9 TEDs inspiradores para quem faz pesquisa de mercado

Daniela Schermann
9 TEDs inspiradores para quem faz pesquisa de mercado

Espalhar ideias. Essa é a missão do TED, o maior evento mundial de conferências, que foi criado em 1984, inicialmente para falar de Tecnologia, Entretenimento e Desgn, e hoje reúne palestras curtas (normalmente 18 minutos ou menos) e inspiradoras sobre qualquer tema. Inclusive aqueles que fazem parte do dia a dia de um profissional de pesquisa de mercado e de marketing.

Eu separei 9 TEDs que tratam de temas relacionados ao universo da pesquisa, como estatística, comportamento do consumidor, diferença de gêneros e como detectar mentiras.

Não perca essa seleção imperdível e divirta-se.

“As melhores estatísticas que você já viu”, Hans Rosling

Esse TED é fundamental para quem não entende a importância dos dados ou não enxerga a beleza que existe por trás de gráficos, números e estatísticas.

O sueco Hans Rosling conta histórias através da análise de dados e de datavisualization e desvenda alguns mitos sobre o mundo em desenvolvimento.

“Ensinem estatística antes de cálculo”, Arthur Benjamin

Ainda não ficou convencido da importância da análise de dados e das estatísticas? Então veja o matemático Arthur Benjamin defender em menos de três minutos a ousada tese de como o ensino da matemática deveria ser realizado nas escolas na era digital.

“A matemática do amor”, Hannah Fry

Agora é a vez da matemática Hannah Fry mostrar, não apenas com dados, mas também com análises de comportamento e big data analytics, como agimos na hora de procurar pelo amor.

Além de dar dicas para quem quer encontrar o par perfeito, a palestra mostra como os seres humanos são previsíveis e repetem padrões.

“Como detectar um mentiroso”, Pamela Meyer

Essa é uma palestra bem útil para quem trabalha com pesquisas qualitativas. A autora Pamela Meyer explica que, diariamente, mentem para nós de 10 a 200 vezes. No entanto, existem técnicas e práticas para identificar essas mentiras.

“Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir”, Julian Treasure

Todos nós já tivemos aquela sensação de que as pessoas simplesmente não nos ouvem – seja ao tentar convencer seu chefe de que precisa de orçamento para um projeto, seja durante uma apresentação em público ou para passar uma demanda nova para a sua equipe.

Aqui, o especialista em sons Julian Treasure dá dicas essenciais, exercícios vocais e truques para se falar com empatia e ser ouvido.

“Como grandes líderes inspiram ação”, Simon Sinek

A gente adora o Simon Sinek e até temos aqui na parede do Opinion Box uma frase dele. Nesse TED, ele explica o que grandes líderes fazem de diferente (e aqui estamos falando de pessoas, empresas ou organizações líderes): As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz. Vídeo inspirador para qualquer gestor e para todos os profissionais de marketing.

Por que temos tão poucas líderes, Sheryl Sandberg

A COO do Facebook fala sobre a diferença de gêneros sob uma ótica muito realista e atual. Sheryl Sandberg fala sobre as distinções entre homens e mulheres especialmente no mercado do trabalho, mas podemos levar sua reflexão além e entender, por exemplo, porque em determinadas pesquisas as respostas dos homens e das mulheres não são iguais, ou porque em certas situações nos comportamos de formas tão diferentes. E ainda, refletir como o mundo seria se não houvesse tanta diferença assim.

“Se eu tiver uma filha…”, Sarah Kay

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância do Storytelling e a poetisa de palavras faladas Sarah Kay, durante o seu TED, nos mostra como ninguém a beleza de se contar uma boa história. Com sua voz doce, seus gestos, a entonação certa para cada expressão e as palavras escolhidas a dedo para prender nossa atenção, ela conta a história da sua metamorfose.

“O que os consumidores realmente querem”, Joseph Pine

O escritor Joseph Pine fala sobre comportamento do consumidor e, para isso, ele se volta para cada período econômico da história e mostra como os interesses dos consumidores mudaram em cada um deles.

Hoje, vivemos a economia de experiência, em que as empresas precisam se preocupar em criar algo realmente autêntico.

Sentiu falta de algum TED que serve como inspiração para quem faz pesquisa de mercado? Conte para a gente nos comentários.

Também poderá gostar de: