Não é novidade para ninguém que trabalhar com empreendedorismo requer persistência e muito trabalho.
O empreendedor, ao mesmo tempo que precisa ter a cabeça no lugar para conseguir matar um leão por dia, precisa ter sempre a habilidade de sonhar e estar atento para não perder as oportunidades que passam diante dos nossos olhos.
Na semana passada, uma dessas oportunidades se abriu para o Opinion Box. Por isso, quero contar como foi a experiência de ficar em primeiro lugar no ranking do 100 Open Startups na FINIT e ser convidado para subir ao palco do Shark Tank.
Foram três dias de muito aprendizado, networking e troca de experiências. E eu acredito que, compartilhando as nossas impressões, nós podemos contribuir com outras startups e empreendedores, que com certeza vão passar por experiências parecidas.
A FINIT
A segunda edição da FINIT, Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, reuniu grandes eventos em um só local. Em seis dias de programação, a FINIT foi palco do 100 Open Startups, do Shark Tank, da Campus Party Minas Gerais, do HUB Conecta, da She’s Tech Conference, da Arena de Negócios e de vários outros eventos.
A FINIT promove o encontro de empreendedores digitais, de economia criativa e de grandes empresas, do Brasil e do mundo. Está se consolidando como um evento de grande porte e de grande relevância para o calendário nacional do empreendedorismo.
O 100 Open Startups
O 100 Open Startups é uma plataforma online patrocinada por empresas globais que, juntas, avaliam e classificam startups do mundo inteiro. Fazem parte das empresas patrocinadoras grandes marcas como Accenture, Algar, Johnson & Johnson, Natura, IBM, Cemig e outras grandes empresas.
As startups mais atraentes são selecionadas a partir de uma metodologia que envolve cinco etapas e uma pontuação baseada em atratividade, geração de negócios e atração de investimentos.
O Opinion Box está em primeiro lugar no ranking das startups de Marketing e Vendas do 100 Open Startups de 2017, e em quarto lugar no ranking geral. Isso nos qualifica para diversos eventos que visam conectar startups inovadoras com grandes empresas em todo o país.
Os eventos consistem em dois dias de speed-datings entre startups e grandes empresas para apresentar as soluções de cada startup. O desempenho pode ser acompanhado em tempo real em um ranking que informa quantas conexões foram criadas por cada startup.
Para nós, o evento é tão positivo, que das 35 reuniões que realizamos com grandes empresas em dois dias de eventos em São Paulo, já temos mais de 5 contratos fechados.
Pelo segundo ano, o evento em BH aconteceu dentro da FINIT.
1º dia do 100 Open Startups na FINIT 2017
Pelas nossas experiências nas edições anteriores do 100 Open Startups, nós já sabíamos o potencial que o evento tem para gerar boas oportunidades. Por isso, nos preparamos e nos organizamos para atingir o nosso objetivo: gerar conexões relevantes com grandes empresas.
Eu e o CEO do Opinion Box, o Christian Reed, tivemos oportunidade de conhecer e conversar com muitas pessoas bacanas. Pessoas de diferentes áreas de grandes empresas como Vale, Amazon e Algar, dentre outras. Todos se mostraram disponíveis para ouvir a história do Opinion Box e entender como podemos ajudar a resolver as dores de suas próprias empresas.
Ao longo de todo o primeiro dia, o Opinion Box ficou em primeiro lugar no ranking das startups que estavam tendo mais “matches” com as empresas. O match, assim como nos aplicativos de relacionamento, é uma sinalização das grandes empresas de que querem continuar conversando com a startup. Ou seja, nossa estratégia estava dando certo e nós não poderíamos estar mais felizes.
Ainda no primeiro dia, veio a notícia de que a startup vencedora iria participar do painel Shark Tank, o reality show de empreendedorismo. Neste programa, investidores avaliam ideias de empreendedores e decidem se vão investir nessas ideias ou não.
Essa motivação a mais nos deixou muito empolgados. Além da oportunidade de negócios e da visibilidade que o Shark Tank poderia nos gerar, quem me conhece sabe como eu sou apaixonado por reality shows. Por isso, seria também a realização de um sonho pessoal poder participar de um reality show, mesmo que por poucos minutos.
Dicas de empreendedorismo para quem quer participar
Para quem pretende participar um dia do 100 Open Startups, vale algumas dicas:
- Seja educado, sincero e transparente com todos.
- Ajude outras startups, independentemente de qualquer competição. Quanto mais o ecossistema cresce, melhor para todos nós. Tenha sempre isso em mente.
- Adapte o seu discurso à realidade de cada empresa e da área que a pessoa trabalha. Que tal começar perguntando em qual a área a pessoa trabalha, ao invés de começar falando da sua startup?
- Não seja tímido, pergunte se as pessoas tem um tempo para te ouvir. Se ela não tiver tempo naquele momento exato, tente agendar um horário.
- Tenha na sua cabeça discursos que podem ser de 5, 10, 15 ou até mesmo 30 minutos.
- E o mais importante, tenha paixão ao falar do seu próprio negócio.
2º dia da 100 Open na FINIT 2017
Durante o segundo dia, seguimos criando boas conexões e, ao todo, realizamos mais de 30 reuniões.
Ao final do dia, depois de muita expectativa, conquistamos o primeiro lugar. Mais do que isso, atingimos o recorde de conexões da história do evento, com 22 empresas interessadas em negociar com o Opinion Box. Além disso, ficamos extremamente felizes com o resultado de mais de 100 startups criando conexões com grandes empresas ao longo de todo o evento.
O Shark Tank
O Shark Tank Brasil é um game show que conta com 5 apresentadores e investidores. Durante o programa, eles ouvem as ideias de negócios de diferentes empreendedores, e decidem se querem investir nesta ideia ou não.
Durante a FINIT, os tubarões Camila Farani, empreendedora e presidente do fundo de investimento Gávea Angels, e Caito Maia, fundador da Chilli Beans, marcaram presença no painel Shark Tank. Assim como no programa de TV, eles avaliaram cinco empresas. Cada empresa tinha 3 minutos para fazer seu pitch, e em seguida eles faziam perguntas, que iam das mais fáceis às mais difíceis, e depois negociavam ali mesmo, na frente de uma plateia de 2.500 pessoas, de acordo com os organizadores do evento.
O Opinion Box no Shark Tank
Como vencedores do 100 Open Startups, fomos informados que, no dia seguinte, seríamos uma das empresas avaliadas pelos tubarões. Por isso, precisávamos preparar o nosso pitch de 3 minutos em menos de 15 horas.
Além de nós, mais quatro empresas participaram do painel. Foi muito emocionante dividir essa experiência com duas startups do SEED, o programa de aceleração do governo de Minas Gerais.
O SEED tem sido muito importante para o ecossistema de startups de Minas, e nós temos nos envolvido bastante em suas ações, compartilhando experiências com as startups que participam do programa de aceleração. Uma das startups que também participou do Shark Tank, a MyPS, nos conheceu a partir do SEED e se tornou cliente do Opinion Box.
Mas de volta ao Shark Tank! Com muita emoção e adrenalina, fizemos nossa apresentação para a Camila Farani e para o Caito Maia. Após muitas palmas, os tubarões desceram e se misturaram ao mar de gente da plateia. Além das perguntas que os dois nos fizeram, respondemos também diversas perguntas da plateia.
Ao final, Caito afirmou que quer se tornar o nosso cliente e fechar um contrato de 6 meses. Já a Camila, tem interesse em se tornar nossa investidora.
Confesso que a experiência superou as minhas expectativas. Falar sobre um negócio em que fui cofundador e sobre um produto em que tenho total confiança e paixão para Caito, Camila e mais de 2.500 pessoas foi inédito.
Foram três dias de troca de experiências, elogios, networking e muitos feedbacks positivos. Na saída da FINIT, uma pessoa me parou. Sua fala me emocionou: “Vocês foram sensacionais, me senti inspirado pela história e negócio de vocês!”. Tem algo melhor do que isso?
Lições de empreendedorismo
Algumas lições de empreendedorismo que tivemos nesses dois dias de evento e que não poderíamos deixar de repassar:
Espírito de equipe
Esse é um dos valores do Opinion Box e faz parte do dia a dia da nossa empresa. E sem espírito de equipe, nada disso teria acontecido. Para participar do 100 Open Startups, nós já havíamos aprendido que em dupla é muito mais eficaz.
Além de poder atingir mais pessoas e fazer mais conexões, é importante dividir essa experiência intensa com mais alguém.
A experiência também me fez valorizar mais ainda todo o esforço que o time do Opinion Box tem feito para criar uma empresa espetacular. E se não tivéssemos a serenidade que todo o trabalho continuaria sendo realizado e entregue, pelo nosso time no escritório, tudo seria muito mais difícil.
Preparação
Foram três dias em que fomos bombardeados com perguntas diversas, por pessoas de diferentes áreas e mercados. Pessoas que queriam saber mais, pessoas que não estavam interessadas em nos ouvir, pessoas extremamente simpáticas e outras nem tanto, pessoas com dúvidas fáceis e outras que nunca haviam nos sido perguntadas.
É preciso estar preparado e conhecer o seu mercado e o seu negócio muito bem. Não tenha pressa na hora de responder e seja sempre claro e objetivo. Mostrar a paixão que você tem pelo seu negócio ajuda a encantar o seu interlocutor.
Improviso
Quem quer entrar no mundo do empreendedorismo, ou quem já está nele, precisa aprender a lidar com improviso. Empreendedorismo é uma caixinha de surpresas, e quando elas são tão positivas assim é que sentimos a recompensa. Afinal, a qualquer momento, você pode fisgar uma oportunidade. E vai que nessa pescaria, ao invés de um peixe, vem um tubarão!
Para fechar, a Camila Farani e o Caito Maia também tem excelentes dicas para empreendedores que querem conquistar investidores. Assista no vídeo abaixo: