5 dicas para fazer uma pesquisa de mercado online de sucesso

Daniela Schermann
5 dicas para fazer uma pesquisa de mercado online de sucesso

Se você vai fazer uma pesquisa de mercado online pela primeira vez, antes de mais nada, parabéns! Este é o primeiro passo para se diferenciar da sua concorrência, conhecer melhor os seus consumidores e o seu mercado.

Antes de começar, queremos compartilhar com você algumas dicas valiosas para que a sua pesquisa de mercado tenha sucesso e atinja os objetivos que você procura.

1. Defina um objetivo claro para a sua pesquisa de mercado online

Quando começamos a planejar uma pesquisa de mercado, é normal querer fazer perguntas sobre diferentes assuntos e tentar entender tudo de uma vez. Mas precisamos ter um único objetivo para cada pesquisa: por que meus clientes não acessam o meu site? Qual o melhor preço para este produto? O que os clientes acham do meu serviço?

A melhor forma de definir o objetivo da sua pesquisa é do jeito mais simples: escreva em um papel, em poucas linhas, a resposta a esta pergunta: quais respostas eu quero obter com a minha pesquisa? Só passe para a próxima etapa depois que tiver conseguido responder a esta pergunta de forma direta e objetiva.

2. Crie um questionário simples e objetivo

Faça perguntas simples e diretas, que sejam fáceis do entrevistado compreender. Certifique-se de que não está usando jargões ou termos técnicos, que podem não ser reconhecidas pelas pessoas que vão responder a pesquisa.

Recomendado para você: Questionários online: 7 recursos que você deveria estar usando

3. Verifique as opções de respostas

Tenha certeza de que todas as opções de respostas estão contempladas no seu questionário. Se você está colocando opções de preço, por exemplo, veja se não está pulando nenhuma faixa de valor. Verifique também se não é o caso de colocar opções como “não sei/prefiro não responder” ou “nenhuma das anteriores”.

4. Teste o questionário

Antes de iniciar a pesquisa, peça para outras pessoas responderem ao questionário. Pergunte se elas tiveram dificuldade de responder alguma pergunta, e verifique se elas entenderam os enunciados da mesma forma que você pretendia.

5. Escolha a melhor forma de coleta

Em alguns casos, é necessário fazer a pesquisa com os seus clientes ou com pessoas que já conhecem o seu produto. É o caso de uma pesquisa de satisfação, por exemplo. Em outros, como em um teste de campanha, você pode precisar de pessoas aleatórias. Neste caso, o ideal é utilizar um painel de respondentes. Se tiver dúvidas de como definir o público para a sua pesquisa, fale com um especialista.

Se você seguir essas 5 dicas, irá fazer uma pesquisa de mercado de sucesso e tomar decisões com mais segurança. Quer fazer sua pesquisa agora mesmo? Cadastre-se gratuitamente.

Também poderá gostar de: