorama Mobile Time/Opinion Box: Com Whatsapp e Messenger, vai acaban... A popularidade do Whatsapp já não surpreende ninguém. O aplicativo de troca de mensagens está nas mãos de todo mundo há ...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.