O que é social listening? Tudo o que você precisa saber para aplicar no seu negócio

Maria Luísa Andrade
O que é social listening? Tudo o que você precisa saber para aplicar no seu negócio

Você já ouviu falar sobre social listening? A prática está se tornado cada vez mais popular e pode te ajudar muito se você deseja aumentar as vendas do seu negócio.

As redes sociais mudaram totalmente a forma como consumimos conteúdo. Agora, ficou mais fácil encontrar dados e compartilhar opiniões. Por isso, o social listening pode ser um grande aliado do seu planejamento.

Caso você tenha um negócio e deseja se preparar para um evento especial ou uma certa data do ano, é sempre bom saber o que os consumidores estão pensando antes de traçar as suas estratégias. 

Você deve estar se perguntando: como posso usar o social listening para aumentar as minhas vendas? É bem fácil e neste post vamos explicar desde os conceitos básicos até quais ferramentas você pode utilizar.

O que é social listening?

O termo social listening vem do inglês, sendo traduzido como “escuta social”. Na prática, é  o monitoramento das palavras chaves que estão sendo citadas no mundo online, especialmente nas redes sociais. 

Você pode observar o que está sendo falado sobre a sua marca, seu produto, o mercado que o seu negócio está inserido e até mesmo sobre os seus concorrentes. É uma ótima maneira de se manter informado para traçar seu planejamento. 

O social listening pode ser usado para entender melhor o que seu público alvo está pensando. Nesse sentido, a prática pode te ajudar a melhorar a experiência do cliente, prevenir crises e erros

Qual a diferença entre social listening e monitoramento de redes sociais? 

O social listening pode ser facilmente confundido com o monitoramento das redes sociais. Apesar dos conceitos parecerem ter aspectos semelhantes, são totalmente diferentes. 

O monitoramento de redes sociais consiste na avaliação de métricas e monitoramento dos canais sociais de uma marca, como acompanhar o número de seguidores, o engajamento e como seus seguidores interagem com cada publicação.

Já o social listening é apenas uma observação e monitoramento de palavras chaves, usado  para formulação de hipóteses. Por exemplo, você deseja lançar uma campanha de natal e quer saber o que as pessoas pretendem comprar nesta data ou se já estão pretendendo fazer isso. Você irá analisar possíveis comportamentos do consumidor.

É importante ressaltar que o social listening não tem a ver apenas com redes sociais. A prática também está relacionada à procura de palavras chaves em portais de notícia, blogs e outros canais de comunicação do mundo virtual.

Por que fazer social listening? 

Criar algo do zero pode ser muito arriscado. Por isso escute o que os seus clientes têm a dizer. 

Ou seja, se você tem um negócio, é essencial monitorar o que está sendo falado dele e o que os seus clientes estão pensando. Você pode fazer isso combinando pesquisas de satisfação, que escutam o seu próprio cliente e também acompanhando palavras chaves na internet.  

Além disso, o social listening vai te ajudar a monitorar a sua concorrência. Assim, você vai se manter atualizado sobre o que os seus concorrentes estão fazendo. 

Através da observação de palavras chaves, você também pode estar entrando em contato direto com potenciais clientes que mencionaram um produto ou serviço, do mesmo modo que consegue monitorar o que está sendo falado sobre o seu mercado.

Dessa forma, você se mantém atualizado sobre possíveis tendências e até mesmo evitar de cometer certos erros. 

Como comprovar as hipóteses? 

O social listening gera dados para formular hipóteses sobre o seu negócio. Contudo, é preciso comprovar essas informações, e a melhor forma de fazer isso é através de pesquisas de mercado. 

Depois de mapear o comportamento dos usuários, você deve fazer uma pesquisa para obter dados concretos. Com um Painel de Consumidores Online, com mais de 150 mil respondentes, em todo o país, o Opinion Box pode te ajudar a criar um planejamento sem achismo. 

Você pode realizar pesquisas com um tema a sua escolha de forma rápida e barata. Entre em contato com um de nossos consultores e faça já a sua pesquisa de mercado. 

Ferramentas gratuitas para fazer social listening

Existem muitas maneiras de monitorar palavras chaves na internet. Para te ajudar a fazer o social listening, separei duas dicas de ferramentas gratuitas para você começar a usar. 

Google Trends

O Google Trends é uma ótima ferramenta para fazer o monitoramento de palavras chaves. A plataforma permite que você veja os termos mais populares buscados em um passado recente, além de compilar em gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas. 

Twitter 

O Twitter é uma ótima ferramenta para você fazer social listening gratuitamente. Dentro da rede social, você consegue fazer buscas por palavras chaves específicas e até mesmo chegar menções a sua marca. Mas por que usar o twitter? Além das possibilidades de busca que já mencionamos, uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, mostrou que 61% dos usuários entram no Twitter pelo menos uma vez ao dia.

Keyhole

A Keyhole é uma plataforma para acompanhar hashtags em tempo real, no Twitter, Facebook e Instagram. Você pode fazer acompanhar # para ver o que os usuários estão falando e como estão relacionando esses tópicos online. Todos os dados são exibidos em um dashboard que pode ser facilmente compartilhado. 

Facebook 

Dentro da própria rede social você consegue fazer o social listening. Com a busca do Facebook você pode pesquisar o que quiser e ver publicações que tenham as palavras chaves. Também é possível acompanhar campanhas e menções a sua marca.

Acompanhe as mudanças

Por fim, à medida que você for coletando informações é importante organizar todos os dados para saber quais os sentimentos e percepções sobre a sua marca. Não se esqueça que essa é uma prática que deve ser feita constantemente, porque conforme o tempo passa os padrões e tendências de comportamento dos consumidores vão mudando.

Agora que você já sabe como fazer o social listening e quais ferramentas utilizar, está na hora de colocar tudo em prática. Analisando todas essas informações você será capaz de gerar insights valiosos para o seu negócio. 

Se quiser aprender ainda mais sobre redes sociais e como melhorar a experiência do cliente a partir delas, não deixe de conferir o nosso kit exclusivo sobre redes sociais.

Também poderá gostar de: