Dicas de ferramentas de gestão empresarial

Gabriela Vitória
Dicas de ferramentas de gestão empresarial

Com a era digital, centenas de ferramentas que facilitam o dia a dia de um empresário surgiram. Muitas delas podem, inclusive, ajudar na gestão empresarial de um negócio. As possibilidades são as mais variadas para quem deseja melhora seu gerenciamento.

Cada empreendimento vai exigir plataformas específicas, conforme o seu perfil. Tudo vai depender de como você pretende melhorar o seu negócio e quais serão os investimentos para isso.

Uma boa gestão empresarial é essencial para que uma empresa consiga não só se manter competitiva no mercado, como, também, saber como lidar com situações de crise. Por isso, informação, organização e dados são fundamentais para uma boa gestão empresarial. Veja como as ferramentas podem te ajudar:

Quais são as melhores ferramentas de gestão empresarial?

Muitas plataformas prometem resultados milagrosos para o empresário, mas, na verdade, são armadilhas. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora de escolher a mais adequada para o seu modelo de negócio.

Opinion Box: Pesquisa de mercado

Ouvir a opinião dos clientes é essencial para o sucesso de um negócio. O Opinion Box oferece diferentes soluções para a pesquisa de mercado online. Você pode fazer pesquisas de satisfação, de comportamento do consumidor, de clima organizacional e muitas outras.

Destinada para empreendimentos de diversos tamanhos, a ferramenta tem como diferenciais os preços atrativos, a rapidez dos resultados, um Painel de Respondentes e atendimento diferenciado. Ela é ideal para ajudar o empresário a tomar decisões.

Google Drive: Armazenamento de informações

Essa plataforma é indicada para quem deseja reunir, em um só lugar, todas as informações do negócio. Essa é uma importante ferramenta de Gestão empresarial, pois permite integrar todas as informações da empresa de forma rápida e prática.

O Google Drive possui um plano gratuito que oferece 15GB de memória. No entanto, ele também tem pacotes de diferentes tamanhos e preços que podem se adequar melhor a sua empresa.

Facebook Insights: Mensuração de redes sociais

É fato que hoje em dia qualquer empresa precisa ter presença nas redes sociais, principalmente no Facebook, que possui 800 milhões de usuários ativos. Para fazer o controle do tráfego da sua página empresarial, o ideal é utilizar o Facebook Insights.

Também disponível de forma gratuita, essa plataforma ajuda a mensurar dados de tráfego e engajamento de seguidores, bem como alcance de campanhas desenvolvidas dentro da rede social.

Gestão Click: Software de gestão empresarial

Os ERPs online vem se tornando não só uma opção, mas também a melhor forma de gerenciar os dados do seu negócio. Isso porque um sistema de gestão online oferece todas as funcionalidades para você controlar diferentes setores, como venda, compras, financeiro, estoque, ordens de serviço, contratos e muito mais, da sua empresa.

Além disso, esse tipo de programa integra todos esses departamentos, permitindo que a sua administração seja mais rápida e eficiente.

Além dessas ferramentas, existem muitas outras que podem ajudar na gestão empresarial. Contudo, é preciso que o empresário tenha em mente o que é importante para seu negócio. Uma boa ferramenta de integração de dados, uma de pesquisa de mercado e uma de mensuração de dados são essenciais.

Como Escolher as ferramentas de gestão empresarial para o seu negócio

Tomar a decisão de utilizar determinadas plataformas de gestão empresarial não é uma tarefa fácil. Antes de mais nada, o empreendedor precisa sentar e montar um plano de ação, para então escolher os métodos para aplicá-lo.

Claro que, como as citadas acima, existem algumas ferramentas coringa para os empresários. O ideal é que, na hora de escolher a plataforma, seja levado em conta o tamanho da empresa, o método de ação, os objetivos dela, a área de atuação e os resultados buscados.

Planejamento é a chave

Não adianta nada o empreendedor ter ótimas ferramentas, mas, não saber o que fazer com elas. Como empresário, a sua função é justamente saber cada passo que a empresa irá dar para alcançar o sucesso.
É preciso pensar em todos os detalhes, desde o perfil dos clientes, até o modo de divulgação de produtos e serviços. Tudo isso tem um grande peso no desempenho do seu negócio.

A palavra-chave para se ter uma boa gestão empresarial é o planejamento. Sente com seus sócios e colaboradores e pense, com calma, no que pode ser feito para melhorar o gerenciamento do negócio. Monte um plano de ação e use um sistema de gestão empresarial como guia para tudo que você for fazer dentro da empresa.

Também poderá gostar de:

5 ferramentas indispensáveis de marketing digital No trabalho de um profissional de marketing digital é muito comum a utilização de ferramentas. Existem plataformas para ...
Liderança: como lidar com preconceito e assédio nas empresas? Redes sociais, marcas, veículos de mídia e pessoas estão discutindo e denunciando cada vez mais casos de preconceito e a...
AUTOR
Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Apaixonada por escrita e redatora do GestãoClick, software de gestão empresarial. Escreve sobre marketing, empreendedorismo e gestão.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail