Experiência de compra online: pesquisa exclusiva Opinion Box e Digitalks

Pedro D'Angelo
Experiência de compra online: pesquisa exclusiva Opinion Box e Digitalks

Cada vez mais estamos comprando pela internet, mas como é que tem sido essa experiência do ponto de vista do consumidor?

Para entender o comportamento do consumidor online e sua percepção sobre a experiência de compra no e-commerce, recorremos a mais uma pesquisa. Em parceria com o Digitalks, entrevistamos mais de 2 mil internautas brasileiros para entender melhor sua relação com as compras online.

Como pesquisam por produtos? Que problemas enfrentam na hora de comprar? O que compram?

Essas e muitas outras perguntas foram feitas aos internautas do nosso Painel de Consumidores e o resultado você confere agora!

Principais insights da pesquisa sobre experiência de compra online

Os resultados da pesquisa são divididos em 4 blocos principais: Comportamento de compra, Jornada do consumidor, Experiência e relacionamento com as marcas e Categorias online x offline. 

Cada um desses blocos representa um ponto importante da experiência do consumidor de e-commerce no Brasil.

Entre nossas descobertas na pesquisa, notamos que o comportamento de compra do consumidor online vem mudando bastante com o passar do tempo. Se há algum tempo as pessoas preferiam comprar roupas em lojas físicas, para poder experimentar e tocar o tecido, hoje
esta é a principal categoria de produto online: 49% compraram roupas e acessórios online nos últimos 12 meses.

Além disso, nosso estudo comprovou o crescimento das compras por dispositivos móveis. Descobrimos na pesquisa sobre experiência de compra online que 53% usaram mais os smartphones e/ou tablets para fazer compras nos últimos 12 meses.

Outros destaques da pesquisa sobre a experiência do cliente de e-commerce no Brasil são:

Experiência de compra online: pesquisa exclusiva Opinion Box e Digitalks

 

Mas os dados da pesquisa não param por aí. Muitas outras descobertas e análises foram compiladas em um boom completo com os resultados do estudo sobre experiência de compra online.

Para acessar gratuitamente ao relatório, clique no banner abaixo.

Experiência de compra online: pesquisa exclusiva Opinion Box e Digitalks

Sobre a pesquisa de experiência de compra no e-commerce

Participaram da pesquisa 2.272 internautas que fizeram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses. As entrevistas foram realizadas no Painel do Opinion Box. A amostra da pesquisa respeitou as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica dos internautas brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2,0pp e o intervalo de confiança, 95%.

Por que investigar a experiência do consumidor

Empresas que oferecem experiências personalizadas e marcas que se preocupam com todos os pontos de contato e com as diferentes etapas da jornada de compra do cliente são aquelas que possuem um foco na experiência do consumidor.

Com isso, é possível encantar o seu cliente em cada contato dele com a marca, desde o momento em que ele a conhece até o pós-venda. Clientes encantados, é claro, são mais satisfeitos e, melhor ainda: fiéis à marca.

Pra te ajudar na tarefa de oferecer a melhor experiência ao seu consumidor, nós elaboramos um outro material exclusivo. Baixe o nosso ebook sobre customer experience clicando no banner abaixo e aprenda a conquistar de verdade o seu consumidor!

Também poderá gostar de: