Upsell e Cross sell: qual a diferença e como usar? 

Maria Luísa Andrade
Upsell e Cross sell: qual a diferença e como usar? 

Se você deseja impulsionar os seus negócios, o upselling e o cross selling são algumas das estratégias que você precisa adotar. Além de aumentarem o ticket médio de um cliente, o upsell e o cross sell também podem ajudar a criar um cliente fiel, que vai retornar à sua marca. 

Saber a diferença entre os dois termos é essencial para definir qual deve oferecer ao seu cliente. Para você não ter dúvida sobre o que é upsell e cross sell, confira o post e descubra tudo o que precisa saber.

O que é Upsell? 

O upsell é uma técnica de vendas em que o cliente dá um upgrade em seu plano ou produto. Em outras palavras, o cliente aumenta o seu investimento inicial.

Nesse caso, o cliente estará levando uma oferta a mais com uma variação de preço. Por exemplo, quando você pede um lanche e por mais alguns reais leva uma batata maior, isso é o upselling.  

O que é Cross Sell? 

O cross sell em português quer dizer vendas cruzadas. Nesse modelo, você estimula o cliente a comprar mais um produto ou serviço, complementando o inicial. É comum a gente ver essa estratégia em sites de ecommerce que mostram abaixo de um produto a seção “você também pode gostar disso”.

Qual a diferença entre upsell e cross sell? 

A diferença entre upsell e cross sell é a forma como o produto é oferecido para o cliente. No upsell, o vendedor oferece uma melhora no produto ou serviço atual. Já no cross sell, a oferta é de um outro produto junto com o que o cliente já iria levar.

No upselling, o objetivo é convencer o cliente a comprar uma versão mais cara do produto, enquanto o cross selling é uma venda personalizada, em que são oferecidos produtos complementares.

Quais as vantagens de se fazer upsell e cross sell? 

O upsell e o cross sell podem te ajudar a aumentar o número de vendas. Além disso, por conta do investimento mais alto feito pelos clientes nessas estratégias, o ticket médio da empresa será maior. 

Outra vantagem, é que o upsell garante que o cliente fique mais tempo na empresa, já que o valor investido no negócio vai ser muito grande. No caso do cross sell, você estará agregando a experiência do seu cliente ao oferecer algo que possa complementar a sua compra inicial. Com um cliente satisfeito, as chances de criar um promotor da marca são maiores. 

5 dicas para fazer upsell e o cross sell

1 O tempo é tudo!

Entender o momento de compra de cada consumidor é fundamental para fazer o upselling e o cross selling. Como estamos buscando que o cliente faça um investimento maior, um vendedor precisa estar atento à jornada de compra de cada cliente, fazendo a oferta na hora certa.  

2 Esteja atento às necessidades do seu cliente

Não adianta bombardear o seu cliente com ofertas e informações que ele não vai adquirir. Por isso, você precisa estar de olho no que o seu consumidor busca e, assim, oferecer apenas o que pode complementá-lo e tornar a experiência mais agradável.

Assim, com uma boa experiência, a probabilidade de um cliente aderir um upselling ou cross selling é ainda maior.

3 Ofereça um bom atendimento

Lembre-se sempre de oferecer um ótimo atendimento para garantir que os clientes estejam satisfeitos. Um bom atendimento te ajuda a criar um cliente leal, que vai retornar futuramente à sua empresa. 

Além disso, não deixe de oferecer um atendimento omnichannel. Dessa forma, o contato do cliente com a marca fica mais fácil, porque pode ser feito através de diferentes canais de comunicação.

4 Não seja insistente 

É importante entender que não são todos os clientes que vão fazer um upsell ou um cross sell. Por isso, é fundamental que você não prejudique a experiência do cliente tentando vender algo a mais que ele não deseja. 

Mostre as alternativas mas deixe o consumidor livre para tomar a sua decisão. 

 5 Monitore a jornada do cliente

As estratégias de upsell e cross sell são técnicas poderosas e podem ajudar os clientes a tomar decisões melhores, mais rapidamente. Por isso, é fundamental escutar o que o seu consumidor tem a dizer e acompanhar a jornada do cliente. Mas como fazer isso? 

A plataforma de Customer Experience do Opinion Box é a ferramenta ideal para ouvir o cliente e entender suas necessidades. Com ela, você pode fazer as pesquisas de satisfação e analisar os resultados através de uma plataforma simples e dinâmica para colocar as suas metas em ação. Dessa forma, você será capaz de tomar decisões estratégicas com base na voz dos seus consumidores.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a plataforma? Agende agora mesmo uma demonstração com um de nossos especialistas.

Também poderá gostar de: