Para entender a relação entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e as possíveis modificações nos preços, é necessário realizar o cálculo da elasticidade-preço da demanda e da oferta. Essa análise quantitativa permite avaliar como as mudanças nos preços influenciam a quantidade demandada e oferecida de um bem ou serviço específico.
No entanto, para fazer esse cálculo, é preciso entender a proporção da variação na quantidade e a proporção da variação no preço.
No post de hoje, você entenderá a importância de calcular a elasticidade-preço da demanda e da oferta e o passo-a-passo de como realizar o cálculo. Confira!
O que é elasticidade-preço?
A elasticidade-preço basicamente mede a capacidade de resposta em relação a uma quantidade que foi demandada ou ofertada de um produto ou serviço a uma eventual mudança em seu preço.
Uma das metodologias mais utilizadas para fazer o cálculo da elasticidade-preço é o modelo de precificação Gabor-Granger. O método foi desenvolvido nos anos 60 e ajuda a definir a curva da relação entre a oferta e a demanda.
Dessa forma, ela pode ser descrita como elástica, unitária ou inelástica. Saiba mais sobre cada uma delas:
Elástica
Uma curva de demanda ou oferta elástica mostra que a quantidade demandada ou ofertada de um produto ou serviço responde às variações de preço de uma forma mais que proporcional.
Unitária
Uma elasticidade unitária acontece quando um percentual de variação no preço leva a uma variação percentual igual na quantidade demandada ou ofertada.
Inelástica
Já uma curva de demanda ou oferta inelástica é quando uma proporção de variação no preço causa uma variação proporcional menor na quantidade demandada ou ofertada.
Qual a importância de calcular a elasticidade-preço da demanda e da oferta?
A vantagem de calcular a elasticidade-preço da demanda ou da oferta é a facilidade de aplicar uma pesquisa de preço quantitativa para realizar as estimativas.
Dessa forma, esse tipo de pesquisa tem como objetivo responder duas questões:
- É possível aumentar o preço de um produto ou serviço sem diminuir drasticamente as vendas?
- Em quais pontos da curva de elasticidade de preço a disposição do consumidor pagar por um produto ou serviço aumenta ou diminui de forma significativa?
Sendo assim, quando uma empresa consegue responder a essas perguntas, fica mais fácil entender quanto um consumidor está disposto a pagar por um produto ou serviço.