Para que a sua pesquisa de mercado tenha sucesso, o planejamento de cada uma das etapas deve ser elaborado com muito cuidado. Além de criar um questionário com perguntas concisas, claras e focadas em um objetivo, é muito importante também que você tenha certeza de como definir o público da sua pesquisa de mercado.
Pensando nas pesquisas de mercado online, definir o público não é difícil, mas requer cuidados. Existem várias formas de entrevistar o seu público-alvo e uma escolha errada pode inviabilizar sua pesquisa. Para acertar em cheio, veja um passo a passo completo sobre o tema.
Siga as etapas abaixo para ter certeza de que vai coletar as entrevistas de quem importa de verdade para o objetivo do seu estudo.
Como definir público da pesquisa de mercado: passo a passo
1. Relação com o objetivo da pesquisa
O primeiro passo de qualquer decisão é relacioná-la ao objetivo do seu projeto. No caso da pesquisa de mercado, todo estudo deve ter um objetivo claro. É em torno dele que será criado o questionário de pesquisa e, em paralelo, definido o público.
Antes de pensar em como definir o público da pesquisa, certifique-se então de ter um objetivo claro e bem definido. Qual é a pergunta central que sua pesquisa deve responder?
Alinhe o objetivo da pesquisa com as perguntas que irão para o questionário e, claro, tendo em mente as pessoas que vão responder a elas.
2. Seus próprios contatos x Painel de Consumidores
Uma questão central na hora de definir o público é entender se a pesquisa deve ir para seus contatos ou se é melhor contratar entrevistas.
A resposta para essa escolha vai depender do tipo de pesquisa.
Alguns questionários serão exclusivos para contatos que você já tem, como as pesquisas de satisfação. Como essas pesquisas vão para clientes, não resta dúvidas.
Pesquisas que pedem para avaliar outros aspectos de um negócio, estratégia ou produto já precisam ser pensadas de forma diferente. Imagine, por exemplo, que você vai testar a aceitação de um produto novo no mercado. Caso realize uma pesquisa com conhecidos seus, pode ser que eles avaliem de forma enviesada, com base no que já pensam sobre você. Assim, podem dar opiniões muito positivas apenas por te conhecerem e, na hora de lançar o produto no mercado, os consumidores reais podem discordar.
Já um Painel de Respondentes oferece consumidores neutros, que não tem envolvimento prévio com você e seu negócio. Por isso, se quiser avaliações honestas de pontos que precisam refletir a ideia do seu consumidor, contratar entrevistados deve ser a melhor opção.
Quando usar o painel de Consumidores Opinion Box
No Opinion Box, nós disponibilizamos um painel com mais de 150 mil consumidores de diferentes perfis de todo o Brasil prontos para responder às suas pesquisas. Por lá é possível enviar questionários com diversas opções de filtros como localização, faixa etária e classe social para que você fale com quem realmente te interessa.
O painel de respondentes é uma ótima opção para fazer de desenvolvimento de produtos (testes de conceito, escolha do nome, teste de embalagens etc) com consumidores potenciais. Ele também é uma poderosa ferramenta para compreender os comportamentos, hábitos, preferências e opiniões do seu público.
Conheça o Painel do Opinion Box aqui!
3. Forma de disparo da pesquisa
Continuando o passo anterior, vamos pensar em como o questionário da pesquisa vai chegar até o respondente.
Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você fará a sua pesquisa utilizando o nosso Painel de Consumidores. Você cria o seu questionário em nossa ferramenta e escolhe o público-alvo que vai responder a pesquisa.
A vantagem dessa opção é que ela oferece um menor custo para pequenas e médias empresas que querem tomar decisões seguras.
Quer entender de uma vez por todas o fluxo que você deve seguir para escolher seu público?
Baixe nosso infográfico que vai te guiar até o público ideal. É só clicar no banner abaixo!