[Infográfico] Comportamento do consumidor de música no Brasil

Pedro D'Angelo
[Infográfico] Comportamento do consumidor de música no Brasil

Quem não gosta de música? Independentemente do estilo preferido, do dispositivo que usa para ouvir e do local onde a trilha sonora embala sua vida, a música está presente no nosso dia a dia o tempo todo.

E não é surpresa também que a forma como ouvimos música mudou muito ao longo do tempo. Dos discos de vinil até a era digital e dos serviços de streaming, o comportamento do consumidor de música, a forma como ouvimos álbuns, singles e todos os lançamentos de nossos artistas preferidos já não é mais a mesma.

Exemplo das transformações no comportamento do consumidor  de música é a popularidade dos serviços de streaming. O Relatório Global de Música, divulgado em abril pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica, revelou que a receita de serviços de streaming cresceu 34% em 2018. Esse índice indica que o streaming já é responsável quase metade (47%) do rendimento do consumo de música no mundo. E no Brasil, a quantas anda a popularidade desses serviços?

Para entender melhor os hábitos e preferências do consumidor e o mercado de música no Brasil, elaboramos a nossa própria pesquisa especial. Confira alguns destaques e baixe o infográfico gratuito no final desse post.

Pesquisa comportamento do consumidor de música

A pesquisa sobre o comportamento do consumidor de música brasileiro foi realizada no Painel de Consumidores do Opinion Box. Foram coletadas 2040 entrevistas com internautas de todo o Brasil durante o mês de março.

Entre os resultados, podemos destacar que 79% dos entrevistados ouve música todos os dias. Os gostos musicais são tão variados quanto as várias mídias diferentes utilizadas pelos internautas brasileiros.

A pesquisa também confirma a popularidade dos principais serviços de streaming disponíveis no Brasil. Ainda que boa parte da amostra utilize as versões gratuitas dessas ferramentas, é expressivo o número de assinantes e ainda há uma parcela considerável dos entrevistados que pretende passar a assinar um streaming.

Para conferir esses dados na íntegra, baixe o nosso infográfico gratuito sobre o comportamento do consumidor de música. É só clicar no banner abaixo.

[Infográfico] Comportamento do consumidor de música no Brasil

 

Também poderá gostar de: