Além disso, precificar um serviço corretamente contribui para a estabilidade financeira da empresa, permitindo a cobertura de despesas fixas e variáveis.
Desse modo, isso é muito importante para enfrentar imprevistos, investir em inovação, expansão e manter a operação mesmo em períodos de desafios econômicos.
Como precificar um serviço: passo a passo completo
Agora que você já sabe a importância de precificar um serviço da maneira certa, confira o passo a passo para realizar esse processo da melhor forma possível.
Calcule os custos operacionais
O primeiro passo no tutorial de como definir preço de qualquer tipo de serviço é calcular o quanto se gasta com ele.
Nesse sentido, os custos de produção são os primeiros a entrar na conta. Além deles, também considere qualquer gasto com logística que o serviço requer.
Se a venda do serviço também envolve fatores como comissão de vendedores e afins, isso também precisa entrar na conta. Dessa forma, os custos totais são apenas a primeira parte de uma equação.
Avalie o sistema de tributação
Além do que é gasto para operacionalizar o serviço, é preciso estar por dentro da tributação. As empresas estão sujeitas a uma série de regras tributárias e isso influencia o preço final.
Enquanto estiver calculando como precificar um serviço, e já sabendo os custos totais, adicione a tributação à equação. Estar por dentro das taxas que a empresa paga na operação e comercialização do serviço é o meio do caminho para chegar ao preço ideal.
Estude o mercado
Agora é a hora de analisar o seu mercado de atuação. Com todas as informações levantadas acima, é preciso pesquisar para entender onde o plano de precificação se posiciona no mercado.
Muitas vezes, os consumidores acham uma ideia legal, mas estão dispostos a pagar um valor que não paga nem os custos de produção daquele produto. Nesse caso, o negócio se torna inviável.
Primeiramente, é importante levantar e comparar dados de outros produtos similares disponíveis. Em outras palavras, estude e conheça a sua concorrência. Qual é o preço deles?
Como o consumidor aceita esse preço? O que dá para fazer para se comparar a eles e até mesmo superá-los?
Após realizar esses passos, chegou o momento de descobrir qual valor os seus consumidores estão dispostos a pagar pelo seu produto com uma pesquisa de preço. Veja a seguir como realizar esse tipo de estudo.
Como precificar um serviço: pesquisa de preço
Com a pesquisa de avaliação de preço, você tem duas opções de metodologia que podem te auxiliar a entender o comportamento do seu consumidor e, assim, avaliar quanto ele está disposto a pagar pelo seu serviço.
Confira a seguir quais são essas metodologias, como e quando utilizá-las.
Price Sensitivity Measurement (PSM)
Com essa metodologia, você dá ao cliente a possibilidade de escrever qualquer preço que ache adequado ao serviço apresentado.
Aqui, são feitas quatro perguntas de campo aberto para que o consumidor avalie os preços que considera muito caro, caro, justo e muito barato. Ao final da coleta de respostas, é possível avaliar em conjunto esses quatro pontos de contato e qual valor os consumidores consideram justo para a sua solução.
Este método é recomendado quando não há comparação ou ideia do preço a ser aplicado para o produto.
Elasticidade de preço
Ao contrário da metodologia PSM, ao utilizar a elasticidade de preço, é possível pré-estabelecer preços a serem avaliados. Se você já tiver os preços do serviço que vende, pode entender se esses valores estão em linha com o que o consumidor espera.
Começando por um valor maior, passando por valores médios até chegar em um valor mínimo, você poderá fazer perguntas com as opções “sim” ou “não” para que seja avaliado se esse serviço é ou não elástico, ou seja, se a variação de preço impacta ou não na demanda do serviço.
Caso seu serviço seja inelástico, entende-se que um determinado percentual de variação no preço irá causar uma variação percentual menor na quantidade demandada ou ofertada, ou seja, a diminuição do preço não tem impacto de mesma magnitude na demanda.
Por outro lado, no caso de ser elástico, um determinado percentual de variação no preço irá causar uma variação maior na quantidade demandada ou ofertada, ou seja, a diminuição do preço tem impacto em maior magnitude na demanda.
Além disso, existe a possibilidade do produto ser unitário, ou seja, em que a variação do preço é proporcional à variação da demanda. Ao aplicar a pesquisa de avaliação de preço, somente uma dessas metodologias pode ser utilizada.
Faça agora uma pesquisa de preço com o Opinion Box!
Por fim, aqui no Opinion Box, nós temos um time de especialistas em pesquisa de mercado pronto para te ajudar com o seu projeto.
Você nos conta os seus desafios para precificar seu produto e nós construímos um projeto de pesquisa customizado para as suas necessidades, cuidando de todas as etapas, desde a construção do questionário até a entrega final.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!
Publicitária, fotógrafa e a louca dos gatos. Apaixonada por Marketing, adora descobrir coisas novas e falar sobre elas. Tem o sonho de viajar pelo mundo.