Pergunta de Ranqueamento: como utilizá-la em seu questionário

Maria Luísa Andrade
Pergunta de Ranqueamento: como utilizá la em seu questionário

Já ouviu falar na pergunta de ranqueamento? Descubra neste post como utilizar esse tipo de pergunta na sua pesquisa de mercado corretamente.

A escolha das perguntas que você irá usar no questionário é um fator determinante para obter informações em uma pesquisa de mercado. Cada tipo de pergunta tem o potencial de fornecer dados específicos, e a pergunta de ranqueamento se destaca por sua capacidade de revelar insights importantes sobre as preferências dos respondentes.

Por isso, aqui neste post, vou te contar tudo o que você precisa saber sobre a pergunta de ranqueamento. Vamos explicar como aplicá-la de maneira eficaz, além de esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter sobre esse assunto.

O que é a pergunta de ranqueamento? 

 A pergunta de ranqueamento é um tipo de pergunta utilizada para coletar dados sobre a ordem de preferência ou prioridade dos participantes em relação a um conjunto de itens ou opções. Esse modelo permite que você crie perguntas em que os respondentes podem ordenar suas preferências e opiniões.

Ou seja, ao invés de escolher uma única opção como a mais preferida, os participantes são solicitados a classificar várias opções em uma ordem específica, de acordo com suas preferências individuais. 

Como usar a pergunta de ranqueamento?

A pergunta de ranqueamento possui diversas aplicações. Você pode utilizá-la para entender a ordem de preferência de diferentes itens, coletar percepções sobre prioridades ou até testar embalagens e logomarcas. Ao utilizar esse modelo de pergunta, você pode realizar uma análise comparativa direta entre os itens que deseja avaliar.

Por exemplo, se você está lançando uma nova embalagem para um produto que já está no mercado, essa pergunta permitirá que os respondentes ordenem essas opções de design de acordo com suas preferências individuais. Isso vai ajudar a criar embalagens mais atrativas, com as informações, tamanho e cores certas vão ajudar a impulsionar vendas e se destacar diante da concorrência.

Pergunta de ranqueamento x pergunta de escala

A pergunta de escala é uma pergunta em que o respondente vai dar uma nota em uma escala pré-determinada. Para criar uma pergunta de escala, você precisa criar o texto da pergunta, definir quantos pontos terá a escala e determinar a legenda do ponto mínimo e do ponto máximo.

Com as perguntas de escala você terá respostas baseadas no grau de concordância do consumidor com uma afirmativa. 

Já na pergunta de ranqueamento, o respondente classifica um conjunto de opções de acordo com suas preferências, em uma ordem específica. Esse tipo de pergunta é usado para determinar a ordem de preferência entre várias opções, enquanto a pergunta de escala é usada para medir a intensidade das opiniões ou sentimentos em relação a um único item.

Como criar uma pergunta de ranqueamento? 

Para criar uma pergunta de ranqueamento é preciso ter atenção, é preciso considerar cuidadosamente as opções que você deseja que sejam classificadas e formular a pergunta compreensível. Veja a seguir os passos para criar uma pergunta de ranqueamento para o seu questionário:

  1. Defina o objetivo da pergunta de ranqueamento;
  2. Crie uma pergunta objetiva sobre a classificação dos itens;
  3. Escolha as opções para serem classificadas;
  4. Indique quantos itens os participantes devem classificar;
  5. Use uma escala numérica ou nomenclatura para as posições.

Exemplos de perguntas de ranqueamento

Existem diversas formas de utilização da pergunta de ranqueamento Separei alguns exemplos mais comuns para você ver como ela pode ser usada em um questionário de pesquisa:

Avaliar características

A pergunta de ranqueamento pode ser utilizada para entender quais características de um produto são mais importantes para os consumidores. Se você deseja fazer melhorias em um E-commerce por exemplo, pode pedir para os usuários classificarem quais funcionalidades consideram mais importantes: como calcular o preço do frete, ver o produto sem precisar mudar a guia ou adicionar um cupom de desconto direto no carrinho de compras.

Priorizar produtos e serviços

Caso em seu negócio você ofereça uma linha de produtos ou serviços variados, a pergunta de ranqueamento ajuda a descobrir quais são os preferidos pelo público. Isso vai te ajudar a  pensar em ofertas e estratégias de vendas.

Testar embalagens 

A embalagem é o contato mais direto que um produto tem com o consumidor. Ela precisa ser atrativa, conter as informações certas e chamar atenção para pesar na decisão de compra. Pensando nisso, você pode usar a pergunta de ranqueamento para que os participantes classifiquem diferentes opções, o que vai te ajudar a escolher o design que mais atrai o seu público-alvo.

Faça sua pesquisa!

Se você está buscando uma maneira eficaz de realizar suas pesquisas, o Opinion Box tem a solução ideal para você! 

Com a nossa Plataforma de Pesquisa, você pode realizar pesquisas de mercado com milhares de consumidores de todo o Brasil a um custo acessível. Utilizando a nossa Plataforma, você poderá realizar pesquisas segmentadas para entender o comportamento do seu público-alvo e avaliar a aceitação de novos produtos e serviços, além de potencializar os resultados das suas estratégias.

Cadastre-se gratuitamente e faça agora mesmo sua pesquisa de mercado!

Também poderá gostar de: