Saber contar boas histórias com dados faz toda a diferença, especialmente nos dias de hoje, em que estamos cercados de dados a todo tempo. Quem nunca se perdeu em uma apresentação cheia de números, gráficos e tabelas? A verdade é que usar dados junto de narrativas envolventes aproxima as pessoas, facilita a comunicação e transforma relatórios, os deixando muito mais robustos, além de simples números. E para ajudar nessa tarefa, você pode contar com o data storytelling.
Em vez de apenas trabalhar com números, a técnica do data storytelling conta histórias a partir dos dados. É como dar vida às informações, criando narrativas claras que ajudam o público a entenderem e se conectarem com os dados apresentados. Quando os dados ganham contexto, eles deixam de ser apenas informações isoladas.
Neste artigo, vamos falar mais sobre como transformar dados em histórias envolventes, que realmente conectam pessoas e impulsionam resultados. Vale a pena ler!
O que é data storytelling?
Data storytelling é a técnica de usar dados e informações para construir narrativas que envolvem e engajam. Em vez de apenas apresentar números, essa prática conecta fatos e histórias, tornando os dados mais acessíveis e memoráveis. Podemos combinar informações, gráficos, números e textos, para criar histórias que gerem mais conexão, para quem quer que esteja visualizando.
O data storytelling é muito interessante de ser usado nas áreas de tecnologia, marketing e pesquisas de mercado, onde saber contar histórias é fundamental para engajar equipes, clientes e parceiros. As empresas que utilizam essa técnica ao apresentar relatórios e resultados, conseguem transmitir mensagens que impactam e que influenciam muito decisões.
Exemplo de data storytelling
Para exemplificar melhor, na prática, como funciona o data storytelling, vamos olhar para um dado apresentado no nosso infográfico Frete e entregas no e-commerce 2025. Um dos pontos principais apresentados foi o custo do frete na decisão de compra do consumidor, um dado super importante para empresas que vendem pela internet.
Após o gráfico principal, o número em destaque sobre o frete caro é mostrado de maneira bem clara e visual, facilitando a compreensão do impacto real dessa informação. Mas o melhor do data storytelling é que ele não se limita a números. A partir desse dado, conseguimos entender que o custo do frete tem um peso enorme na decisão de compra. E é por isso que, em nossos relatórios, sempre procuramos conectar dados com insights úteis para que as empresas possam usar essas informações para tomar decisões mais estratégicas.
O objetivo é transformar os dados em algo mais do que uma simples estatística, mas sim em uma história que pode realmente ajudar as empresas e gestores a entender o comportamento do consumidor e melhorar suas ofertas, como, por exemplo, oferecer frete grátis ou um valor mais competitivo.