[Infográfico] Pesquisa sobre alimentação: hábitos, preferências e comportamento do consumidor

Danielle Salgado
[Infográfico] Pesquisa sobre alimentação: hábitos, preferências e comportamento do consumidor

Os hábitos alimentares de uma pessoa dizem muito sobre ela. Seguindo o ditado de que “você é o que você come”, entender melhor a forma como nos alimentamos ajuda a descobrir uma série de informações sobre o comportamento do consumidor. E por isso, claro, fizemos mais um estudo exclusivo: uma pesquisa sobre alimentação no Brasil.

Dessa forma, entrevistamos internautas brasileiros para entender os hábitos alimentares, relação entre corpo, saúde e comida, hábitos de compra e consumo e muito mais.

Veja os principais resultados e baixe nosso infográfico para conhecer profundamente os hábitos de alimentação do brasileiro!

Pesquisa sobre alimentação: principais resultados

De forma geral, as pessoas entrevistadas se consideram relativamente saudáveis. 46% avaliam sua alimentação como saudável, enquanto apenas 11% não consideram que seus hábitos são saudáveis. 

Quando perguntamos sobre qualidade da alimentação, o brasileiro tende a se considerar uma pessoa saudável (51%) ou até mesmo muito saudável (11%).

Ainda assim, 29% afirmam que comem mais do que deveriam. Um dado alarmante nesse sentido é que 4 em cada 10 entrevistados disse já ter tido problemas de saúde por causa da forma como comem.

Além disso, há quem diga que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas… o almoço é considerado a principal por 60% das pessoas entrevistadas. Investigamos também como as pessoas comem no dia a dia, destacando que mais da metade dos entrevistados diz comer melhor durante a semana.

Comportamento de compra e consumo

Ao longo do estudo, também buscamos compreender melhor os hábitos em relação à comida caseira e delivery.

De acordo com a pesquisa, em uma semana comum, 56% comem mais refeições caseiras preparadas por elas mesmas. Em contrapartida, somente 11% comem mais refeições de restaurantes, lanchonetes e afins.

Além disso, 86% pedem comida via delivery. Entre elas, 56% costumam pedir por aplicativo que reúne vários restaurantes/lanchonete e 38% pedem pelo aplicativo do restaurante/lanchonete.

Na hora de escolher o que comprar, o preço do alimento é o que mais pesa para 51% dos internautas, seguido por uma opção de produto mais saudável (36%) e sabor (30%). Além disso, para 50% dos entrevistados, o local preferido para comprar são supermercados.

Dietas, alergias e restrições alimentares

26% das pessoas entrevistadas têm alguma restrição, alergia ou segue alguma dieta específica. E no dia a dia, como a vida dessas pessoas é impactada por essas questões alimentares?

Para quem não “come de tudo”, encontrar opções para se alimentar pode ser complicado, como apontado por 30% que enfrentam dificuldades para se alimentar seguindo sua dieta/restrição/alergia.

Pesquisa sobre alimentação: opiniões sobre hábitos alimentares

Por fim, buscamos entender a opinião dos consumidores em relação a diferentes hábitos alimentares e a relação com a comida.

De acordo com a pesquisa, 80% prestam atenção na validade dos produtos antes de comprar. 

Outro dado que chamou a atenção foi que 78% gostam de comer frutas, verduras e legumes com frequência. Logo, podemos perceber que as pessoas estão mais preocupadas com seus hábitos do que antes.

Além disso, 67% evitam comer certas comidas para cuidar da saúde e 57% têm o hábito de ler informações nutricionais dos alimentos antes de comprá-los.

Gostou da pesquisa e quer acessar o relatório completo? Faça agora mesmo o download gratuito!

Caso você queira desenvolver sua própria pesquisa com internautas de todo o país, conheça o Painel de Consumidores do Opinion Box.

Também poderá gostar de: