Pesquisa de preço: saiba precificar seu produto da forma correta

Danielle Salgado
Pesquisa de preço: saiba precificar seu produto da forma correta

Um dos momentos que pode gerar mais dúvidas para um empreendedor ou uma empresa é a precificação de um produto ou uma solução. Para isso, a pesquisa de preço será uma grande aliada.

Colocar um preço em algo não é uma tarefa fácil, afinal de contas, diversos fatores precisam ser levados em consideração, como a margem de lucro e a faixa de preço da concorrência, por exemplo.

Por isso, a pesquisa de preço ajudará a guiar o seu negócio para definir um preço que seja justo tanto para o consumidor, quanto para a empresa.

Confira a seguir como fazer uma pesquisa de sensibilidade de preço.

O que é pesquisa de preço?

Também conhecida como Pesquisa de Sensibilidade de Preço (ou PSM), a pesquisa de preço tem como objetivo guiar uma empresa para ajudar a definir um preço aceitável para uma solução.

Essa metodologia parte do pressuposto de que sempre existe uma faixa de preço que o consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço.


Esse intervalo de preço vai desde uma faixa mínima, no qual o consumidor questiona a credibilidade do produto, até um valor máximo, que o consumidor já considera abusivo.

Por que fazer uma pesquisa de preço?

A pesquisa de sensibilidade de preço é o método mais eficaz para realizar uma precificação justa de um produto ou serviço. Afinal de contas, ela parte de dados concretos obtidos diretamente do consumidor final.

Nesse sentido, essa pesquisa também colabora para evitar prejuízos em um produto ou serviço que tenha sido precificado com um valor no qual o consumidor não esteja disposto a pagar.

Além disso, com a junção dos resultados da pesquisa com dados sobre a concorrência e margem de lucro, é possível chegar em um valor final que o consumidor esteja disposto a pagar e que não trará prejuízos financeiros para a empresa.

Como fazer uma pesquisa de preço?

Bom, agora que você já sabe o que é e a importância de realizar uma pesquisa de preço, pode estar se perguntando: e na prática, como esse tipo de pesquisa funciona?

Por isso, separei a seguir algumas dicas importantes para executar a sua pesquisa de sensibilidade de preço de forma correta. Vamos lá?

Faça a pesquisa com um painel de consumidores

Para que os dados da sua pesquisa sejam mais confiáveis e precisos, é importante que ela seja feita com um painel de consumidores anônimos.

Afinal de contas, se você fizer esse tipo de pesquisa com pessoas conhecidas, a opinião pessoal delas poderá influenciar nos resultados, trazendo dados tendenciosos. Como seus amigos e familiares sempre vão torcer pelo seu sucesso, eles podem precificar o seu produto ou serviço com um valor acima do normal.

Nesse sentido, é importante fazer a pesquisa de preço por meio de um painel de consumidores confiável.

Pergunte sobre os valores

Agora vamos para a parte da elaboração do questionário. Primeiramente, é importante que você descreva de forma clara e objetiva o seu produto ou serviço. De preferência, ilustre com uma imagem e/ou um vídeo para que o consumidor entenda bem a sua funcionalidade.

Após isso, é preciso fazer as 4 perguntas que revelarão as faixas de preço, de muito baixa a muito alta, que são:

  • Pensando no produto acima, qual o valor que você acha justo pagar por ele?
  • Qual o valor que você consideraria tão barato a ponto de duvidar da qualidade do produto descrito acima?*
  • Qual valor você consideraria caro, mas ainda estaria disposto a pagar por ele?
  • Qual o valor que você consideraria tão caro a ponto de não pagar por ele?

Após essas perguntas, você também pode questionar os entrevistados sobre qual o principal benefício do seu produto, na opinião deles, e o motivo pelo qual eles estariam dispostos a pagar por ele.

Faça perguntas sobre forma de pagamento

Na pesquisa de sensibilidade de preço, você também pode explorar outros pontos importantes para a venda do seu produto, que vão além da precificação em si.

É o caso das formas de pagamento. Ao perguntar sobre a forma de pagamento preferida pelo seu público-alvo, você pode descobrir um método que talvez ainda não esteja utilizando em seu negócio e pode estar perdendo clientes por conta disso.

Por exemplo, com a chegada do Pix, muitas pessoas já estão preferindo utilizar esse método de pagamento, devido à rapidez e facilidade do processo. Nesse sentido, de acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box: Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, em 6 meses, o percentual de pessoas que preferem pagar com o Pix no smartphone subiu de 8% para 11%.

Não se esqueça do frete

Para o e-commerce, o frete é um fator muito importante que impacta diretamente no preço final do produto. Em algumas situações, esse valor pode até mesmo ultrapassar o valor do produto.

E este também é o grande vilão nas desistências de compras online. De acordo com o Infográfico Abandono de Carrinho, 66% dos entrevistados afirmaram que o frete ser mais caro do que se imaginava é o fator que mais os levam a desistir de uma compra online.

Nesse sentido, vale elaborar uma pergunta fechada com 4 opções de valores diferentes para as respostas, perguntando qual deles o consumidor considera justo pagar pelo frete do produto. 

Contrate uma empresa especializada em pesquisa de mercado

Por fim, vamos para a etapa mais importante: a escolha da empresa mais viável para realizar a sua pesquisa de sensibilidade de preço. É muito importante pesquisar sobre a confiabilidade da empresa, para garantir a assertividade dos dados da sua pesquisa.

O Opinion Box é uma empresa que atua desde 2013 com pesquisas de mercado online. Fomos eleitos por 4 anos consecutivos como a martech mais atraente do país. Conheça os nossos Cases de Sucesso.

Na nossa Plataforma de Pesquisa, você consegue realizar as suas próprias pesquisas de mercado, utilizando um questionário próprio ou um de nossos modelos existentes. 

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos consultores.

Também poderá gostar de: