Como definir o público da sua pesquisa de mercado online – passo a passo

Pedro D'Angelo
Como definir o público da sua pesquisa de mercado online   passo a passo

Para que a sua pesquisa de mercado tenha sucesso, o planejamento de cada uma das etapas deve ser elaborado com muito cuidado. Além de criar um questionário com perguntas concisas, claras e focadas em um objetivo, é muito importante também que você tenha certeza de como definir o público da sua pesquisa de mercado.

Pensando nas pesquisas de mercado online, definir o público não é difícil, mas requer cuidados. Existem várias formas de entrevistar o seu público-alvo e uma escolha errada pode inviabilizar sua pesquisa. Para acertar em cheio, veja um passo a passo completo sobre o tema.

Siga as etapas abaixo para ter certeza de que vai coletar as entrevistas de quem importa de verdade para o objetivo do seu estudo.

Como definir público da pesquisa de mercado: passo a passo

1. Relação com o objetivo da pesquisa

O primeiro passo de qualquer decisão é relacioná-la ao objetivo do seu projeto. No caso da pesquisa de mercado, todo estudo deve ter um objetivo claro. É em torno dele que será criado o questionário de pesquisa e, em paralelo, definido o público.

Antes de pensar em como definir o público da pesquisa, certifique-se então de ter um objetivo claro e bem definido. Qual é a pergunta central que sua pesquisa deve responder?

Alinhe o objetivo da pesquisa com as perguntas que irão para o questionário e, claro, tendo em mente as pessoas que vão responder a elas.

2. Seus próprios contatos x Painel de Consumidores

Uma questão central na hora de definir o público é entender se a pesquisa deve ir para seus contatos ou se é melhor contratar entrevistas.

A resposta para essa escolha vai depender do tipo de pesquisa. 

Alguns questionários serão exclusivos para contatos que você já tem, como as pesquisas de satisfação. Como essas pesquisas vão para clientes, não resta dúvidas.

Pesquisas que pedem para avaliar outros aspectos de um negócio, estratégia ou produto já precisam ser pensadas de forma diferente. Imagine, por exemplo, que você vai testar a aceitação de um produto novo no mercado. Caso realize uma pesquisa com conhecidos seus, pode ser que eles avaliem de forma enviesada, com base no que já pensam sobre você. Assim, podem dar opiniões muito positivas apenas por te conhecerem e, na hora de lançar o produto no mercado, os consumidores reais podem discordar.

Já um Painel de Respondentes oferece consumidores neutros, que não tem envolvimento prévio com você e seu negócio. Por isso, se quiser avaliações honestas de pontos que precisam refletir a ideia do seu consumidor, contratar entrevistados deve ser a melhor opção.

Quando usar o painel de Consumidores Opinion Box

No Opinion Box, nós disponibilizamos um painel com mais de 1 milhão de usuários de diferentes perfis de todo o Brasil prontos para responder às suas pesquisas. Por lá é possível enviar questionários com diversas opções de filtros como localização, faixa etária e classe social para que você fale com quem realmente te interessa.

O painel de respondentes é uma ótima opção para fazer de desenvolvimento de produtos (testes de conceito, escolha do nome, teste de embalagens etc) com consumidores potenciais. Ele também é uma poderosa ferramenta para compreender os comportamentos, hábitos, preferências e opiniões do seu público.

Conheça o Painel do Opinion Box aqui!

3. Forma de disparo da pesquisa

Continuando o passo anterior, vamos pensar em como o questionário da pesquisa vai chegar até o respondente.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você fará a sua pesquisa utilizando o nosso Painel de Consumidores. Você cria o seu questionário em nossa ferramenta e escolhe o público-alvo que vai responder a pesquisa.

A vantagem dessa opção é que ela oferece um menor custo para pequenas e médias empresas que querem tomar decisões seguras.

Quer entender de uma vez por todas o fluxo que você deve seguir para escolher seu público?

Baixe nosso infográfico que vai te guiar até o público ideal. É só clicar no banner abaixo!

4. Filtros do questionário

Outro ponto fundamental é considerar todo tipo de filtro na hora de definir o público da pesquisa. Filtros são usados para caracterizar o público-alvo da sua pesquisa e simbolizam todos os critérios que o respondente deve atender para estar apto a responder uma pesquisa.

Se quiser realizar uma pesquisa sobre mercado de produtos infantis, por exemplo, você precisa de filtros que direcionem a pesquisa apenas para pais e mães. Por isso, na hora de disparar uma pesquisa ou cotar um estudo com uma empresa.

Novamente, os filtros devem ser determinados de acordo com o objetivo da pesquisa e com as perguntas do questionário. Liste todos os critérios que devem ser atendidos pelos respondentes, transforme-os em perguntas e defina, de uma vez por todas, quem é o público ideal do seu estudo.

Os filtros mais comuns e fáceis de se aplicar são os sociodemográficos. Isso quer dizer que definir o público da pesquisa fica muito mais fácil quando você precisa separar os respondentes apenas por sexo, faixa etária, classe social ou local onde moram.

Além disso, porém, algumas pesquisas podem requerer filtros comportamentais, de preferência, de hábitos e costumes. É o caso de pesquisas que devem falar apenas com pessoas que compram determinados produtos, têm certos hábitos ou detém o poder de decisão sobre as compras da casa.

Exemplos de filtros comuns:

Se você quer abrir um pet shop, por exemplo, só deverá falar com homens e mulheres donos de pets e que sejam responsáveis pelas compras de produtos voltados para os animais.

Para fazer uma pesquisa sobre um novo aplicativo, entreviste apenas usuários de smartphones.

Caso seu produto seja voltado apenas para mulheres, tenha certeza de que nenhum homem responda ao questionário.

Seguindo essas regras e exemplos, fica mais fácil entender exatamente com quem você deve falar na sua pesquisa de mercado. Para aprender a dar os próximos passos e ter uma visão completa de como fazer pesquisas de mercado, não deixe de baixar o nosso Guia de Pesquisa de Mercado Online. É só clicar no banner abaixo!

E se tiver dúvidas sobre públicos de pesquisa e como criar o seu, não deixe de falar com a gente. É só entrar em contato aqui!

Também poderá gostar de: