Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil

Daniela Schermann
Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil

Está no ar a mais nova edição da pesquisa sobre mensageria! O Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil chega à sua sexta edição com dados e insighths sobre a forma como os usuários de smartphones utilizam os serviços de mensagens móveis. Dessa vez, além da parceria com o portal Mobile Time, a pesquisa contou ainda com o patrocínio da Infobip, referência mundial em mensageria para empresas.

Nesta edição, foram avaliados o WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e o já antiquado SMS.

Informações técnicas da pesquisa sobre mensageria no Brasil

A pesquisa sobre mensageria entrevistou 2.007 brasileiros que acessam a internet e possuem telefone celular. A amostra da pesquisa respeitou as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica deste grupo.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Principais insights desta edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box

A última edição da pesquisa tinha sido divulgada em setembro de 2017. De lá para cá, vimos o crescimento do uso de emojis e a queda na frequência de uso do WhatsApp por voz.

Falando ainda sobre o WhatsApp, chama a atenção o número alto de grupos que os usuários participam. Em média, o brasileiro participa ativamente de 5,3 grupos de WhatsApp.

Esta é a primeira edição da pesquisa após a chegada do WhatsApp Business no Brasil. A pesquisa fez algumas perguntas para entender a relação entre os usuários do aplicativo e as empresas. Chama a atenção que 55% dos usuários já se comunicam com marcas e empresas através do app.

Outro dado relevante é que 4 em cada 10 ameaçam abandonar o aplicativo se começarem a receber muitos spams de marcas e empresas.

Relatório do Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil

Os resultados da pesquisa foram compilados em um relatório completo com gráficos e insights sobre o tema.

O documento conta com as análises do Fernando Paiva, editor do Mobile Time. Fernando é jornalista com 17 anos de experiência na cobertura do setor de telecomunicações. Baixe agora mesmo e confira os dados da pesquisa sobre mensageria. Basta clicar na imagem abaixo e acessar a página do Panorama Mobile Time:

Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil

O Panorama Mobile Time/Opinion Box

O Panorama Mobile Time/Opinion Box é uma série de pesquisas realizadas de forma independente pelo Opinion Box e pelo site de notícias Mobile Time. Ao longo do ano, são realizadas diversas pesquisas relacionadas ao universo mobile.
Confira os relatórios mais recentes dos nossos estudos:

Todas as pesquisas estão disponíveis gratuitamente para download no site do Panorama Mobile Time/Opinion Box. E se quiser conferir outras pesquisas realizadas pelo Opinion Box, não deixe de acessar nossa sessão de resultados de pesquisa. Temos pesquisas sobre mobile, empreendedorismo, comportamento do consumidor e muito mais.

Você também pode fazer a sua própria pesquisa! É só cadastrar-se gratuitamente na nossa plataforma de pesquisa e criar o seu questionário. Você pode enviá-lo para os seus próprios contatos ou para o nosso Painel de Respondentes.

Se preferir fazer uma pesquisa com a ajuda do nosso time de especialistas, solicite um orçamento. Qualquer dúvida, converse com a gente por email ou pelo chat online no nosso site. Estamos esperando por você.

Também poderá gostar de:

Pesquisa sobre hiperconectividade: entenda o comportamento das diferen... Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Novos aplicativos, redes sociais e disposit...
Opinion Box e Mobile Time pesquisam: uso de apps no Brasil Pela quarta vez, o Opinion Box e o Mobile Time se uniram para realizar uma pesquisa sobre o uso de apps no Brasil. Dessa...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail