15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

Daniela Schermann
15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

Existem diferentes formas de entender o comportamento do consumidor. A pesquisa de mercado, sem dúvida nenhuma, é uma das principais delas. Ao fazer uma pesquisa de mercado, você conversa diretamente com o consumidor e pergunta aquilo que precisa saber.

Mas existem outras formas de perceber a forma como as pessoas escolhem produtos, as tendências de consumo, as mudanças socioculturais que podem interferir nos padrões de compra e os medos, angústias, desejos e motivações por trás de nosso comportamento de compra.

Uma forma simples, interessante e divertida de entender o comportamento do consumidor é assistindo documentários. Por isso, hoje nós listamos 15 documentários incríveis para quem quer entender o comportamento do consumidor.

Todos os documentários aqui listados estão disponíveis na Netflix e falam sobre temas diferentes, desde o comportamento dos seres humanos ligado às necessidades fisiológicas, como comida e sexo, até a relação com a felicidade, o dinheiro e os produtos.

Vamos lá?

1. Fed Up

Os hábitos alimentares de cada um dizem muito sobre nós mesmos. O documentário Fed Up faz uma ligação entre alimentação, saúde e a indústria do alimento, investigando as causas indiretas da obesidade infantil.

Para quem gosta do tema, existem vários outros documentários que debatem a forma como consumimos alimentos nos dias atuais. O Food Choices, por exemplo, discute os impactos ambientais dos hábitos alimentares contemporâneos. Já o What the Health também aborda a relação sobre alimentação e saúde, examinando-a ainda sob o ponto de vista da indústria farmacêutica e do sistema de saúde como um todo.

É claro que os três filmes levantam a bandeira da alimentação saudável. Seja você adepto ou não de hábitos alimentares exemplares, vale a pena vê-los para entender todo o debate que existe por trás do tema. Você vai ter uma visão mais ampla das diferentes indústrias e poderes que estão envolvidos no processo de decisão de compra dos produtos que chegam aos pratos e geladeiras dos consumidores.

Os documentários falam sobre importantes indústrias, como a indústria do alimento e farmacêutica, e da agropecuária, e ajudam a entender o comportamento do consumidor em relação ao que comemos.

15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

2. Living on One Dollar

Nós começamos esse post dizendo que íamos listar os documentários ajudam a entender o comportamento do consumidor. Mas e se o consumidor em questão tem apenas um dólar por dia para gastar?

Atualmente, essa é a situação de um bilhão de seres humanos. Por isso, quatro amigos fizeram um experimento para entender como é viver em situação de extrema pobreza. O filme Living on One Dollar mostra como eles fizeram para sobreviver durante 56 dias com apenas um dólar por dia. Vale o play!

3. Hot Girls Wanted

Sexo também é um tema recorrente nos documentários disponíveis na plataforma de streaming. E não poderia deixar de estar presente aqui nessa lista. Além de ser um dos itens da base da Pirâmide de Maslow, a indústria do sexo movimenta bilhões de dólares no mundo todo. Por isso, entender a indústria do sexo não deixa de ser uma forma de entender o comportamento do consumidor.

Entre as opções disponíveis, eu destaco o filme Hot Girls Wanted. O documentário mostra jovens mulheres comuns que descobriram a fama, o dinheiro e também diversos problemas ao ingressarem na indústria do sexo online.

O filme extrapola a questão do sexo. Ele apresenta também discussões interessantes sobre o universo digital, o amor e vários outros temas.

4. Lo and Behold: Reveries of the Connected World

Que a internet modificou radicalmente a forma como nos relacionamos, trabalhamos e consumimos produtos e serviços já não é novidade. Neste documentário Lo and Behold: Reveries of the Connected World (em português: Eis os Delírios do Mundo Conectado), o genial Werner Herzog traz a história da internet desde o seu nascimento, em 1969, até os dias atuais.

Depoimentos, entrevistas e experimentos trazem uma visão crítica e multifacetada da internet, mostrando tanto o lado positivo quanto o lado negativo da rede mundial de computadores. Uma reflexão que vale a pena ser feita por todos nós.

15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

5. Happy

“O dinheiro não traz felicidade, mas manda comprar”. Será que a felicidade está realmente relacionada ao poder de compra? De acordo com o documentário Happy, não.

A ideia do filme surgiu quando um dos produtores executivos viu um ranking dos países em termos de felicidade. A lista mostrava que os Estados Unidos, apesar de ser um dos países mais ricos do mundo, estava longe de ser o mais feliz. Ele então convidou o diretor Roko Belic a rodar um documentário para tentar descobrir a felicidade genuína. Foram seis anos de produção rodando o mundo e passando por países distintos, como Namíbia, Dinamarca, Japão, Quênia, Escócia, Índia, China e Brasil.

O filme é importante para quem quer entender o comportamento do consumidor, pois ajuda a entender como a felicidade se forma dentro do ser humano.

Em tempos em que a experiência do consumidor é o que mais conta, descobrir como deixar seus clientes mais felizes pode ser a fórmula do sucesso, concorda?

15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

6. Capitalism: A Love Story

O diretor Michael Moore é bem polêmico. Por isso, se você não gosta dos filmes do diretor, pode pular essa dica e passar para a próxima. No entanto, é inquestionável o trabalho de apuração que ele faz no documentário Capitalism: A Love Story.

Ao conversar com políticos, banqueiros, empresários e vários especialistas, Moore tenta identificar como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição norte-americana. Já ficou claro que a visão do diretor é totalmente anticapitalista, e ele prega inclusive o fim deste modelo econômico.

Concordando ou não com a visão dele, o documentário traz depoimentos importantes e uma reflexão sobre o sistema econômico vigente.

7. The Propaganda Game

Depois de apresentarmos um documentário com críticas ao capitalismo, vamos ao outro lado da moeda. Assim como Michael Moore tece críticas ferozes ao sistema capitalista norte-americano, o cineasta espanhol Álvaro Longoria mostra um pouco da realidade cruel por trás do país socialista com o sistema político mais fechado do mundo.

The Propaganda Game mostra a lógica da propaganda na Coreia do Norte e um pouco desse modo de vida. O filme é importante não só para entender o comportamento e os hábitos de quem vive sob um regime socialista autoritário. Ele também nos mostra o papel da propaganda neste contexto.

15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

8. Banking on Bitcoin

O bitcoin já vem sendo anunciado como a invenção mais disruptiva desde a internet. Mas pouca gente conhece a história da moeda virtual e entende a capacidade que ela tem de subverter a economia global.

Ao menos é isso o que diz o documentário Banking on Bitcoin. O filme explica a origem, os impactos e o alcance da moeda. Especialistas em finanças e tecnologias mostram os prós e contras da invenção e fazem suas apostas para prever o futuro do bitcoin.

9. Capital C

Ainda na linha das finanças, Capital C é um documentário sobre crowdfunding. O filme cumpre um papel inspiracional para pequenos empreendedores e pessoas que desejam empreender.

O empreendedorismo é um tema extremamente contemporâneo e um estilo de vida sonhado por muitas pessoas. Por isso, ele não poderia ficar de fora dessa lista.

Ao mostrar três estudos de caso de crowdfunding, o filme mostra as facilidades e vantagens, mas também os desafios e problemas que surgem após atingir a meta de investimento.

Se você sonha ou empreender, ou gostaria de levantar recursos via crowdfunding para a realização de um sonho, não deixe de ver este documentário.

10. Face to Face

Este, na verdade, não é um único documentário, mas uma série. São oito episódios que destaca rivalidades famosas da política, das artes, da tecnologia e das marcas.

Se não quiser assistir a todos episódios de Face to Face, recomendo especialmente que assista ao quinto episódio, que fala da rivalidade entre Pepsi e Coca-Cola, e o sexto, que coloca no páreo a Adidas e o Puma. Por que esses dois, especificamente? Porque estão diretamente relacionados ao comportamento do consumidor, é claro.

15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

11. Dirty Money

Esta também é uma série documental que vale a pena assistir. Dirty Money (Na Rota do Dinheiro Sujo, em português) conta em seis episódios casos históricos de corrupção e ganância do mundo corporativo. Estão na série o caso dos carros de “diesel limpo” da Volkswagen, da farmácia Valeant e da relação do HSBC com o cartel de drogas mexicano.

A série mostra com frieza do que o ser humano é capaz em troca de dinheiro, poder e sucesso.

12. The Altruism Revolution

Quem acha o tema de Dirty Money muito pesado, vai gostar dessa dica aqui. Se a série sobre corrupção mostra o pior do ser humano, The Altruism Revolution busca mostrar como o altruísmo e a empatia são naturais do ser humano, ao contrário do que a maioria pensa.

A partir de experimentos com homens, crianças, bebês e até chimpanzés, a série tenta entender como o cérebro humano se comporta diante de situações diversas. Mais do que isso, tenta comprovar que o altruísmo pode ser contagioso, gerando uma cadeia de ajuda mútua e cooperação.

É uma série sociocultural que explica muito da natureza humana e pode ter aplicações em nossas vidas pessoais e também nas nossas empresas, entre os colaboradores e com os nossos clientes.

13. Abstract: The Art of Design

Seja na hora de desenvolver um produto, uma peça de comunicação ou um ponto de venda, o design tem um papel importante. Ele pode influenciar diretamente a decisão de compra do cliente, e por isso merece toda a atenção.

Na série Abstract: The Art of Design acompanhamos o trabalho de oito dos designers mais importantes dos últimos anos. São mentes criativas e visionárias que desenvolveram tênis, cenários, capas de revistas, ambientes e vários outros produtos fascinantes.

15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

14. Minimalism

Esta é uma série que fala sobre as coisas importantes da vida. Não sou eu que estou dizendo isso, mas sim o subtítulo de Minimalism: The Important Things of Life.

A série analisa os padrões de consumo contemporâneos e propõe um estilo de vida mais minimalista, focado mais em experiências e menos em posses.

Estamos criando produtos que realmente fazem a diferença ou apenas estimulando um consumo desenfreado? Como divulgar minha marca sem fazer um uso abusivo das estratégias publicitárias? A minha empresa estimula um consumo consciente? Estas serão algumas das importantes perguntas que você vai se fazer após ver o documentário.

15.She’s Beautiful When She’s Angry

O feminismo está em pauta. E não importa se você é feminista, simpatizante ou contrário(a) ao movimento, este documentário deve ser visto por todos. Isso porque ele explica as raízes do movimento feminista nos anos 60 e os impactos que eles tiveram nos últimos 50 anos.

Ao retomar as origens do movimento em She’s Beautiful When She’s Angry, é possível entender melhor as motivações e ambições de quem luta pela igualdade de gêneros nos dias atuais, o tanto que já evoluímos e o tanto que ainda precisamos evoluir. Indispensável.

15 documentários incríveis da Netflix para entender o comportamento do consumidor

Quer entender o comportamento do consumidor?

Gostou das nossas dicas de documentário? Sentiu falta de algum? Indique para a gente!

Como eu disse no começo, estas são sugestões de filmes interessantes que ajudam a entender as motivações, os medos e os desejos por trás dos consumidores. Agora, se você quiser ir a fundo para entender o comportamento do consumidor, aí você realmente precisa fazer uma pesquisa de mercado.

Quer saber como? Converse com a gente!

Também poderá gostar de: