Amostragem por conveniência: o que é e como utilizar

Danielle Salgado
Amostragem por conveniência: o que é e como utilizar

A seleção da amostra desempenha um papel muito importante para obter bons insights em uma pesquisa. Desse modo, entre os diversos métodos de amostragem disponíveis, a amostragem por conveniência se destaca como uma abordagem frequentemente adotada por sua praticidade e eficiência.

No entanto, como todo método, ela apresenta suas vantagens e desvantagens que merecem atenção e análise cuidadosa para não comprometer os resultados e análise do estudo. 

Mas não se preocupe! A seguir, eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de amostragem. Vamos lá?

O que é amostragem por conveniência?

Amostragem por conveniência é um método de seleção de amostras utilizado em pesquisas e estudos estatísticos que se baseia na escolha dos participantes de maneira mais fácil ou acessível para o pesquisador, em vez de seguir um processo aleatório ou estruturado de seleção.

Dessa forma, a escolha das pessoas acontece com base na disponibilidade, acessibilidade ou conveniência, tornando este método mais prático e rápido para o pesquisador.

Por exemplo, um pesquisador pode escolher entrevistar os primeiros dez indivíduos que encontrarem no local da pesquisa, sem considerar critérios específicos ou aleatoriedade na seleção.

É comum utilizar esse tipo de amostragem em situações onde as populações são muito grandes. Afinal, é praticamente impossível executar uma pesquisa com uma população inteira.

Vantagens e desvantagens

A amostragem por conveniência é relevante em contextos específicos e pode ser particularmente útil em situações onde a rapidez e a praticidade são prioridade para realizar o estudo.

Em certos cenários de pesquisa, é possível utilizar esse método para obter informações preliminares ou insights iniciais sem buscar uma representatividade estatística da população, não prejudicando os resultados finais e a confiabilidade do estudo em questão.

No entanto, é preciso ter cautela ao optar por esse tipo de amostragem. Afinal, embora ela possa ser útil em certas situações, existem limitações significativas que podem comprometer a precisão dos resultados obtidos.

Uma das principais desvantagens da amostragem por conveniência é que ela pode introduzir vieses na amostra. Afinal, os participantes selecionados podem não ser representativos da população como um todo.

Sendo assim, isso pode levar a generalizações inadequadas e conclusões imprecisas, uma vez que os resultados podem refletir apenas as características dos participantes disponíveis e não da população como um todo.

Margem de erro e nível de confiança

Em uma amostragem por conveniência, a margem de erro e o nível de confiança geralmente não são determinados de maneira sistemática, como seria em métodos de amostragem mais rigorosos, como a amostragem aleatória.

A margem de erro e o nível de confiança são conceitos estatísticos utilizados para avaliar a precisão e a confiabilidade dos resultados obtidos a partir de uma amostra em relação à população de interesse.

No entanto, na amostragem por conveniência, a seleção dos participantes não segue critérios aleatórios ou probabilísticos. Isso torna difícil ou inadequado calcular esses parâmetros de forma tradicional.

Sendo assim, embora a margem de erro e o nível de confiança são componentes essenciais para avaliar a precisão das estimativas em métodos de amostragem probabilísticos, eles não são aplicáveis ou relevantes de maneira direta em contextos de amostragem por conveniência. Isso acontece devido à ausência de aleatoriedade na seleção dos participantes.

Como utilizar a amostragem por conveniência

Para utilizar a amostragem por conveniência de forma adequada, é preciso ter clareza sobre os objetivos da pesquisa e as limitações deste método de amostragem. 

Primeiramente, os pesquisadores devem definir claramente a população de interesse e os objetivos específicos da pesquisa, identificando se a amostragem por conveniência é a abordagem mais apropriada para o contexto em questão.

Em seguida, os participantes são selecionados com base na disponibilidade, acessibilidade ou conveniência. Dessa forma, isso pode envolver a escolha de grupos ou indivíduos que sejam facilmente acessíveis ao pesquisador. Membros de uma comunidade específica, alunos de uma instituição educacional ou clientes de um determinado estabelecimento são alguns exemplos possíveis.

Desse modo, é fundamental que haja bastante transparência sobre as limitações que estão associadas à amostragem por conveniência na hora de apresentar os resultados. Portanto, ao utilizar a amostragem por conveniência, os pesquisadores devem ser cautelosos ao fazer inferências ou conclusões baseadas nos resultados. Assim, evitam-se as generalizações inadequadas.

Além disso, é recomendável considerar a combinação deste método com outras abordagens ou técnicas de coleta de dados para obter uma visão mais abrangente do problema de pesquisa.

Exemplos práticos

Como você viu, a amostragem por conveniência pode ser aplicada em uma variedade de contextos de pesquisa, especialmente quando a acessibilidade e a praticidade são prioritárias em relação à representatividade estatística. Mas quais são essas pesquisas? Veja alguns exemplos a seguir:

Estudos exploratórios: quando o objetivo é obter insights preliminares sobre um determinado problema, os pesquisadores podem utilizar a amostragem por conveniência. Por exemplo, imagine um pesquisador interessado em explorar as percepções dos clientes sobre um novo produto ou serviço. Ele pode pode optar por entrevistar indivíduos que frequentam uma loja específica ou que já utilizaram o produto. Dessa maneira, será possível selecionar participantes com base na disponibilidade e acessibilidade deles.

Coletas de dados em situações emergenciais: em situações como estudos relacionados a eventos atuais, crises ou emergências, a amostragem por conveniência pode ser uma opção prática. Por exemplo, em pesquisas que buscam entender as percepções ou impactos de uma situação emergencial, os pesquisadores podem entrevistar pessoas disponíveis ou acessíveis no momento. Isso permite uma análise inicial ou imediata do contexto em questão.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das novidades sobre pesquisa de mercado, experiência do cliente e inovação? Então continue acompanhando o Blog Opinion Box!

Também poderá gostar de: