Como calcular o Net Promoter Score e as vantagens dessa pesquisa para seu negócio

Pedro D'Angelo
Como calcular o Net Promoter Score e as vantagens dessa pesquisa para seu negócio

O Net Promoter Score, ou NPS, é uma pesquisa muito simples mas que faz toda a diferença. Essa sigla representa uma metodologia mundialmente usada para ajudar empresas a medir a satisfação e a lealdade dos seus clientes.
Aqui no blog nós sempre listamos o Net Promoter Score quando falamos da importância de trabalhar a satisfação do consumidor. E agora vamos te ajudar a calcular o seu da forma mais simples e rápida possível.

Além disso, continue lendo também para descobrir o que fazer depois de calcular seu Net Promoter Score. Afinal, não adianta coletar dados importantes e não analisá-los corretamente!

O que é Net Promoter Score e para que serve?

O Net Promoter Score (NPS), como falei ali em cima, é uma metodologia de pesquisa muito usada para medir a lealdade e satisfação do cliente.

Ele prevê o crescimento de uma empresa com base em duas coisas: satisfação do cliente e a probabilidade de uma recomendação positiva de um consumidor para o outro.

Todo tipo de empresa, principalmente (e mais recentemente) os e-commerces, analisam os números para calcular seu NPS, mas eles realmente estão fazendo isso certo?

Existem várias ferramentas e métodos que você pode usar para o cálculo rápido e fácil do NPS. A seguir, veja como calcular o seu Net Promoter Score com uma conta muito fácil.

Como calcular o Net Promoter Score

Tudo começa com uma pergunta para seus clientes: “Qual a probabilidade de você recomendar esta empresa, produto ou serviço a um amigo ou colega?”.

Esta pergunta é respondida com uma escala de 0 (altamente improvável) a 10 (altamente provável), geralmente apresentada no formato de escala.

A partir daí, as respostas são agrupadas assim:

  • Clientes promotores: respostas de 9 a 10.
  • Clientes neutros: respostas de 7-8.
  • Clientes detratores: respostas de 0 a 6.

Para obter sua pontuação de Net Promoter Score, subtraia a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.

De forma bem simples, é só fazer a conta:

%Promotores – %Detratores = NPS

Por exemplo, se você tivesse 100 notas, sendo 60 Promotores (Promotores = 60%) e 20 Detratores (Detratores = 20%), esta fórmula se tornaria:

60 – 20 = Uma pontuação de net promoter score de 40.

Fácil, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que a metodologia não ofereça vantagens muito importantes para sua empresa. E nem que o trabalho para por aqui!

O que fazer com os resultados? As vantagens do NPS na prática

O NPS é uma pesquisa que você pode enviar para seus clientes por e-mail, por exemplo, logo após uma compra. Além dessa situação, que é a mais comum, também podemos usar NPS para avaliar o atendimento de uma loja ou qualquer outro contato ou experiência do cliente com uma marca.

Até aqui já ficou claro como é fácil calcular o Net Promoter Score. Mas e depois, o que deve acontecer?

Antes de mais nada, vamos recapitular algumas vantagens que só quem sabe o seu NPS tem.

Saber exatamente a opinião do consumidor

O NPS é usado em todo o mundo para medir a satisfação do cliente. Assim, é possível saber o que os clientes pensam de você. Além disso, a pesquisa mostra claramente a probabilidade de um cliente recomendar seu produto ou serviço a outra pessoa. Em outras palavras, ele mede suas chances de obter novos negócios e, o mais importante, conseguir recorrência.

Ganhar clientes recorrentes

É fato que custa mais cato adquirir um novo cliente do que reter um consumidor existente. E é justamente por isso que pesquisas de satisfação com o a de NPS são essenciais. Se você sabe exatamente o que funciona, o que pode melhorar e o que o consumidor diz sobre você, é muito mais fácil oferecer o que falta a ele para que volte a comprar, mesmo que partindo de uma pesquisa com apenas uma perguntinha.

NPS para analisar a concorrência

O NPS é usado em todo o mundo em todos os segmentos possíveis, permitindo que qualquer empresa que o utilize se compare a outras organizações, não importando onde estejam no mundo. Assim, claro que fica a possibilidade de descobrir sua nota para fazer uma boa análise da concorrência, não é mesmo?

Essas são só algumas vantagens de ter a pontuação do seu NPS em mãos. E para finalizar esse texto, falta falarmos sobre o que você pode fazer com os dados para obter benefícios como esses. Vamos a algumas dicas do que você pode – e deve – fazer depois de ouvir a opinião do seu cliente.

Encontrar oportunidades de melhoria

O NPS pode dar um bom choque de realidade para as empresas. De forma muito simples, a pesquisa é uma das melhores maneiras de aprender o que os clientes realmente pensam e avaliar o desempenho de sua empresa como um todo. Com os resultados da pesquisa, é possível ver o que funciona e, principalmente, o que está puxando o índice para baixo. E claro, assim você verá o caminho para melhorar seu serviço ou suas entregas.

Melhorar ainda mais a experiência do consumidor

Customer experience é assunto sério e aqui no Opinion Box nós fazemos questão de sempre relembrar isso. O cliente só fica realmente satisfeito quando consegue viver uma experiência tranquila e amigável com as marcas que os atendem e das quais ele compra.

E o Net Promoter Score pode ser o primeiro passo que seu negócio dá nessa direção. Como um canal para conversar com seu consumidor, essa metodologia pode ser o primeiro passo para oferecer experiência incríveis para o seu público.

Tudo o que você leu até agora é um resumo das principais vantagens que o levantamento do Net Promoter Score promove. O assunto não para por aqui e, se quiser aprender mais, clique no banner abaixo e leia nosso ebook sobre NPS.

Caso já esteja seguro e queira entender como aplicar na prática a sua própria pesquisa, fale com a gente. O Opinion Box tem as soluções mais completas (e acessíveis!) para quem quer entender melhor seu consumidor. Converse com nossa equipe aqui para entender melhor como te ajudaremos.

Também poderá gostar de: