Elasticidade-preço da demanda e oferta: o que é e como calcular?

Danielle Salgado
Elasticidade preço da demanda e oferta: o que é e como calcular?

Para entender a relação entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e as possíveis modificações nos preços, é necessário realizar o cálculo da elasticidade-preço da demanda e da oferta. Essa análise quantitativa permite avaliar como as mudanças nos preços influenciam a quantidade demandada e oferecida de um bem ou serviço específico.

No entanto, para fazer esse cálculo, é preciso entender a proporção da variação na quantidade e a proporção da variação no preço.

No post de hoje, você entenderá a importância de calcular a elasticidade-preço da demanda e da oferta e o passo-a-passo de como realizar o cálculo. Confira!

O que é elasticidade-preço?

A elasticidade-preço basicamente mede a capacidade de resposta em relação a uma quantidade que foi demandada ou ofertada de um produto ou serviço a uma eventual mudança em seu preço.

Uma das metodologias mais utilizadas para fazer o cálculo da elasticidade-preço é o modelo de precificação Gabor-Granger. O método foi desenvolvido nos anos 60 e ajuda a definir a curva da relação entre a oferta e a demanda.

Dessa forma, ela pode ser descrita como elástica, unitária ou inelástica. Saiba mais sobre cada uma delas:

Elástica

Uma curva de demanda ou oferta elástica mostra que a quantidade demandada ou ofertada de um produto ou serviço responde às variações de preço de uma forma mais que proporcional.

Unitária

Uma elasticidade unitária acontece quando um percentual de variação no preço leva a uma variação percentual igual na quantidade demandada ou ofertada.

Inelástica

Já uma curva de demanda ou oferta inelástica é quando uma proporção de variação no preço causa uma variação proporcional menor na quantidade demandada ou ofertada.

Qual a importância de calcular a elasticidade-preço da demanda e da oferta?

A vantagem de calcular a elasticidade-preço da demanda ou da oferta é a facilidade de aplicar uma pesquisa de preço quantitativa para realizar as estimativas. 

Dessa forma, esse tipo de pesquisa tem como objetivo responder duas questões:

  • É possível aumentar o preço de um produto ou serviço sem diminuir drasticamente as vendas?
  • Em quais pontos da curva de elasticidade de preço a disposição do consumidor pagar por um produto ou serviço aumenta ou diminui de forma significativa?

Sendo assim, quando uma empresa consegue responder a essas perguntas, fica mais fácil entender quanto um consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço.

Como fazer o cálculo da elasticidade-preço da demanda?

Para calcular a elasticidade-preço da demanda, é necessário dividir a variação da porcentagem demandada pela variação da porcentagem do preço. Dessa forma, o cálculo ficaria assim:

Elasticidade preço da demanda e oferta: o que é e como calcular?

 

Como fazer o cálculo da elasticidade-preço da oferta?

O cálculo da elasticidade-preço da oferta é bem parecido com o anterior. No entanto, a diferença é que, nesse caso, divide-se a variação da porcentagem ofertada pelo produto pela variação da porcentagem do preço. Dessa forma, o cálculo seria:

Elasticidade preço da demanda e oferta: o que é e como calcular?

Como fazer uma pesquisa de preço?

Por fim, para fazer uma pesquisa de preço é muito importante pesquisar sobre a confiabilidade da empresa de pesquisa de mercado que você irá contratar para garantir a assertividade dos dados da sua pesquisa.

O Opinion Box é uma empresa que atua desde 2013 com pesquisas de mercado online. Fomos eleitos por 4 anos consecutivos como a martech mais atraente de todo o país. Conheça os nossos Cases de Sucesso.

Na nossa Plataforma de Pesquisa, você consegue realizar as suas próprias pesquisas de mercado, utilizando um questionário próprio e ainda é possível acompanhar todos os resultados em tempo real. Além disso, você também pode optar por fazer as pesquisas customizadas com o nosso time de insights, que cuidará de todo o seu projeto do início ao fim.

Também poderá gostar de: