Método quantitativo: transformando números em insights

Maria Luísa Andrade
Método quantitativo: transformando números em insights

Você já ouviu falar no método quantitativo para fazer uma pesquisa de mercado? Se você está familiarizado com o mundo da análise de dados e pesquisa, é provável que sim. No entanto, mesmo que o termo pareça um pouco técnico, ele desempenha um papel importante na coleta e interpretação de informações em uma pesquisa. 

O método quantitativo envolve a coleta e análise de dados numéricos por meio de questionários estruturados, experimentos controlados e estatísticas. Neste post, vamos entender o que é o método qualitativo, como é feita a pesquisa e qual a diferença entre outras metodologias. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

O que é o método quantitativo?

O método quantitativo é uma maneira de coletar e analisar informações para uma pesquisa através da quantificação de dados numéricos e mensuráveis. Essa metodologia de pesquisa permite entender padrões, descobrir tendências e preferências através da análise estatística.

Isso envolve o uso de questionários estruturados, experimentos controlados e estatísticas para identificar padrões, relações e tendências nos dado

Como é feita uma pesquisa utilizando o método quantitativo? 

Uma pesquisa quantitativa que utiliza o método qualitativo coleta os dados por meio de técnicas padronizadas, como questionários e entrevistas estruturadas. O primeiro passo é definir o problema de pesquisa. Ou seja, qual o objetivo, o  que você deseja medir, avaliar ou entender. 

Feito isso, é preciso definir a amostra, essas vão ser as pessoas que vão responder a pesquisa. Com tudo pronto é necessário definir por onde será feita a coleta das entrevistas, esse é um ponto fundamental do processo  e pode variar de acordo com a pesquisa, podendo ser conduzida por meio de questionários online, entrevistas telefônicas, presenciais ou por outros métodos.

Por último, com as entrevistas coletadas é a hora de analisar os dados e transformá-los em insights. Para isso é muito importante contar com profissionais especializados em pesquisa, que podem realizar análises precisas dos dados coletados, garantindo uma interpretação correta e valiosa das informações.

Quando fazer uma pesquisa quantitativa?

Você pode fazer uma pesquisa quantitativa quando deseja medir e analisar dados de uma maneira numérica e objetiva. Por exemplo, se você quer saber quantas pessoas compraram seu produto, avaliar o impacto de uma campanha de marketing em números específicos,  comparar a preferência sobre a funcionalidade de um produto com base em resultados mensuráveis, ou ao avaliar quantos clientes estão satisfeitos com o atendimento ao cliente em uma loja, a pesquisa quantitativa é a abordagem apropriada. O metódo quantitativo fornece informações claras e estatísticas que ajudam a tomar decisões baseadas em evidências sólidas.

Qual a diferença entre método quantitativo e qualitativo?

Além do método quantitativo, uma pesquisa também pode utilizar uma metodologia qualitativa. Enquanto o método quantitativo usa números e estatísticas para entender e responder o problema de pesquisa.

O método qualitativo, por outro lado, trabalha com valores, crenças, hábitos e atitudes.

Para isso, as entrevistas são abertas e a análise das respostas é feita  de forma mais subjetiva. Uma pesquisa qualitativa pode ser feita através de um grupo focal, por telefone, numa entrevista presencial. 

Qual a melhor metodologia de pesquisa?

A escolha entre métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos não é uma questão de “melhor” ou “pior”. Cada abordagem oferece insights diferentes e a escolha entre elas depende do que você deseja investigar e de seus objetivos de pesquisa. Além disso, os dois métodos podem ser combinados para conseguir ainda mais informações.

Por exemplo, uma empresa do setor alimentício planeja lançar um novo sabor de um produto. Antes do lançamento, eles conduzem grupos focais para compreender a percepção dos consumidores sobre a nova receita e coletar opiniões sobre o sabor. 

Além disso, essa mesma empresa pretende reformular as embalagens para o lançamento do novo sabor. Para entender qual embalagem será mais aceita pelos consumidores, eles realizam uma pesquisa de teste de produto, utilizando o método quantitativo. Isso permite medir a preferência das embalagens em uma amostra representativa, proporcionando dados numéricos que facilitam a análise estatística das respostas.

Ao combinar as duas metodologias, a empresa obtém uma visão abrangente das preferências dos consumidores em relação ao novo produto, tanto em termos de sabor quanto de embalagem. 

Faça a sua pesquisa quantitativa!

Por fim, na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box você cria seu questionário, define o público que vai responder e analisar os dados. Tudo isso sem precisar sair da frente do computador, em poucos dias e com custos acessíveis. 

Também podemos criar um estudo sob medida para atender às suas necessidades específicas, fornecendo dados e insights exclusivos. Cuidamos do seu projeto do início ao fim, trazendo experiência, técnica e inteligência para a pesquisa.

Se desejar obter mais informações, não hesite em entrar em contato ou solicitar uma consulta gratuita para conversar com nossos especialistas. Fale agora mesmo com o nosso time!

Também poderá gostar de: