Marketing no LinkedIn: como usar o LinkedIn para estratégias de marketing

Pedro D'Angelo
Marketing no LinkedIn: como usar o LinkedIn para estratégias de marketing

Eu poderia até começar esse post tentando te convencer da importância e da grandeza das redes sociais na nossa vida. Porém, se você chegou até aqui querendo saber sobre marketing no LinkedIn, já deve ter percebido do que as mídias sociais são capazes.

O LinkedIn é uma das maiores redes sociais do mundo. Com mais de 750 milhões de usuários, a rede social voltada para a vida profissional é uma excelente plataforma para relacionamento.

Pensando nisso, vamos explorar então o que você pode fazer de marketing no LinkedIn, utilizando o seu perfil pessoal ou uma página da sua empresa. Continue lendo também para descobrir dados de nossa pesquisa exclusiva sobre o LinkedIn no Brasil.

Resultados de pesquisa: uso do LinkedIn no Brasil

Para entender melhor o perfil do usuário de LinkedIn no Brasil, recorremos a uma pesquisa de mercado.

Entrevistando mais de 1000 internautas do nosso Painel de Consumidores, descobrimos que os usuários do LinkedIn estão bastante presentes na plataforma: 71% dos brasileiros acessam a rede social pelo menos uma vez por semana, sendo que desses, 36% entram na plataforma pelo menos uma vez por dia. Nesse sentido, além do volume de usuários que se conectam por lá, vemos que a rede é expressiva no uso. Sendo assim, por que não explorar o LinkedIn para gerar mais leads e se relacionar com seus consumidores?

Por ser uma rede social profissional, não é de se espantar que 61% usam o LinkedIn frequentemente para procurar emprego. Ainda assim, essa não é a única proposta da plataforma. Mais da metade dos entrevistados (51%) utiliza o LinkedIn para acompanhar artigos de interesse.

Além disso, 75% consideram a rede um bom lugar para se fazer networking, enquanto 65% acham os conteúdos relevantes para o crescimento profissional. O usuário de LinkedIn, portanto, está bastante aberto a se relacionar com marcas pela rede. 

Marketing no LinkedIn: fortalecendo a marca pessoal

Cada rede social tem uma proposta. O LinkedIn fortalece a possibilidade de fortalecer a sua marca pessoal. E isso não é só no momento de trocar de emprego, e sim com o intuito de ter conversas e trocas de experiências no âmbito profissional.

Durante a nossa Maratona do Marketing nas Redes Sociais, convidamos o Guilherme Odri, editor sênior do LinkedIn Notícias, para bater um papo sobre a plataforma. 

Perguntamos a ele por que é tão importante se empenhar na rede do LinkedIn.

De acordo com Guilherme, “Cada rede social tem uma proposta. O linkedin fortalece a possibilidade de fortalecer a sua marca pessoal. E isso não é só no momento de trocar de emprego, e sim com o intuito de ter conversas e trocas de experiências no âmbito profissional”

Como criar o seu perfil corretamente

O primeiro passo de toda rede social é aprender a criar o seu perfil. Criar a sua conta pode ser um processo fácil, mas cada rede social tem seus próprios truques na hora de elaborar um perfil com as informações certas.

Além disso, para que o seu perfil seja destacado, é preciso que ele seja impactante. No caso do LinkedIn, por se tratar de uma rede voltada para os negócios, preencher o perfil torna-se uma tarefa mais estratégica.

O seu perfil pessoal do LinkedIn, antes de mais nada, precisa ser totalmente preenchido. Ao contrário dos perfis em redes como o Facebook e principalmente o Instagram e Twitter, que são mais simples de serem criados, o LinkedIn tem uma série de campos a serem preenchidos. Eles vão desde informações pessoais e de contato, que são básicas, até experiências com projetos voluntários, prêmios e publicações que você acumulou durante a sua trajetória profissional.

Como ser encontrado facilmente no LinkedIn?

Além de preencher todas as informações, o perfil do LinkedIn tem alguns truques para encontrarem o seu perfil na plataforma com mais facilidade.

Em primeiro lugar, tenha atenção nas informações básicas no cabeçalho do perfil. Não basta apenas colocar uma foto amigável. É importante preencher o seu cargo com palavras-chave que deixem claro o que você faz. Esse ponto é fundamental, tanto para recrutadores quanto para possíveis parceiros e clientes.

Além disso, as dicas que valem sempre são as clássicas de todas as redes sociais: descreva a si mesmo, deixe seus contatos e tenha um perfil amigável para quem for te adicionar.

Criando uma rede de contatos poderosa

Assim como qualquer outra rede social, o LinkedIn é feito de contatos e interações. Priorize conhecer e adicionar o máximo de pessoas que possam agregar à sua rede por lá.

Além disso, o LinkedIn dá bastante visibilidade para quem interage com sua rede de contatos. Portanto, não adianta apenas ler ou curtir. Comente nas publicações, publique você mesmo e interaja ao máximo com seus contatos e o LinkedIn vai te recompensar.

Assim como em praticamente toda rede social, novamente, o LinkedIn também tem a opção de compartilhar conteúdos e de bater papo por mensagens. Para quem trabalha estratégias de marketing de relacionamento, tudo isso pode ajudar.

Ao utilizar as mensagens Inbox, tome cuidado para não ser invasivo. Antes de oferecer seu produto para todos os seus contatos, selecione as pessoas e pergunte se ela está disposta a conversar.

Gerenciando uma página empresarial no LinkedIn

Para usar o marketing no LinkedIn para empresas, o primeiro passo é criar a sua company page no site. Assim como as fanpages do Facebook, a Company Page é o perfil da empresa na rede social.

Por lá, o seu público segue você, você publica conteúdos e gerencia anúncios gerados na própria plataforma.

Criar uma company page no LinkedIn é muito fácil. Basta acessar a página, clicar em “Soluções” no canto superior direito da página e escolher “Crie uma Company Page”. Em seguida, você escolherá a sua URL personalizada, confirmará que é um representante oficial da empresa e a página estará criada.

Como engajar público no LinkedIn

O bom funcionamento do LinkedIn é baseado no engajamento. Seja no perfil pessoal ou na página da empresa, você precisará chamar a atenção, despertar interesse e estimular o contato do público com seu negócio.

O primeiro passo para engajar o seu negócio corretamente no LinkedIn é criar conteúdo relevante e de qualidade. Pensando em conteúdo de marcas, lembre-se que o consumidor é exigente e quer receber com materiais que fazem sentido para seu momento, suas necessidades e dores. Nesse sentido, não adianta criar um conteúdo de alta qualidade se ele não atender ao seu público.

O LinkedIn também recompensa com o tão sonhado alcance as pessoas e marcas que melhor interagem na plataforma. Por isso, não economize na hora de postar, mas também use o tempo para comentar nas publicações, engajar em conversas e na relação com outros usuários do site.

Perfis e páginas que não engajam são menos vistas e, consequentemente, menos lembrados pelos consumidores. Sendo assim, uma dica que vale não só para o LinkedIn mas para qualquer estratégia de rede social é manter uma periodicidade de postagens enquanto interage também com aqueles ao seu redor.

Marketing no LinkedIn: Estratégias de conteúdo

Tanto pelo perfil pessoal quanto pela página empresarial, o marketing no LinkedIn também deve contar com uma estratégia de conteúdo forte.

No LinkedIn do Opinion Box, por exemplo, nós divulgamos muitos resultados de pesquisa, sobre diversos assuntos. Dados de pesquisa, aliás, são um tipo de conteúdo inédito e exclusivo que pode ser utilizado por qualquer empresa. Basta fazer uma pesquisa com seus consumidores e divulgá-la nas redes sociais.

Além disso, diferentemente da maioria das redes sociais, o LinkedIn possui editores de conteúdo que selecionam as postagens mais relevantes para ganharem destaque na rede. 

Para entender melhor como funciona essa escolha, perguntamos ao Guilherme Odri como fazer para que um conteúdo tenha destaque no LinkedIn. De acordo com ele, “Para fazer o seu conteúdo chamar a atenção dos editores do LinkedIn, o que mais conta é o tempo. Fale sobre os assuntos atuais que estão bombando no dia e na semana. Saiba fazer o ciclo de notícias funcionar ao seu favor, aproveitando para conectar acontecimentos da atualidade com a sua história.”

No entanto, não tente embarcar em todos os assuntos da atualidade. Antes de mais nada, é importante filtrar se o que está acontecendo no momento pode se conectar com o seu contexto pessoal ou do seu negócio.

Anúncios no LinkedIn: vale a pena?

O marketing no LinkedIn também dá a opção de anúncios para empresas, em um formato bem parecido com o Facebook Ads.

No Linkedin Ads, você pode patrocinar atualizações da sua página empresarial ou criar formatos diferentes, como displays que aparecem no canto das páginas do site, por exemplo. Por lá, você pode inclusive patrocinar vagas de emprego e impulsioná-las como um anúncio.

A vantagem de fazer anúncios na plataforma é sem dúvidas a grande possibilidade de segmentação, que aumenta as chances de alcançar as pessoas certas.

Por ser voltada ao meio profissional, a rede permite segmentar anúncios por diversos aspectos das empresas onde os profissionais trabalham, como, por exemplo, número de funcionários, setor de atuação e localização, por exemplo. Além disso, os dados pessoais também são importantes. Idade do público, local onde moram, nível de experiência e cargo profissional são algumas das segmentações possíveis.

O valor para criar campanhas de anúncios no LinkedIn é um pouco mais alto do que no Facebook. Considerando a possibilidade de segmentações e direcionamentos do seu anúncio, não considere caro investir em anúncios na plataforma. Com o direcionamento certo, o potencial de alcançar leads qualificados é bastante alto.

Explore aqui as opções de anúncios e encontre as melhores para seu negócio e estratégias de mídia paga.

Quer saber mais sobre marketing nas redes sociais?

Para compreender melhor as estratégias para diferentes redes sociais, elaboramos a Maratona do Marketing nas Redes Sociais, no qual convidamos diferentes profissionais que são especialistas nas 7 redes sociais mais populares do mundo.

Foram 4 dias de evento, com painéis exclusivos e muitos insights sobre as diferentes plataformas. 

O evento aconteceu via transmissão online. Caso você queira saber mais sobre como aprimorar suas estratégias de marketing nas redes sociais, clique aqui para acessar a nossa playlist com todos os vídeos do evento em nosso canal

Também poderá gostar de: