O que é Gestão Estratégica e como aplicá-la no seu negócio

Pedro D'Angelo
O que é Gestão Estratégica e como aplicá la no seu negócio

Gestão Estratégica é mais um dos termos do mundo dos negócios que se tornaram populares. E não só isso. A Gestão Estratégica também tem ajudado as empresas a tomar melhores decisões, facilitar o trabalho e obter melhores resultados. Tudo com uma otimização e melhoria contínua dos processos de gestão.

Pensando na empresa onde você trabalha, você diria que ela faz Gestão Estratégica? Se a resposta for sim, parabéns. Se for não ou se não souber do que se trata, tudo bem também, este post existe justamente para te ajudar a chegar lá. Vamos lá?

O que é Gestão Estratégica

Se tudo muda o tempo todo no mercado e nos consumidores, não é de se espantar que a gestão das empresas também passe por suas mudanças. A jornada de compra do consumidor já mudou, os hábitos de consumo estão sempre se atualizando e o dia a dia das empresas precisa acompanhar isso. É aí que surge a Gestão Estratégica para provar como isso acontece.

A Gestão Estratégica é uma forma de otimizar e tornar mais eficaz a gestão de um negócio. Chamamos de Gestão Estratégica o conjunto de ações de gerenciamento dos recursos da empresa, a fim de alcançar metas e objetivos. Como fica claro pelo próprio nome, essa forma de gestão existe para administrar e conduzir um negócio seguindo estratégias passando por toda a estrutura da organização.

Resumindo, a Gestão Estratégica deve passar pela definição de metas e objetivos, depois aplicar técnicas de otimização em todas as áreas da estrutura da empresa. Assim, os objetivos ficam mais fáceis de ser alcançados, as metas de serem batidas e os resultados maximizados.

Como a Gestão Estratégica ajuda os negócios

Na prática, a Gestão Estratégica ajuda as empresas de formas bem simples, mas essenciais para o sucesso de toda organização:

  • Gestão Estratégica significa otimizar e automatizar processos. Assim é possível ganhar em tempo e economia de recursos, especialmente os humanos;
  • Um modelo de Gestão Estratégica passa por todas as áreas da empresa. Isso faz com que um senso de unidade seja instaurado na empresa e assim ela funciona melhor, com todos os setores em conjunto.
  • Fazer uma Gestão Estratégica significa economizar também em dinheiro, já que toda a máquina da empresa vai funcionar de forma otimizada, automatizada e mais “simples”.

E até aqui passamos pelo conceito e por suas vantagens, mas como colocar em prática a Gestão Estratégica?

Colocando a Gestão Estratégica em prática

Para colocar o plano para funcionar, primeiro a empresa deve fazer um trabalho de diagnóstico da gestão. A empresa precisa, antes de mais nada, traçar um panorama da sua situação atual. Quais são os produtos que temos atualmente? Como andam nossos indicadores de marketing e vendas? Quais são os gargalos que nosso produto enfrenta no mercado? Como nossa marca é vista e como se posiciona diante da concorrência? Como anda o nosso clima organizacional? Levante respostas para todas essas perguntas e quantas mais forem pertinentes ao seu negócio.

Em seguida, como os gestores respondem à essas perguntas e que ações serão propostas para solucionar cada questão da gestão empresarial? Agora, então, os responsáveis por todas as áreas precisam pensar nas soluções estratégicas para o melhor funcionamento da empresa. É hora de pesquisar novas ferramentas de gestão que podem ser utilizadas, de capacitar a equipe, de buscar inovação e de fazer um bom benchmarking para avaliar a concorrência e o mercado. Para melhorar os resultados focados no público, é claro, vale usar das pesquisas de mercado para entrar na mente do consumidor e entender melhor o que ele pensa, como ele age e o que ele espera do seu negócio.

Por fim, resta colocar as ações pensadas em prática. Sempre tendo em vista a otimização, seguindo o plano inicial e focando nas metas estabelecidas. E vale lembrar que a Gestão Estratégia é um processo e um aprendizado contínuo. Mais do que um conjunto de ações a serem tomadas uma única vez, elas devem continuar como parte do funcionamento da empresa para que a estratégia realmente funciona. Não vale começar e parar. Mantenha o trabalho acontecendo, acompanhe e mensure os resultados e busque sempre continuar melhorando.

Dicas práticas: como fazer Gestão Estratégica

Como eu disse acima, a Gestão Estratégica deve passar por todas as áreas da empresa. Pense em estratégias de marketing e vendas mas também de gestão de pessoas, de projetos e do financeiro, por exemplo. Cada empresa deve fazer, obviamente, o que faz sentido para o seu negócio. Ainda assim, porém, algumas dicas são universais e podem ajudar todo tipo de empresa. Priorize as principais, sendo elas:

Automatize o Marketing

Toda a estratégia de Marketing deve ser automatizada e funcionar de forma inteligente. O Marketing está cada vez mais inteligente e sua empresa deve acompanhar essa tendência. Contrate softwares de automatização que ajudam no processo e na mensuração dos resultados.

Automatize também o processo de vendas

Não importa quais os canais de vendas sua empresa utiliza, nem qual abordagem é usada. Faça com que a inteligência comercial, a busca por leads e o contato com clientes e prospects seja também inteligente, rápido e prático. Seus números de vendas (e seu time) vão agradecer.

Facilite processos normalmente burocráticos

Essa dica costuma valer mais para o administrativo e o financeiro das empresas. Os processos de contratação, demissão, de acompanhamento dos números da empresa, e muitos outros, tendem a ser morosos e burocráticos. Dê adeus a esses adjetivos. Organize formas de sair da burocracia facilitando processos, descartando práticas desnecessárias e ganhe em tempo e resultados.

Comunicação otimizada

Use aplicativos e plataformas para melhorar a comunicação da equipe. Fica mais fácil integrar o time, centralizar a comunicação e evita ruídos indesejados. Também ganha-se em produtividade da equipe.

Invista em inovação

Tecnologia e inovação serão as maiores aliadas do processo de Gestão Estratégica. Inovação nas empresas deve ser palavra de ordem. Use a tecnologia a seu favor, capacite os funcionários para se adaptarem a ela e tenha muito mais sucesso no dia a dia.

Priorize as tarefas

Pegue o seu planejamento de ações e faça uma priorização de todas elas. Faça tudo no tempo certo, na hora certa. Isso também é uma forma estratégica de gerenciar tempo e recursos.

Gestão estratégica e pesquisa de mercado

Por fim, lembre-se da importância da informação no processo de gestão das empresas. Como sempre dizemos por aqui, informação é tudo na hora de tomar decisões mais acertadas nos negócios. Faça pesquisas com seu público, seus colaboradores e para avaliar mercado e concorrência. Use dados para se basear em tudo o que for fazer.

Para dar adeus de vez aos achismos, estamos aqui para te ajudar. Se precisar de conhecimento em pesquisa de mercado e comportamento do consumidor, já sabe: é só falar com o Opinion Box.

Também poderá gostar de:

House of Cards e pesquisa de mercado: O que você pode aprender com Fra... Enfim a espera terminou. Estreia hoje na Netflix a quarta temporada de House of Cards e os fãs finalmente poderão saber ...
5 dicas para fazer uma pesquisa de mercado online de sucesso Se você vai fazer uma pesquisa de mercado online pela primeira vez, antes de mais nada, parabéns! Este é o primeiro pass...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail