Pesquisa sobre viagens: quais os destinos e hábitos dos viajantes do país

Pedro D'Angelo
Pesquisa sobre viagens: quais os destinos e hábitos dos viajantes do país

Quem não gosta de viajar? O mercado de viagens e turismo é um segmento muito importante do país. O Brasil é a 11ª economia do turismo no mundo em números absolutos. Pensando nisso, preparamos uma pesquisa sobre viagens para entender o comportamento do consumidor quando o assunto é viagens a lazer.

O mercado de viagens e turismo envolve negócios de ramos e atividades diversos e movimenta muito dinheiro todos os anos. Para se ter uma ideia, o turismo foi responsável por cerca de 7,9% do PIB nacional em 2017, de acordo com dados do próprio Ministério do Turismo. O setor também é responsável por 6,59 milhões de empregos.

Mercados como o de alimentação, hospedagem, transporte e agências de turismo são os mais lembrados na hora de falar sobre uma pesquisa de viagens, por exemplo. Mas é possível explorar muito mais que isso quando falamos de viagens. Sites e blogs especializados, consultorias, apps que ajudem os viajantes. São diversas as opções para quem quer entrar nesse mercado e se aproveitar do grande potencial dos consumidores viajantes do Brasil.

Para explorar o perfil do viajante brasileiro e a forma como ele planeja e faz suas viagens, entrevistamos os internautas do nosso Painel de Consumidores. Os resultados foram compilados em um infográfico, que você pode baixar gratuitamente.

A seguir, confira alguns resultados da nossa pesquisa sobre viagens:

Perfil do viajante no Brasil

A primeira conclusão que podemos tirar da pesquisa sobre viagens é que o brasileiro com certeza adora viajar. 86% dos internautas viajam a lazer pelo menos uma vez por ano, sendo que 51% viajam duas vezes por ano ou mais.

34% dos entrevistados utilizam principalmente o carro para viajar, e 29% utilizam mais o avião para se deslocar em viagens a lazer.

Quer saber quais são os destinos mais escolhidos pelos brasileiros, onde costumam se hospedar e com quem preferem viajar? Veja nosso infográfico com todos os dados da pesquisa sobre viagens.

Planejamento de viagens

Quando falamos de pesquisa de mercado, sempre citamos que um bom planejamento é essencial para ter sucesso. E na hora de viajar, não é diferente.

Por isso, investigamos com os internautas brasileiros como eles fazem o planejamento de suas viagens. Suas prioridades, hábitos e como pesquisam informações sobre destinos, passagens e hospedagens foram alguns dos pontos abordados.

Primeiro, os entrevistados da pesquisa sobre viagens contaram a quem eles recorrem na hora de planejar a viagem. A maior parte da amostra conta com indicações de amigos/parentes (47%), buscas no Google (45%) e pesquisas em sites e blogs de viagens (39%).

E qual o tempo necessário para planejar uma viagem? 5% preferem não se planejar e deixam para resolver tudo na hora. Mas 62% entendem a importância do planejamento e começam a se preparar com meses de antecedência.

Hoje, existem diversos aplicativos e sites para ajudar no planejamento de uma viagem. Quisemos saber se os brasileiros conhecem e utilizam soluções como AirBnb, Trivago, Trip Advisor e Skyscanner na hora de planejar uma viagem. Quer saber os resultados? Baixe nosso infográfico gratuito da pesquisa sobre viagens.

Sobre a pesquisa

A pesquisa sobre viagens entrevistou 2.084 internautas brasileiros no mês de fevereiro de 2018. Foram entrevistadas pessoas maiores de 16 anos em todas as regiões do país, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Para conferir os resultados completos da pesquisa, clique no banner abaixo e baixe nosso infográfico:

Pesquisa sobre viagens: quais os destinos e hábitos dos viajantes do país

Quero fazer uma pesquisa sobre viagens no Brasil

Quer conhecer melhor o perfil do viajante, seus hábitos de compra, consumo e muito mais? Faça uma pesquisa com pessoas que viajaram nos últimos 12 meses ou que pretendem viajar nos próximos 6 meses. No Opinion Box, é só contratar uma pesquisa com segmentação específica e selecionar esse público.

Contratando uma pesquisa com viajantes, vamos entrevistar para você pessoas de todo o Brasil que viajaram seguindo alguns critérios. A viagem pode ser a trabalho ou a lazer com deslocamento mínimo de 100km do local de residência​por qualquer meio de transporte​e com pelo menos um pernoite.

A segmentação específica é uma novidade na Plataforma do Opinion Box que acabamos de lançar para os nossos usuários. Na Plataforma de Pesquisa, você pode criar o seu questionário, definir o público que irá respondê-la e analisar os dados. Tudo isso sem sair da frente do computador, em poucos dias e com custos acessíveis. Para testar gratuitamente a Plataforma, basta fazer o seu cadastro gratuitamente.

Também poderá gostar de:

Planos de saúde: pesquisa exclusiva sobre o relacionamento e a satisfa... O Opinion Box lançou uma nova série de pesquisas chamada Opinion Box Insights. Nosso objetivo é analisar de perto alguns...
Pesquisa sobre política no Brasil: o que os brasileiros pensam sobre a... Está difícil acompanhar o noticiário de política. As propostas sobre a reforma política já mudaram inúmeras vezes. Os es...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.