Como reduzir custos de uma empresa com pesquisa de mercado

Pedro D'Angelo
Como reduzir custos de uma empresa com pesquisa de mercado

Fazer pesquisas de mercado pode ser uma estratégia ótima para reduzir custos nas empresas. Com dados de pesquisa é possível tomar decisões mais acertadas sobre os negócios, evitando gastos desnecessários e otimizando a forma de gerenciar recursos.

Decisões tomadas com base em dados vão garantir que qualquer empresa perca menos dinheiro. Otimizando o marketing, melhorando processos operacionais e mudando estratégias é possível economizar, evitar cortes desnecessários e até gerar mais receita!

Descubra como as pesquisas vão ajudar a reduzir custos de forma inteligente e sem atitudes drásticas:

Como reduzir custos com pessoal

Quando falamos em reduzir custos com pessoal, muitos podem assumir que a ideia é cortar o quadro de funcionários. Por outro lado, a ideia aqui é o contrário disso!

Um problema que muitas empresas enfrentam é alta rotatividade de profissionais. O índice de funcionários que entra e sai de uma organização é chamado de turnover, e essa dica é justamente para minimizar o impacto dele.

Uma forma eficiente de combater o turnover é agir antes que os funcionários se tornem insatisfeitos o bastante para sair. Para isso, pesquisas de clima organizacional vão ajudar.

Profissionais de RH e gestores devem sempre buscar formas de manter um bom clima organizacional, com os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e com o ambiente de trabalho como um todo.

Por isso, vale sempre ouvir os colaboradores para entender suas expectativas, satisfação com o trabalho e evitar que eles se sintam inclinados a deixar a empresa. Dessa forma se evita a rotatividade de funcionários e os gastos que isso acarreta para a empresa – além, claro, de fortalecer a cultura organizacional.

Como otimizar os gastos de marketing

Antes de mais nada, dados de pesquisa servem para identificar e conhecer melhor os consumidores. Dessa forma, os investimentos em marketing são mais bem direcionados e eficazes.

Direcionar esforços para o público certo é só o primeiro passo para gastar menos com marketing. Pesquisas de mercado também oferecem a chance de testar campanhas e estratégias antes de elas serem veiculadas.

Fazer uma pesquisa de teste de campanha evita uma série de problemas. Em primeiro lugar, é a forma de barrar campanhas e peças equivocadas, que podem ser rejeitadas pelo público. Publicidade rejeitada é um perigo pois pode significar baixa nas vendas ou até danos à imagem da marca. As duas consequências têm impacto direto no financeiro das empresas e por isso precisam ser evitadas a todo custo.

Não necessariamente para reduzir gastos, uma pesquisa de recall de campanha também pode ser útil para a estratégia de marketing de outra forma. Esse tipo de pesquisa existe para medir a lembrança e o impacto (positivo ou negativo) das campanhas veiculadas por uma marca.

Como melhorar o processo de vendas

Uma outra forma de reduzir custos é otimizar o processo de vendas de um negócio. Muitas empresas gastam tempo, esforços e recursos com estratégias de vendas e prospecção de clientes.

Da mesma forma que a estratégia de marketing, um planejamento de vendas baseado em dados oferece vantagens competitivas essenciais para reduzir custos. Antes de investir em qualquer ação de vendas e prospecção de clientes, levante informações. Estude a concorrência, o mercado e os hábitos dos consumidores, sempre, para te poupar tempo e dinheiro.

Como evitar prejuízos de produção

Uma verdadeira tragédia para as empresas é quando elas produzem algo que ninguém quer comprar. Produtos “encalhados” significam tempo e recursos perdidos, o que resulta em um prejuízo enorme para qualquer negócio.

Para evitar esse tipo de situação, novamente as pesquisas de mercado entram em cena. Antes de lançar qualquer novidade, faça um teste para avaliar a aceitação do produto. As pesquisas de teste de produto, conceito, definição de preço e embalagem, por exemplo, são ótimas formas de minimizar riscos antes de iniciar qualquer produção. Tome a decisão de oferecer algo ao público apenas quando tiver o máximo de certeza de que os consumidores vão se interessar.

Como reduzir custos com aquisição de clientes

A dica aqui é unir algumas das dicas e estratégias acima. Em primeiro lugar, melhor a estratégia de marketing vai fazer com que a aquisição de clientes seja um problema menor. Escolher os canais certos e aplicar as melhores campanhas de marketing e publicidade são o primeiro passo para chegar lá.

Por fim, o que vai ajudar de verdade a reduzir custos com aquisição de clientes é investir na fidelização dos seus clientes. Todo mundo no mercado já sabe – ou deveria saber – que conquistar um cliente sai muito mais caro que manter um cliente fiel.

Trabalhar com a fidelização de clientes, então, é uma forma direta de reduzir custos. E para conseguir clientes fiéis, a alternativa é trabalhar bem as estratégias de marketing de relacionamento.

O Marketing de relacionamento envolve toda ação executada com o objetivo de criar e manter um bom relacionamento com seu cliente. A estratégia envolve ações de branding, prospecção e fidelização do cliente. E o melhor: marketing de relacionamento não custa caro! Pelo contrário, criar e manter um bom relacionamento com os clientes requer muito mais um investimento em cultura e posicionamento da empresa do que um gasto financeiro.

Aprenda tudo o que você precisa para implementar um bom marketing de relacionamento.

Vantagens da pesquisa online

As pesquisas online representam uma forma de cortar gastos passando por todos os pontos acima. Mais do que as pesquisas tradicionais, pesquisas de mercado online são uma forma de economizar pois custam bem menos que os outros métodos.

Uma pesquisa online, além de ainda ser confiável, pode custar bem pouco. Conheça a plataforma de pesquisa do Opinion Box e descubra. Cadastre-se gratuitamente e descubra a melhor opção para te ajudar a reduzir custos no seu negócio.

Também poderá gostar de: