CX Design: a revolução da experiência do cliente!

Maria Luísa Andrade
CX Design: a revolução da experiência do cliente!

Já ouviu falar sobre CX Design? Se ainda não, está na hora de descobrir como essa ferramenta pode ser crucial na construção de experiências incríveis para os seus clientes.

A busca por garantir uma experiência positiva não apenas assegura a satisfação do cliente, mas também desempenha um papel fundamental em impulsionar o Net Promoter Score da sua empresa, indicador direto da fidelidade do consumidor à sua marca. Empresas que priorizam o CX Design muitas vezes se encontram um passo à frente da concorrência, trilhando o caminho do sucesso de maneira diferenciada. 

Veja o que é customer experience design, por que esse termo é tão relevante e aprenda a oferecer experiências fantásticas para seus clientes.

O que é CX design? h2

A sigla CX significa customer experience, em português, experiência do cliente. CX design quer dizer design na experiência do cliente, mas o que é exatamente isso?

CX design é o processo de design pensado na experiência do cliente, desde o primeiro contato com a marca, durante a conversão e até o pós-vendas. Ou seja, é a maneira que equipes de design pensam em como vão impactar os clientes positivamente em todas as interações que tiverem com a empresa, seja no suporte ou nas redes sociais.

Contudo, o CX design vai além do desenvolvimento estético de produtos ou serviços. Na verdade, é preciso entender as necessidades, expectativas e emoções dos clientes ao longo de sua jornada com a marca.

Como o CX design contribui para a experiência do cliente?

O CX design desempenha um papel fundamental no aprimoramento da experiência do cliente. Por estar sempre buscando entender quais são as necessidades e os sentimentos dos clientes durante a jornada de compra, os designers são capazes de criar estratégias eficientes.

Dessa forma, o CX design contribui para tornar as interações mais intuitivas e satisfatórias, promovendo uma conexão mais sólida entre a empresa e seus clientes ao longo de toda a jornada de compra. Esse processo busca evitar atritos com o consumidor, proporcionando uma experiência fluida e positiva que fortalece a relação entre a marca e o cliente.

Por que adotar aplicar o CX design?

Seja nas redes sociais, na televisão, em outdoors, nos panfletos de rua ou diretamente nos pontos de venda, inúmeras marcas competem entre si por um minuto da sua atenção. Em um cenário em que somos impactados por inúmeras marcas ao longo do dia é preciso saber se destacar.

Nesse contexto, o CX design não apenas aprimora a usabilidade, mas também considera as emoções e expectativas do cliente em cada etapa. A empresa não está apenas vendendo produtos, mas construindo uma jornada agradável e memorável para seus clientes. 

A marca mais memorável para você não será aquela que apresenta o produto mais superior ou o mais esteticamente agradável. Mas sim, aquela que oferece um atendimento surpreendente, um primeiro contato inesperado ou um pós-venda encantador. 

Diferença entre CX e UX design 

A diferença entre UX e CX é que, enquanto o UX está relacionado à forma como o usuário vai interagir com o produto, CX está associado à toda jornada do cliente com a sua marca, desde o primeiro contato até o pós venda. Apesar de significados diferentes, os dois termos são complementares. Quanto melhor for a interação do consumidor com o produto, será maior a satisfação com a empresa.

Por isso, a experiência do usuário e a experiência do consumidor devem andar juntas para um bom desempenho. A marca deve a todo momento buscar por melhorias, sem deixar de escutar o seu cliente. Afinal de contas, é indispensável para o crescimento de uma empresa ter um bom relacionamento com o consumidor. 

É preciso conhecer o seu consumidor e entender as suas necessidades, e estar sempre buscando maneiras de tornar a sua jornada a mais agradável possível. experiência deve ser sempre a mesma, independente da área. Para que isso aconteça, você deve trabalhar com todas as áreas de forma integrada. 

Conheça nossa Plataforma de CX!

A Plataforma de Customer Experience do Opinion Box se destaca como uma ferramenta essencial para a implementação eficaz do CX design, visando transformar a experiência dos seus clientes de maneira significativa.

Com a ferramenta, você consegue realizar os principais tipos de pesquisas de satisfação e monitorar em tempo real seu NPS, CSAT e outros indicadores durante toda a jornada do cliente. Ao adotar o Opinion Box CX, você não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também fortalece a coleta de insights valiosos para orientar estratégias futuras.

Além disso, é possível utilizar diferentes canais para coletar os dados: faça pesquisas por email, SMS ou por widget no seu site e receba feedbacks durante a interação. O Opinion Box CX também permite que você monitore a sua concorrência de perto: somos a única solução que oferece um benchmarking para comparar os seus dados com os dos seus principais concorrentes.

Fale agora mesmo com o nosso time e conheça a ferramenta!

 

Também poderá gostar de: