Consumo de chocolate no Brasil: pesquisa revela dados exclusivos!

Danielle Salgado
Consumo de chocolate no Brasil: pesquisa revela dados exclusivos!

Seja depois do almoço, na hora do lanche ou para presentear uma pessoa querida: quem não gosta de um bom chocolatinho? A verdade é que além de serem bem saborosos, o consumo de chocolate no Brasil faz parte de um mercado bem lucrativo.

Para se ter uma ideia da dimensão deste negócio, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), somente no ano de 2021, a indústria brasileira produziu cerca de 693 mil toneladas de chocolates. Esse valor representa cerca de 36% acima do ano anterior, que foi de 510 toneladas.

Pensando em analisar de uma forma mais aprofundada o consumo de chocolate no Brasil,  investigamos os hábitos de mais de 2 mil pessoas brasileiras que compram e consomem este produto.

Confira a seguir os principais insights obtidos no estudo.

Consumo de chocolate, hábitos de compra e consumo

Na hora de escolher um chocolate para comprar, o sabor conta para 47% dos entrevistados. No entanto, o preço é o motivo que mais leva as pessoas a escolherem uma marca ao invés de outra: 52% consideram este fator.

Além disso, falando em marca, o nome que vem na embalagem é importante para 37% das pessoas que compram e consomem chocolate.

Em relação à frequência de compra de chocolates pelos consumidores, 23% afirmaram que compram uma vez por semana e 19% compram de 15 em 15 dias. No entanto, quando falamos sobre a frequência de consumo de chocolates, 29% comem chocolates várias vezes na semana e 23% consomem uma vez por semana.

Em relação ao gasto médio por compra, 53% gastam entre R$10 e R$30 quando compram chocolates.

Preferências sobre o consumo de chocolate

Qual é o seu formato de chocolate preferido? De acordo com a pesquisa, 59% preferem os chocolates em barra, 48% caixa de bombons e 42% gostam de bombons ou trufas individuais.

Além disso, os chocolates de marcas conhecidas são disparadamente preferidos pelos consumidores. Enquanto 82% optam por eles, somente 18% preferem chocolates artesanais.

Apesar disso, 61% não se importam com a marca e sim com o sabor do chocolate. Os consumidores também mostraram que estão sempre abertos a novas experiências: 68% gostam de experimentar novos sabores de chocolate. 64% também afirmaram que preferem chocolates com maior concentração de cacau.

Agora uma questão polêmica: para você, o chocolate branco pode ser considerado como chocolate ou não?

Ele é produzido a partir da manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não contém a massa de cacau que é encontrada no chocolate ao leite ou no chocolate amargo e por isso gera esse embate. Segundo a pesquisa, 38% não consideram o chocolate branco como chocolate. 

Intenção de compras para a Páscoa 2023

Além do significado religioso, a Páscoa é esperada por quem consome chocolate e, principalmente, pela indústria que produz e vende o produto nas suas mais variadas formas.

Desse modo, para o mercado, a previsão para 2023 é bastante positiva: 85% dos consumidores pretendem comprar chocolate pensando na Páscoa.

Entre essas pessoas, 49% irão se presentear, 34% comprarão chocolates para os filhos e 31% darão chocolates para o marido, esposa, namorado ou namorada na Páscoa.

E o formato? Embora exista a famosa polêmica de que o custo/benefício do ovo de páscoa não compensa, 65% pretendem comprar ovos de Páscoa. Ainda assim, 46% irão optar pelas barras de chocolate.

Dessa forma, 54% concordam que, mesmo sendo mais baratas, barras de chocolate não substituem Ovos de Páscoa.

Além disso, entre as pessoas que irão comprar ovos de Páscoa, 68% pretendem optar por aqueles de marcas consolidadas do mercado e 32% por ovos de fabricação caseira/artesanais.

Consumo de chocolate no Brasil: sobre a pesquisa

A coleta da pesquisa de mercado sobre o consumo de chocolates no Brasil foi feita em fevereiro de 2023. Realizamos 2.067 entrevistas com pessoas que consomem chocolate. A margem de erro é de 2,1pp.

O compartilhamento dos dados e análises contidos neste relatório são permitidos tanto em documentos públicos quanto privados, desde que acompanhados do devido crédito à fonte: Opinion Box: Consumo de chocolates e Páscoa – Março/2023

Aproveite também para baixar o infográfico gratuito com todos os dados da pesquisa na íntegra!

Também poderá gostar de: