Marketplace: o que é e como utilizá-lo?

Danielle Salgado
Marketplace: o que é e como utilizá lo?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o marketplace. Afinal, esse termo está bastante em alta no universo das compras online.

A verdade é que, atualmente, o marketplace é um dos modelos de negócios mais rentáveis do mercado, e eu vou te explicar o porquê disso no post de hoje.

Confira a seguir o que é o marketplace, exemplos de marketplaces famosos, a importância de utilizá-lo e como escolher uma boa plataforma. Vamos lá?

Marketplace: o que é?

Traduzido do inglês como “mercado online”, o marketplace é uma loja online ou uma plataforma que facilita o processo de compras e vendas virtuais. Dessa forma, ele é um facilitador tanto para o comprador, quanto para o vendedor.

Esse modelo de negócio online chegou ao Brasil em 2012 e pode ser considerado bem vantajoso para o consumidor. Afinal, ele pode ser considerado como um verdadeiro shopping center virtual, pois é possível encontrar diversos produtos de diferentes marcas e segmentos por lá.

Sendo assim, o marketplace é basicamente um site ou app de vendas online, no qual os vendedores encontram compradores e oferecem produtos e serviços. Assim, o próprio site é responsável por todas as transações, ou seja, pagamentos, transações e processos.

Exemplos de marketplace

Atualmente, o marketplace mais popular é a Amazon. Apesar de possuir seus próprios produtos, como o Kindle e o Echo Dot, a plataforma integra vendedores e clientes no mundo inteiro. 

No entanto, o universo do marketplace não se resume somente à compra e venda de produtos online. É o caso do Uber, que pode ser considerado um marketplace de serviços, pois é responsável por conectar motoristas com passageiros, além de exigir uma comissão de 25% sobre as transações.

Outro marketplace bastante popular é o Airbnb, que trabalha com aluguel de espaços e objetos. Dessa forma, a plataforma conecta locador e locatário, retirando uma parcela de comissão da venda e se responsabilizando por eventuais problemas durante uma estadia, por exemplo. Atualmente, o Airbnb é o maior marketplace de aluguéis do mundo. 

Qual a importância do marketplace?

O marketplace é muito importante para o comércio online, pois garante vantagens tanto para os compradores, quanto para os vendedores.

Para os compradores, realizar uma compra em uma plataforma de marketplace garante uma segurança maior durante a jornada, uma vez que o site ou app se responsabiliza pela venda, assegurando o consumidor de que ele não cairá em um golpe.

Além disso, considerando que os golpes em vendas online são tão comuns, muitas pessoas deixam de comprar no site de uma empresa por desconhecerem a procedência dela. Com o marketplace, o consumidor fica mais assegurado de que receberá seu produto ou serviço.

O que também é uma vantagem para os vendedores, certo? Ao inserir o seu negócio em um marketplace, a sua marca ganhará maior visibilidade e confiabilidade dos consumidores.

Sendo assim, aumentando a visibilidade da marca, consequentemente as vendas também irão subir. Afinal, as plataformas de marketplaces permitem que todas as marcas tenham grande visibilidade.

Além disso, como o marketplace abrange tantas marcas, os custos de anúncios publicitários acabam sendo reduzidos. Dessa forma, é possível negociar com a plataforma os valores acordados, pois ela fornece a vitrine para que o vendedor possa expor seus produtos e serviços e receber tráfego e visitação.

Qual é a diferença entre um e-commerce e um marketplace?

Muitas pessoas costumam confundir os conceitos de e-commerce com marketplace. Afinal, os dois estão relacionados ao universo de compra e venda online. No entanto, eles se diferenciam em alguns aspectos.

Dessa forma, a principal diferença é que o e-commerce é uma plataforma de vendas online em que uma única empresa vende seus produtos e serviços. Já no marketplace, a plataforma é responsável por mediar o processo de compra e venda entre diferentes empresas e os consumidores.

Sendo assim, o marketplace pode ser considerado como uma revolução do e-commerce, pois em vez de abrigar somente uma loja virtual, a plataforma é um verdadeiro shopping center que abrange várias marcas e segmentos, facilitando a experiência do consumidor.

Como escolher uma plataforma?

O primeiro passo para escolher uma plataforma de marketplace é focar na que está voltada para o seu modelo de negócio. Ou seja, se ela será B2B (business to business), B2C (business to consumer) ou C2C (consumer to consumer).

Em seguida, é preciso verificar se as ferramentas de funcionalidade que a plataforma oferece terão as funções que a sua marca precisa.

Além disso, é muito importante verificar se a plataforma escolhida oferece atualizações constantes para não ficar obsoleta e se há espaço para ouvir dúvidas, sugestões e críticas dos clientes.

Não se esqueça de avaliar a qualidade do suporte, atendimento e a eficácia na resolução de possíveis problemas que a plataforma oferece. Afinal, algumas horas ou um dia fora do ar significa uma grande quantidade de vendas perdidas, por exemplo.

Por fim, faça um benchmarking das melhores plataformas do mercado, analisando as vantagens e desvantagens de cada uma. Também não deixe de verificar as avaliações dos consumidores em sites como o Reclame Aqui, por exemplo.

Gostou do conteúdo e quer conhecer mais dicas sobre inovação, tecnologia, experiência do cliente e pesquisa de mercado? Não deixe de acompanhar as novidades do Blog Opinion Box e baixe nossos materiais ricos e gratuitos!

Também poderá gostar de: