Relatório ESG: a sustentabilidade como decisão de compra

Maria Luísa Andrade
Relatório ESG: a sustentabilidade como decisão de compra

A pandemia nos fez perceber que precisamos mudar a forma como nos relacionamos com o planeta. Agora, está ainda mais evidente a urgência da mudança de alguns de nossos comportamentos.

Com isso, os temas ESG e sustentabilidade estão em foco. Os consumidores estão cada vez mais preocupados em saber de onde vem o que consomem, e a sustentabilidade se tornou um critério de compra.

Para entender a percepção dos brasileiros sobre práticas sustentáveis na sociedade e nas empresas brasileiras, confira o post com dados de uma pesquisa inédita que fizemos sobre o tema.

O que é ESG? 

A sigla ESG vem do inglês e significa Environmental, Social e Governance. Cada palavra tem sentido e transmite uma mensagem sobre o compromisso com o meio ambiente.

Environmental (Ambiental): diz respeito às práticas de empresas ou entidades voltadas para a proteção do meio ambiente. Engloba temas como: aquecimento global, emissão de gases poluentes, poluição do ar e da água, desmatamento, gestão de resíduos, eficiência energética, biodiversidade, etc.

Social: é a parte que trata da responsabilidade social e do impacto de empresas e entidades na comunidade onde atuam. Aqui, entram temas importantes como o respeito aos direitos humanos, o cumprimento de leis trabalhistas, a promoção da diversidade – seja ela racial, de gênero, credo, etc – a proteção de dados, a privacidade dos clientes e demais questões sociais.

Governance (Governança): diz respeito às políticas, processos, estratégias e orientações de administração das empresas e entidades. Nessa parte da sigla entram as boas práticas de conduta corporativa, práticas anticorrupção, existência de canais de denúncias sobre casos de discriminação, assédio e transparência de dados, entre outros assuntos relacionados a gestão. 

O consumidor está mais atento

A pesquisa mostrou como o público está mais interessado. Nesse sentido: 38% já ouviram falar sobre o que é ESG. Um dado que chama atenção é que as pessoas mais jovens são as mais cientes sobre o termo: são 45% das pessoas entre 16 e 29 anos que conhecem a sigla. 

A preocupação das pessoas com o meio ambiente não está apenas dentro das empresas, pois em suas vidas pessoais a atenção está sendo a mesma. 67% dos consumidores têm o hábito, mesmo que apenas às vezes, de pesquisar as práticas de ESG das empresas antes de comprar delas. As pessoas deixam de comprar ou contratar algo diante de alguns fatores relacionados à sustentabilidade e ESG.

Dessa forma, marcas que não escutam o consumidor e não seguem essas práticas podem ser prejudicadas. Uma empresa ser conhecida por poluir a natureza é um motivo que impede a compra de 57% dos consumidores. 

Pandemia e a sustentabilidade

A pandemia transformou a maneira como lidamos com o planeta. Com o surgimento do vírus da Covid-19 e meses de isolamento, percebemos que precisamos mudar os nossos hábitos de consumo ou em breve enfrentaremos uma nova crise. 

Do mesmo modo em que foi preciso rever comportamentos em nossas vidas pessoais, a forma como as empresas enfrentavam a pandemia também ganhou atenção. Os reflexos desses comportamentos são observados atualmente. Hoje, dois anos depois, 35% dos consumidores afirmam que não comprariam ou contratariam uma empresa que agiu mal diante da pandemia.

Agora, mais do que nunca, as pessoas estão preocupadas com o compromisso social das empresas. Por isso, marcas que têm esse comprometimento estão se sobressaindo. De acordo com a pesquisa, 75% dos consumidores afirmam que empresas que possuem práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes.

Além disso, os brasileiros estão dispostos a ir atrás desse compromisso, mesmo que o investimento precise ser maior. A pesquisa mostrou que 54% preferem pagar mais caro por produtos mais naturais e que agridem menos o meio ambiente. 

ESG e sustentabilidade nas empresas

Mas será que de fato as empresas têm honrado esse pacto? Conforme mostram os dados, 58% dos brasileiros disseram que suas empresas adotam práticas de ESG no dia a dia. Contudo, 29% não sabem responder essa pergunta. 

Apesar disso, os resultados são positivos. 43% dos colaboradores disseram que já sugeriram alguma prática de mudança sustentável na empresa em que trabalham e 69% disseram que a empresa adotou ou colocou em prática a sua sugestão.

Mas a culpa é de quem? 

Tanto o consumidor quanto as empresas estão mais preocupadas com a sustentabilidade. Porém, de quem é a responsabilidade dos nossos problemas ambientais? Pensando em práticas sustentáveis, 75% atribuem a responsabilidade de cuidar do meio ambiente a cada pessoa individualmente. 

No entanto, 48% dos entrevistados acreditam que o governo federal é quem deve ter a maior responsabilidade sobre os cuidados com o meio ambiente. 

ESG, sustentabilidade e as eleições

Pensando nas eleições federais, a sustentabilidade também é pauta nas urnas. A pesquisa mostrou que 76% dos brasileiros concordam que é preciso votar em candidatos que se preocupam com as questões ambientais. 

Além disso, 72% das pessoas entrevistadas disseram concordam que o tema de ESG e sustentabilidade precisa ter relevância nas eleições de 2022. Apesar disso, apenas 12% dos entrevistados têm o hábito de acompanhar as questões ambientais que são debatidas pelo poder público. Confira abaixo o material completo! 

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada em julho de 2022. Foram entrevistadas 2.246 pessoas de todas as regiões do Brasil através do Painel de Consumidores do Opinion Box. A margem de erro é de 2,1pp. 

Você também pode fazer a sua pesquisa de mercado utilizando a nossa Plataforma de Pesquisa ou com a ajuda de nossos especialistas. Ficou interessado e quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato com um de nossos consultores!

Também poderá gostar de: