Pesquisa exploratória: exemplo de como aplicar no seu negócio

Maria Luísa Andrade
Pesquisa exploratória: exemplo de como aplicar no seu negócio

Imagine que você está pensando em lançar um novo produto ou serviço. No entanto, antes de arriscar seus recursos e investir tempo no desenvolvimento, você quer ter certeza de que essa ideia tem potencial para dar certo, não é mesmo? A boa notícia é que existe uma maneira de saber isso e a chave é a pesquisa exploratória.

Por meio desse tipo de pesquisa, você vai ser capaz de identificar as necessidades e desejos do seu público-alvo, entender as tendências do mercado e analisar a concorrência. Essa análise vai proporcionar uma base sólida para embasar sua tomada de decisões.

Pensando nisso, neste post, vou te explicar com exemplos como a pesquisa exploratória pode impulsionar seus negócios e a tomar decisões sem achismo. Continue lendo para ficar por dentro do assunto.

O que é uma pesquisa exploratória?

A pesquisa exploratória é uma abordagem de investigação que busca descobrir novas informações em um determinado campo de estudo. Ela tem como objetivo ganhar familiaridade com o tema e obter insights valiosos sobre questões ainda não exploradas.

Ao realizar uma pesquisa exploratória, o objetivo é explorar diferentes possibilidades e cenários, a fim de descobrir questões relevantes relacionadas ao tema em questão. Essa abordagem flexível permite a descoberta de novos dados e percepções ao longo do processo de pesquisa.

Pesquisa exploratória, descritiva e explicativa: qual a diferença? 

A pesquisa exploratória, descritiva e explicativa são tipos de pesquisa que se diferenciam em seus objetivos e metodologia. 

Enquanto a pesquisa exploratória é feita para saber mais sobre um tema, explorando o assunto e gerando insights. A pesquisa descritiva tem como objetivo descrever e analisar características e fenômenos de forma mais detalhada. Já a pesquisa explicativa busca compreender as relações de causa e efeito entre variáveis. 

Como a pesquisa exploratória pode contribuir para o crescimento do seu negócio

A pesquisa exploratória é uma ferramenta poderosa que pode aumentar significativamente o crescimento do seu negócio. Você pode por exemplo usá-la para  entender as necessidades e desejos dos seus clientes em profundidade e tomar decisões baseadas em dados para direcionar suas ações de forma mais assertiva. 

Além disso, a pesquisa exploratória aborda um problema de forma a fornecer informações valiosas para uma investigação mais aprofundada. Ela se concentra no tema em questão, buscando descobrir ideias e pensamentos subjacentes. Dessa forma, a pesquisa exploratória permite validar hipóteses e realizar interpretações relevantes para o desenvolvimento do seu negócio.

5 exemplos de como usar a pesquisa exploratória 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre como usar esse tipo de pesquisa no seu negócio, vou te mostrar cinco exemplos de aplicações práticas da pesquisa exploratória. 

1. Identificar oportunidades de mercado

A pesquisa exploratória pode ser uma boa aliada para te ajudar a identificar novas tendências e até nichos de mercado. Através desse tipo de pesquisa você pode identificar segmentos de mercado pouco explorados e desenvolver produtos ou serviços que atendam a essas demandas específicas.

Por exemplo, ao realizar entrevistas ou pesquisas com o seu público-alvo, você pode descobrir lacunas no mercado e encontrar oportunidades para solucionar essas dores.

2. Analisar o mercado

Uma outra maneira de usar a pesquisa exploratória é ao realizar uma análise de mercado. Quem quiser explorar um mercado, público ou segmento novo, deve estabelecer um diagnóstico completo que explore o máximo de informação sobre ele. Uma análise de mercado detalhada e bem feita oferece uma série de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa

Além disso, ao analisar o mercado, é possível identificar oportunidades de negócio que ainda não podem ter sido bem exploradas. Isso permite que a sua empresa possa desenvolver soluções inovadoras, destacando-se da concorrência.

3. Avaliar a experiência do cliente

A pesquisa exploratória também pode ajudar você a avaliar a experiência do cliente com a sua empresa. Por meio de pesquisas ou entrevistas, é possível obter feedback sobre a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, a eficácia do atendimento ao cliente e a satisfação geral dos clientes. Esses dados podem ser usados para identificar pontos de melhoria e aprimorar a experiência do cliente.

4. Testar campanhas

Também é possível usar a pesquisa exploratória para testar novas estratégias de marketing, como por exemplo ações nas redes sociais e até mesmo campanhas. Com a pesquisa, você pode avaliar como o seu público-alvo e clientes vão receber essas ações sem mesmo lançá-las, economizando esforços e dinheiro. 

5. Descobrir possíveis parcerias 

A pesquisa exploratória permite identificar potenciais parceiros estratégicos para o seu negócio. Por meio dela, você pode conhecer o mercado e a concorrência, identificando outras empresas que possam complementar o seu negócio e alcançar novos clientes. 

Faça sua pesquisa de mercado!

Agora que você já entendeu como a pesquisa exploratória pode contribuir para o seu negócio, que tal fazer a sua pesquisa? Com Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode realizar pesquisas online de forma simples e rápida, recebendo seu resultado em poucos dias.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre a ferramenta e comece a aplicar a pesquisa exploratória no seu negócio.

Também poderá gostar de: