Estudo transversal: tudo que você precisa saber

Danielle Salgado
Estudo transversal: tudo que você precisa saber

Você já ouviu falar em estudo transversal? Muito utilizado na área da saúde, esse tipo de estudo observacional investiga a prevalência de uma determinada condição em uma população durante um determinado momento no tempo.

Dessa forma, as pessoas que participam desse tipo de estudo têm em comum somente o ponto que está sendo observado e se diferem em outras características, como gênero, classe social e faixa etária, por exemplo.

Mas por que esse estudo é tão importante e como ele acontece? Você vai descobrir nesse post tudo que precisa saber sobre um estudo transversal. Vamos lá?

O que é um estudo transversal?

Um estudo transversal consiste na coleta de dados em um determinado momento no tempo para investigar a presença de um comportamento ou característica em uma população.

Desse modo, esse tipo de estudo é utilizado majoritariamente nas pesquisas voltadas para a área da saúde com o objetivo de avaliar o predomínio de doenças, fatores de risco, exposições e outras condições ou características de interesse, por exemplo.

Além disso, em um estudo transversal, os dados qualitativos são coletados de uma amostra representativa da população estudada. Sendo assim, os participantes são examinados ou respondem a questionários e entrevistas que abordam o tema em questão.

As informações coletadas são analisadas para determinar a proporção de pessoas que apresentam a condição ou característica de interesse naquele momento específico.

É importante destacar que os estudos transversais são diferentes dos estudos longitudinais, que envolvem a coleta de dados de uma mesma amostra ao longo do tempo. Embora os estudos longitudinais possam fornecer informações mais detalhadas sobre a evolução de uma condição ao longo do tempo, eles tendem a ser mais caros e demorados do que os transversais.

Por que fazer um estudo transversal?

Existem várias vantagens em realizar estudos transversais. Em primeiro lugar, eles podem ajudar a identificar pontos em que uma intervenção seja necessária, fornecer uma base para comparação em futuros estudos e ajudar a planejar políticas públicas relacionadas à saúde.

Além disso, os estudos transversais também podem ser usados para gerar hipóteses sobre possíveis fatores de risco ou causas de uma determinada doença ou condição.

Por exemplo, um estudo transversal que investiga a prevalência de doenças cardíacas em uma população pode descobrir que a prevalência é maior entre aqueles que fumam, sugerindo que o tabagismo pode ser um fator de risco para doenças cardíacas. Ainda assim, para tornar essa hipótese uma realidade, ela precisa passar por testes em estudos mais específicos.

Outra vantagem dos estudos transversais é que eles podem acontecer rapidamente e com custos relativamente baixos quando comparados a outros tipos de estudos. Isso significa que os pesquisadores podem coletar uma grande quantidade de informações em um curto período de tempo e com um orçamento limitado.

As desvantagens dos estudos transversais

Os estudos transversais possuem algumas limitações. Como eles não acompanham a mesma população ao longo do tempo, não é possível estabelecer relações de causa e efeito entre uma condição e seus fatores de risco ou causas.

Além disso, alguns fatores como o viés de seleção e o viés de resposta podem afetar na coleta dos dados, o que pode consequentemente afetar a precisão dos resultados.

Como fazer um estudo transversal?

Para conduzir um estudo transversal, existem alguns passos importantes para serem seguidos. Confira cada um deles.

Defina a população de interesse

Identifique a população que você deseja estudar, como por exemplo, pacientes em um determinado hospital, pessoas em um bairro ou estudantes de uma escola. É importante ressaltar que o estudo transversal acontece majoritariamente na área da saúde, mas ainda assim ele também pode incluir outras áreas.

Selecione a amostra

Em seguida, escolha uma amostra representativa da sua população de interesse. Ela deve ser grande o suficiente para fornecer resultados confiáveis, mas pequena o suficiente para ser viável de se estudar, por se tratar de uma pesquisa de caráter qualitativo e não quantitativo.

Determine as variáveis para medir

As variáveis de medição em um estudo transversal incluem diversos aspectos, como, por exemplo, idade, gênero, hábitos alimentares, nível de atividade física, entre outras.

Coleta de dados

Colete os dados da amostra selecionada por meio de questionários, entrevistas, exames físicos ou outras formas de coleta. Nesse sentido, é importante que esse processo tenha um padrão que irá garantir a qualidade dos dados.

Análise de dados

Por fim, faça uma análise dos dados coletados utilizando técnicas estatísticas apropriadas para descrever as características da população e identificar associações entre as variáveis estudadas.

Gostou do conteúdo e quer continuar por dentro das novidades sobre pesquisa de mercado, inovação e customer experience? Então fique por dentro do Blog Opinion Box!

Também poderá gostar de: