7 tipos de pesquisa para fazer um estudo de mercado imbatível

Pedro D'Angelo
7 tipos de pesquisa para fazer um estudo de mercado imbatível

Entenda quais são as vantagens de fazer um estudo de mercado e as pesquisas que você não pode deixar de fazer para conhecer seu consumidor, o mercado e a concorrência.

Se você tem uma empresa ou está pensando em abrir um novo negócio, você precisa conhecer em profundidade o seu mercado. Informações sobre os seus concorrentes, seus consumidores e as tendências que impactam o seu mercado são vitais para se ter sucesso. É por isso que toda empresa precisa fazer um estudo de mercado completo.

O objetivo do estudo de mercado é entender as características, as práticas e os aspectos que determinam o mercado que você já está atuando ou pretende atuar. Ao obter dados e informações sobre o mercado, a concorrência e o consumidor, você identifica oportunidades, desafios e as especificidades que regem o seu mercado.

Neste post, nós vamos mostrar 7 tipos de pesquisa simples de fazer que vão oferecer uma visão completa do seu mercado.

1. Diagnóstico de mercado

As pesquisas de diagnóstico de mercado são o primeiro passo para quem quer fazer um estudo de mercado. É um tipo de pesquisa mais abrangente, que vai mostrar quem são os players que atuam nesse segmento, qual a demanda atual pelos produtos deste mercado e quais os maiores desafios para quem atua ou quer atuar neste ramo.

Você pode fazer pesquisas de diagnóstico de mercado com os consumidores ou com empresas que atuam no segmento. Existem diversos pontos que podem ser abordados. Tudo vai depender do tamanho do mercado, do estágio em que sua empresa se encontra e dos pontos que você quer aprofundar na sua pesquisa.

2. Análise da concorrência

Este tipo de pesquisa vai mostrar como você está posicionado em relação à concorrência e quais os pontos fortes e fracos de cada concorrente. Ao fazer uma pesquisa de análise da concorrência, você ouve o que os consumidores têm a dizer sobre cada uma das marcas que atuam no seu mercado.

Não preciso nem dizer como essas informações são valiosas para o seu negócio, certo? Você vai saber quais estratégias dos seus concorrentes estão dando certo ou errado, quais produtos os consumidores preferem e quais marcas eles se relacionam mais. Tudo isso são insights muito importantes para você definir ou refazer a sua própria estratégia.

3. Market Share

O market share é um índice que representa a participação de uma empresa no mercado no qual ela atua. Para calcular o market share de uma empresa é preciso definir um ou mais indicadores do seu mercado para ser avaliado.

Ao calcular o market share, você visualiza exatamente onde a sua empresa está posicionada diante da concorrência, e também o potencial de expansão que sua marca possui.

4. Buyer persona

Agora que você já sabe tudo sobre os seus concorrentes, é hora de conhecer os seus consumidores. É preciso conhecer as suas buyer personas para definir estratégias de marketing, produto e do negócio como um todo.

A Buyer Persona é um personagem criado, mas não inventado. Isso quer dizer que ele é resultado de pesquisa, e não de suposições. Por isso, o primeiro passo para criar as Buyer Personas de sua empresa é entrevistar os seus clientes e descobrir quem são eles.

Acesse aqui gratuitamente o seu questionário de Buyer Persona.

5. Tendências de mercado

Como as novas tecnologias podem impactar o seu mercado? Os consumidores estão mudando a forma de pesquisar e consumir os seus produtos? Há algum novo player que pode substituir o seu produto? Uma mudança de lei ou impostos pode impactar a sua rentabilidade?

Entender como as tendências de mercado podem atingir o seu negócio é fundamental para se preparar e antecipar os impactos positivos e negativos.

Pense como os taxistas foram afetados pelo surgimento do Uber ou como os hotéis foram afetados pelo AirBnb. O surgimento de um novo meio de pagamento digital pode ser uma oportunidade para o seu e-commerce, assim como uma nova rede social pode se tornar um interessante canal de aquisição.

É por isso que você precisa ficar atento às tendências. Ao fazer pesquisas de tendências de mercado com os consumidores, você fica muito mais preparado para as mudanças.

6. Intenção de compra

As pessoas comprariam o seu produto? Quanto elas estão dispostas a pagar por eles? De quanto em quanto tempo seu produto é consumido? As pesquisas de intenção de compra ajudam a traçar estratégias de preço, marketing e vendas, e também a validar um novo produto.

7. Teste de produto

Por falar em validação de um novo produto, as pesquisas de teste de produto também são importantes para fazer um estudo de mercado completo. Ao fazer uma pesquisa de teste de produto, você pode descobrir, por exemplo, que existe um produto similar no mercado muito mais barato. Ou que as pessoas não vêem potencial na sua solução. Ou, ainda, pode receber sugestões que vão deixar o produto ainda melhor.

Quer saber tudo sobre pesquisa de teste de produto? Não deixe de baixar o nosso ebook grátis sobre o tema:

7 tipos de pesquisa para fazer um estudo de mercado imbatível  

Dados secundários para um estudo de mercado

Além das pesquisas de mercado, é importante também fazer uma pesquisa em dados secundários.

A pesquisa de dados secundários é um levantamento de dados já disponíveis para consulta. O que já saiu na imprensa sobre o seu mercado? O que as pessoas falam nas redes sociais sobre o seu segmento? O IBGE, o Ipea, o Sebrae ou os sites do governo podem ter alguma informação relevante para o seu negócio? Existe um portal de notícias ou site que reúne especificamente notícias ou dados sobre o seu setor?

Dê uma boa garimpada e tenho certeza que você encontrará informações muito úteis para o seu estudo de mercado.

Como fazer um estudo de mercado

As pesquisas de mercado vão oferecer dados e informações muito importantes para o seu estudo de mercado. Organize os dados obtidos e separe os insights mais relevantes. Depois, crie um documento com tudo o que você encontrou de mais significativo.

Este relatório final precisa ser um documento sucinto, de fácil acesso e consulta. Além disso, é importante atualizar essas informações periodicamente, ou sempre que alguma mudança significativa acontecer no seu mercado.

Quer saber mais sobre estudo de mercado? Não deixe de conferir no site do Opinion Box nossa sessão de Análise de mercado. Você vai ver os tipos de pesquisa que pode fazer e começar seu estudo de mercado ainda hoje.

Precisa de ajuda nas suas pesquisas ou no seu estudo de mercado? Converse com nosso time de insights. Estamos aqui para te ajudar, sempre que precisar.

Também poderá gostar de: