5 forças de Porter: saiba como aplicar no seu negócio!

Maria Luísa Andrade
5 forças de Porter: saiba como aplicar no seu negócio!

Se você está começando um negócio ou já tem a sua empresa, as 5 forças de Porter são uma ótima ferramenta para entender a competitividade em relação aos concorrentes. Ao aplicar essa metodologia, você vai obter insights valiosos para compreender melhor o o mercado competitivo e identificar oportunidades. 

Neste post, vamos explorar cada uma das 5 forças de Porter, mostrando como analisá-las de forma eficiente. Além disso, vou te contar como você pode potencializar ainda mais os seus resultados. Leia o post e descubra como as 5 forças de Porter podem impulsionar o sucesso do seu negócio.

O que são as 5 forças de Porter? 

As cinco forças de Porter são um modelo estratégico desenvolvido por Michael Porter, professor e teórico da Harvard Business School. Esse modelo tem como objetivo analisar a competitividade e a atratividade de um mercado, produto ou serviço específico, permitindo identificar os fatores-chave que afetam a lucratividade e determinar sua posição competitiva em relação aos concorrentes.

De acordo com Porter, ao aplicar as 5 forças, você será capaz de compreender melhor o ambiente em que seu negócio está inserido, avaliar a dinâmica competitiva e identificar oportunidades estratégicas para se destacar no mercado.

Para que servem as 5 forças de Porter?

Através das 5 forças de Porter você pode medir a atratividade de um setor, produto ou serviço. Dessa forma, é possível avaliar as opções de investimento e também a competitividade do mercado. Assim, entendendo a atratividade do setor, você poderá identificar áreas potencialmente lucrativas para investir ou direcionar recursos.

Além disso, com essa análise você será capaz de tomar decisões mais assertivas no seu negócio. Também, será possível identificar possíveis vantagens competitivas que sua empresa possa desenvolver com relação aos seus concorrentes. 

Quais são as 5 forças de Porter? 

Ao analisar essas cinco forças, as empresas podem entender melhor o ambiente competitivo em que operam, identificar oportunidades e ameaças, e desenvolver estratégias para enfrentar os desafios específicos da indústria. Por isso, vou te explicar como funciona cada uma delas.

1. Rivalidade entre os concorrentes

A primeira das 5 forças de Porter analisa a intensidade da competição entre as empresas já estabelecidas no mercado. Ou seja, qual o número e o potencial dos seus concorrentes.  Ela é fundamental pois ao conhecer a intensidade da rivalidade entre os concorrentes, você poderá adotar estratégias para diferenciar os seus produtos e até a segmentação de mercado. 

Para avaliar isso, você deve considerar quantos concorrentes você tem, quem são eles e como a qualidade do produto deles se compara ao seu. Porter ressalta que um segmento onde a rivalidade é intensa pode não ser muito atrativo, já que pode tornar mais fácil para fornecedores e compradores irem para outro lugar se sentirem que não estão fazendo um bom negócio com a sua empresa. 

2. Poder de barganha dos fornecedores

A segunda força de Porter, fala sobre o poder de negociação dos seus fornecedores. Por exemplo, se os fornecedores têm controle sobre os preços, qualidade ou fornecimento de insumos essenciais, eles podem impor condições desfavoráveis a sua empresa, reduzindo sua lucratividade.

Quanto mais fornecedores você tiver para escolher, mais fácil será mudar para uma alternativa mais barata. Mas se houver menos fornecedores e você depender muito deles

3. Poder de barganha dos compradores

Assim como os fornecedores, os compradores também são uma força que pode impactar o seu negócio. Se os seus compradores possuem muito poder de negociação, você pode estar tendo prejuízos. Quando você lida com apenas alguns clientes experientes, eles têm mais poder. 

4. Ameaça de novos entrantes

A quarta força analisa a facilidade ou dificuldade de novas empresas entrarem no segmento e competirem com o seu negócio. Pense comigo, se sua posição pode ser afetada pela capacidade de rivais em potencial de entrar em seu mercado, pode não ser tão atrativo.

Contudo, se você tiver uma posição favorável e um produto robusto, será difícil para outra empresa atingir o seu nível de competitividade.

5. Ameaça de produtos ou serviços substitutos

Por último, Porter também fala sobre a ameaça de substituição. Essa força fala sobre a probabilidade de seus clientes encontrarem outro produto ou serviço igual ao que você oferece. 

Potencialize seus resultados!

Por fim, se você deseja maximizar os resultados com a metodologia das 5 forças de Porter, a pesquisa de mercado pode se tornar uma grande aliada, proporcionando ainda mais insights em cada uma das forças.

Além de ajudar na identificação dos principais concorrentes, a pesquisa de mercado é fundamental para uma compreensão mais aprofundada do ambiente competitivo. Também, pode ser útil para a identificar oportunidades e ameaças relevantes para embasar a tomada de decisões estratégicas relacionadas à competitividade da sua empresa. 

Entre em contato com o nosso time e aproveite o potencial dessa ferramenta para impulsionar o sucesso do seu negócio. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas para fazer a sua pesquisa de mercado!

Também poderá gostar de: