Pesquisa sobre viagens: quais os destinos e hábitos dos viajantes do país

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre viagens: quais os destinos e hábitos dos viajantes do país

Quem não gosta de viajar? O mercado de viagens e turismo é um segmento muito importante do país. Para se ter uma ideia, o Brasil é a 11ª economia do turismo no mundo em números absolutos. Pensando nisso, o Opinion Box realizou uma pesquisa sobre viagens para entender o comportamento do consumidor quando o assunto é viagens a lazer.

O mercado de viagens e turismo envolve negócios de ramos e atividades diversos e movimenta muito dinheiro todos os anos. Em 2023, o Ministério do Turismo afirmou que o setor é responsável por um em cada dez empregos gerados no Brasil

Desse modo, mercados como o de alimentação, hospedagem, transporte e agências de turismo são os mais lembrados na hora de falar sobre uma pesquisa de viagens, por exemplo. Mas é possível explorar muito mais que isso quando falamos de viagens. Sites e blogs especializados, consultorias, apps que ajudem os viajantes. São diversas as opções para quem quer entrar nesse mercado e se aproveitar do grande potencial dos consumidores viajantes do Brasil.

Sendo assim, para explorar o perfil do viajante brasileiro e a forma como ele planeja e faz suas viagens, entrevistamos os internautas do nosso Painel de Consumidores. Os resultados foram compilados em um infográfico, que você pode baixar gratuitamente.

A seguir, confira alguns resultados da nossa pesquisa sobre viagens:

Perfil do viajante no Brasil

A primeira conclusão que podemos tirar da pesquisa sobre viagens é que o brasileiro com certeza adora viajar. 86% dos internautas entrevistados afirmaram que viajam a lazer pelo menos uma vez por ano, sendo que 48% viajam duas vezes por ano ou mais.

Em relação ao meio de transporte, 65% dos entrevistados utilizam mais o avião para se deslocar em viagens a lazer e  26% utilizam principalmente o carro próprio para viajar.

Quer saber quais são os destinos mais escolhidos pelos brasileiros, onde costumam se hospedar e com quem preferem viajar? Veja nosso infográfico com todos os dados da pesquisa sobre viagens.

Planejamento de viagens

Quando falamos de pesquisa de mercado, sempre citamos que um bom planejamento é essencial para ter sucesso. E na hora de viajar, não é diferente.

Por isso, investigamos com os internautas brasileiros como eles fazem o planejamento de suas viagens. Suas prioridades, hábitos e como pesquisam informações sobre destinos, passagens e hospedagens foram alguns dos pontos abordados.

Primeiro, os entrevistados da pesquisa sobre viagens contaram a quem eles recorrem na hora de planejar a viagem. A maior parte da amostra busca pelo Google (64%), seguido por pesquisas em sites e blogs de viagens (48%) e pelo Instagram (45%).

Hoje, existem diversos aplicativos e sites para ajudar no planejamento de uma viagem. Quisemos saber se os brasileiros conhecem e utilizam soluções como AirBnb, Trivago, Trip Advisor e Skyscanner na hora de planejar uma viagem.

Pesquisa sobre viagens: passagens aéreas, pacotes e milhas

As famosas milhas são unidades de medida utilizadas em programas de fidelidade de companhias aéreas. Tradicionalmente conquistadas em viagens e em programas de pontuação de cartões de crédito, por exemplo, as milhas se tornaram um verdadeiro mercado nos últimos anos, com a popularização de empresas que atuam como intermediárias comprando milhas de clientes e oferecendo passagens a outros consumidores com essas milhas adquiridas.

No entanto, recentemente, este mercado sofreu grandes abalos ou impactos, com a suspensão de serviços de empresas do setor, pedidos de recuperação judicial e prejuízos para consumidores. Os motivos alegados pelas empresas são diversos e o principal deles é a instabilidade do mercado. Com isso em mente, perguntamos aos consumidores qual é e como fica a sua relação com empresas que funcionam neste modelo de negócio.

De acordo com a pesquisa, 44% já compraram passagens aéreas em sites que vendem por meio de milhas. Entre essas pessoas, 41% já enfrentaram problemas com esse. tipo de serviço.

Sobre a pesquisa

Por fim, a pesquisa sobre viagens entrevistou 2.070 internautas brasileiros no mês de setembro de 2023. Foram entrevistadas pessoas maiores de 16 anos em todas as regiões do país, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Quero fazer uma pesquisa sobre viagens no Brasil

Quer conhecer melhor o perfil do viajante, seus hábitos de compra, consumo e muito mais? Faça uma pesquisa com pessoas que viajaram nos últimos 12 meses ou que pretendem viajar nos próximos 6 meses. No Opinion Box, é só contratar uma pesquisa com segmentação específica e selecionar esse público.

Contratando uma pesquisa com viajantes, nós podemos entrevistar para você pessoas de todo o Brasil que viajaram seguindo alguns critérios. A viagem pode ser a trabalho ou a lazer com deslocamento mínimo de 100km do local de residência ​por qualquer meio de transporte​ e com pelo menos um pernoite.

Além disso, na Plataforma de Pesquisa, você pode criar o seu questionário, definir o público que irá respondê-la e analisar os dados. Tudo isso sem sair da frente do computador, em poucos dias e com custos acessíveis. Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais!

Também poderá gostar de: