Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil

Daniela Schermann
Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil

Está no ar a mais nova edição da pesquisa sobre mensageria! O Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil chega à sua sexta edição com dados e insighths sobre a forma como os usuários de smartphones utilizam os serviços de mensagens móveis. Dessa vez, além da parceria com o portal Mobile Time, a pesquisa contou ainda com o patrocínio da Infobip, referência mundial em mensageria para empresas.

Nesta edição, foram avaliados o WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e o já antiquado SMS.

Informações técnicas da pesquisa sobre mensageria no Brasil

A pesquisa sobre mensageria entrevistou 2.007 brasileiros que acessam a internet e possuem telefone celular. A amostra da pesquisa respeitou as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica deste grupo.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Principais insights desta edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box

A última edição da pesquisa tinha sido divulgada em setembro de 2017. De lá para cá, vimos o crescimento do uso de emojis e a queda na frequência de uso do WhatsApp por voz.

Falando ainda sobre o WhatsApp, chama a atenção o número alto de grupos que os usuários participam. Em média, o brasileiro participa ativamente de 5,3 grupos de WhatsApp.

Esta é a primeira edição da pesquisa após a chegada do WhatsApp Business no Brasil. A pesquisa fez algumas perguntas para entender a relação entre os usuários do aplicativo e as empresas. Chama a atenção que 55% dos usuários já se comunicam com marcas e empresas através do app.

Outro dado relevante é que 4 em cada 10 ameaçam abandonar o aplicativo se começarem a receber muitos spams de marcas e empresas.

Relatório do Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil

Os resultados da pesquisa foram compilados em um relatório completo com gráficos e insights sobre o tema.

O documento conta com as análises do Fernando Paiva, editor do Mobile Time. Fernando é jornalista com 17 anos de experiência na cobertura do setor de telecomunicações. Baixe agora mesmo e confira os dados da pesquisa sobre mensageria. Basta clicar na imagem abaixo e acessar a página do Panorama Mobile Time:

Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil

O Panorama Mobile Time/Opinion Box

O Panorama Mobile Time/Opinion Box é uma série de pesquisas realizadas de forma independente pelo Opinion Box e pelo site de notícias Mobile Time. Ao longo do ano, são realizadas diversas pesquisas relacionadas ao universo mobile.
Confira os relatórios mais recentes dos nossos estudos:

Todas as pesquisas estão disponíveis gratuitamente para download no site do Panorama Mobile Time/Opinion Box. E se quiser conferir outras pesquisas realizadas pelo Opinion Box, não deixe de acessar nossa sessão de resultados de pesquisa. Temos pesquisas sobre mobile, empreendedorismo, comportamento do consumidor e muito mais.

Você também pode fazer a sua própria pesquisa! É só cadastrar-se gratuitamente na nossa plataforma de pesquisa e criar o seu questionário. Você pode enviá-lo para os seus próprios contatos ou para o nosso Painel de Respondentes.

Se preferir fazer uma pesquisa com a ajuda do nosso time de especialistas, solicite um orçamento. Qualquer dúvida, converse com a gente por email ou pelo chat online no nosso site. Estamos esperando por você.

Também poderá gostar de:

Uso de apps no Brasil: pesquisa Opinion Box e Mobile Time O Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no Brasil chega à sua quinta edição. Desde 2015, estamos monitorando e...
Por trás da mais completa pesquisa de Marketing de Conteúdo no Brasil... As pesquisas de mercado são fundamentais para você conhecer não só o seu produto ou os seus clientes, mas também o seu m...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.