5 formas para fazer seu negócio crescer gastando pouco dinheiro – ou nada

Pedro D'Angelo
5 formas para fazer seu negócio crescer gastando pouco dinheiro   ou nada

Todo empreendedor sabe que, depois de abrir uma empresa, os desafios passam a fazer parte do seu dia a dia. De acordo com o Sebrae, uma em cada quatro empresas criadas no Brasil vai à falência antes de completar dois anos e metade fecha as portas em cinco anos. Como fazer seu negócio crescer e prosperar em um cenário tão competitivo?

Nessa fase, é fundamental saber administrar obstáculos e lidar com a falta de recursos, típica de quem está começando. Para superar essas adversidades, é preciso saber que algumas estratégias podem ser adotadas gastando pouco ou até mesmo nenhum dinheiro. Confira então algumas dicas do que fazer para desenvolver o seu negócio sem ultrapassar o orçamento curto:

Esteja na internet

Hoje em dia é praticamente inadmissível que uma marca não esteja presente na internet. Principalmente se tratando de redes sociais, a presença online é fundamental. Isso para que empresas e consumidores estejam cada vez mais ligados, e o melhor disso tudo é a praticidade que a internet oferece para quem quer expor seu negócio ou produto. Além de estreitar as relações entre você e seu cliente, a internet é essencial para gerar brand awareness, tudo isso de forma gratuita ou, no caso de anúncios pagos em redes sociais, por preços muito mais acessíveis do que a mídia convencional.

Recomendado para você: Comportamento do consumidor: o que as redes sociais te ensinam sobre seu público

Faça pesquisas de mercado

Como nós já falamos aqui no blog, um dos grandes mitos que envolvem a pesquisa de mercado é de que realiza-las custa muito dinheiro. As ferramentas digitais que existem atualmente permitem realizar pesquisas a um custo bastante acessível e até mesmo gratuitamente. Isso sem comprometer a qualidade dos resultados e oferecendo insights muito importantes para o crescimento do seu negócio.

A pesquisa de mercado te permite conhecer melhor seus clientes, encontrar oportunidades de expansão de negócios, medir a satisfação da sua marca e muito mais.

Invista no novo Marketing

As novas tecnologias vêm mudando a forma de se pensar, agir e comprar, e as estratégias de Marketing também vem acompanhando essas transformações. Com as novas tendências e hábitos que vão surgindo, o Marketing Digital apareceu como uma nova forma de se pensar a publicidade, de forma efetiva e barata. Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Inside Sales… todos esses termos devem fazer parte do vocabulário do novo empreendedor, que precisa estar sempre conectado e vender seu produto nos novos canais e para os novos consumidores.

Crie conexões

É muito comum falar de networking como forma de ajudar a desenvolver um novo negócio, mas é preciso pensar além do termo convencional e da ideia de conhecer pessoas e trocar cartões. Sim, isso ainda é válido, mas nem sempre traz os resultados mais efetivos.

Para maximizar o poder das relações humanas ao divulgar um empreendimento, use de todos os canais e ocasiões possíveis. Participe e colabore com eventos, se aproxime da concorrência, procure mentores e leve seu negócio para todos os lugares. O custo desse conjunto de ações, na maioria das vezes, é apenas o seu tempo.

Construa um time de campeões

Para finalizar, a dica não podia ser mais básica. Quem quer crescer no ambiente de negócios deve ter um time de verdadeiros campeões. Uma equipe de trabalho competente, com objetivos alinhados e cheia de vontade de vencer é indispensável. Dedique-se a capacitar seus colaboradores, trocando experiências e materiais mesmo que internamente para que todos tenham acesso ao máximo de conteúdo e conhecimento.

A internet, mais uma vez, pode ajudá-lo a capacitar a sua equipe sem precisar de altos investimentos. Existem uma infinidade de materiais gratuitos, cursos online e webinars. Tudo sobre os mais diferentes assuntos, temas e áreas do conhecimento. Pesquise e compartilhe com o seu time.

Se você já adota essas práticas no dia a dia da empresa, parabéns. Seu negócio tem mais chances de sobreviver e prosperar no cenário competitivo atual. Se ainda não está fazendo tudo isso, não se preocupe: ainda dá tempo, é só colocar a mão na massa.

Também poderá gostar de:

Growth Hacking: o que é e como usar para fazer sua empresa crescer O termo Growth Hacking, que já é amplamente conhecido e disseminado nos Estados Unidos, vem se tornando cada vez mais po...
Checklist de pesquisa: o que você precisa conferir antes de enviar sua... Depois de passar por todo o planejamento do seu projeto e elaborar um questionário infalível, você está quase pronto par...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.