5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado

Daniela Schermann
5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado

É fácil pensar em exemplos de filmes e séries para publicitários, administradores e empreendedores. Mas se você pensa que a ficção não fala muito sobre pesquisa de mercado, veja a seguir cinco séries fantásticas que ensinam muito sobre pesquisa.

São diferentes temas, épocas e estilos, mas todas tem em comum o comportamento do consumidor e a pesquisa de mercado:

The Good Wife

5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado

Se você nunca ouviu falar dessa série, não se engane pelo nome. Esta não é uma série sobre mulheres desesperadas, mães de família ou dramas familiares – ou pelo menos esse não é o tema central. Aqui você vai ver personagens nada bonzinhos, muita trama política, excelentes casos jurídicos e cases de pesquisa sensacionais.

Sem dar spoilers, há diferentes momentos da série em que personagens em campanhas políticas recorrem a pesquisas quantitativas e qualitativas para entender o que a opinião pública pensa sobre seus candidatos. Os episódios retratam muito bem como as decisões são tomadas em cima dos resultados, na maioria das vezes correndo contra o relógio.

Quando: A sétima temporada estreia no dia 4 de outubro nos EUA.
Onde: No Brasil, a série é exibida no canal Universal Channel. As cinco primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.

Recomendado para você: O inverno está chegando: vencendo no mundo dos negócios com pesquisa de mercado e Game of Thrones

House of Cards

5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado

Frank Underwood (Kevin Spacey) é frio, implacável e provavelmente um dos maiores estrategistas que a ficção já criou. Para quem souber se distanciar da falta de escrúpulos e de limites éticos do político, é possível aprender muitas lições de planejamento e estratégia com o senador norte-americano.

Mais do que isso, pouca gente sabe que a própria série é fruto de um trabalho de pesquisa e big data da própria Netflix. Ao decidir produzir sua primeira série própria, o serviço de streaming vasculhou o seu acervo e os hábitos de consumo de seus usuários e identificou então alguns padrões interessantes: um dos gêneros mais assistidos eram dramas políticos, a série não-americana mais assistida era a produção britânica House of Cards, um dos atores mais procurados era o Kevin Spacey e entre os diretores, David Fincher era um dos nomes mais buscados.

Decidiu-se então unir esses quatro elementos, e surgiu uma das séries mais aclamadas, com 2 Globos de Ouro, 1 Emmy e mais de 30 indicações nessas duas premiações.

Quando: A quarta temporada estreia em 2016.
Onde: As três primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.

Masters of Sex

5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado

Pesquisa de mercado está diretamente relacionada ao estudo do comportamento humano. E quando este estudo é sobre os comportamentos sexuais? Este é o tema da série Masters of Sex, que conta a história do ginecologista William Masters e sua assistente Virginia Johnson.

Inspirado em um estudo real da década de 50 sobre o comportamento sexual, o programa tem tudo do mundo da pesquisa: as dificuldades para conseguir verba para um projeto arrojado, o cuidado com a confidencialidade dos participantes, os desafios de se ter uma amostra representativa, dados, insights, toneladas de questionários e muitas descobertas relevantes. E também tem tudo que uma boa série precisa: ótimos personagens, uma história interessante, e muitas tramas e intrigas bem elaboradas. Uma verdadeira aula de pesquisa que vale a pena assistir.

Quando: A terceira temporada está em exibição nos EUA pelo canal Showtime.
Onde: No Brasil, a série é transmitida pelo canal HBO.

Mad Men

5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado

Publicidade e pesquisa de mercado sempre andaram lado a lado. Por isso, é evidente que uma série que retrata o dia a dia de uma agência de publicidade também vai trazer lições e cases interessantes sobre pesquisa.

Ao contar a trajetória do diretor de criação Don Draper (Jon Hamm), a série narra também a história da publicidade na década de 60 em Nova York, e traz alguns conceitos importantes para quem trabalha com pesquisa: teste de produto, hábitos de consumo, comportamento do consumidor e pré-teste de campanha, entre outros. O próprio Don Draper traz ótimos ensinamentos de marketing, mostrando como é importante conhecer seu público-alvo e como pensar fora da caixa é fundamental.

A série, aclamada pela crítica e figurinha carimbada em premiações, merece destaque pela reconstrução da época e por mesclar ficção e realidade com maestria. Ao longo dos episódios, vemos como os personagens se adaptam às novas tecnologias que surgiram no período, assistimos à chegada do homem a lua, importantes fatos históricos e políticos e também casos de publicidade de marcas famosas, como Lucky Strike e Coca-Cola.

Quando: Após sete temporadas, a série chegou ao fim em maio deste ano.
Onde: No Brasil, a série é exibida pelo canal HBO. As seis primeiras temporadas e metade da sétima estão disponíveis na Netflix.

Silicon Valley

5 séries de TV para quem faz pesquisas de mercado

O que fazer quando você tem uma ideia genial para um negócio, consegue elaborar um produto cheio de potencial, mas não tem a mínima ideia do que fazer a seguir? É o que a comédia Silicon Valley está mostrando. A história da sitcom gira em torno de um grupo de programadores que está fundando uma startup no Vale do Silício, nos Estados Unidos – a casa das empresas relacionadas às novas tecnologias.

Na série, as situações mais engraçadas estão relacionadas justamente a essa falta de planejamento dos fundadores do Pied Piper, uma plataforma de compactação de dados com um algoritmo revolucionário. A equipe do novo empreendimento não conhece bem as oportunidades do seu mercado, não sabe lidar com a concorrência, e por aí vai. O exemplo, nesse caso, está relacionado justamente ao fato dos fundadores da startup não fazerem pesquisa e, assim, passarem muitas dificuldades na hora de guiar o próprio negócio. Enquanto a falta de planejamento garante risadas, ela é um exemplo óbvio a não seguir no mundo real.

Quando: A segunda temporada da série terminou em junho. Já renovada para a terceira temporada, Silicon Valley volta no ano que vem.
Onde: No Brasil, a série é exibida pelo canal HBO.

E se você gosta de programas de TV, com certeza vai gostar de saber o que o Masterchef Brasil pode te ensinar sobre pesquisa de mercado.

Também poderá gostar de: