Quando fazer sua pesquisa de mercado com um painel de respondentes

Pedro D'Angelo
Quando fazer sua pesquisa de mercado com um painel de respondentes

Antes de mais nada, o que é um Painel de Respondentes? É uma base online de consumidores que se cadastram para participar de pesquisas de mercado.

Ao planejar uma pesquisa de mercado, uma etapa muito importante é a definição do público que irá responder sua pesquisa. Para decidir quem são as pessoas que vão receber o questionário, é preciso avaliar os objetivos da sua pesquisa.

Se você for realizar uma pesquisa de satisfação, entreviste seu mailing de clientes. Se for avaliar seu ambiente de trabalho, faça uma pesquisa de clima organizacional com seus colaboradores.

Mas caso sua pesquisa precise de resultados imparciais e representativos da sociedade ou de nichos e mercados específicos, a melhor opção é contratar um painel de respondentes. Nós já fizemos um infográfico para ajudá-lo a definir o público ideal da sua pesquisa. Se você ainda não conhece, baixe-o gratuitamente agora mesmo.

Pagar por entrevistas com consumidores anônimos é a forma de coleta de dados mais eficaz para ter resultados assertivos e confiáveis nos mais diversos tipos de pesquisa, como em um teste de produto ou em uma pesquisa de hábitos de consumo, por exemplo.

Vamos então responder algumas perguntas recorrentes sobre pesquisas com painéis de respondentes:

Quem receberá minha pesquisa?

Um painel de respondentes é composto por uma base de consumidores que correspondem aos mais diversos segmentos demográficos. No caso do Opinion Box, por exemplo, temos mais de 100 mil respondentes cadastrados em nosso Painel.

São pessoas de todos os estados e regiões do país e representando todas as faixas etárias, classes sociais, níveis de escolaridade e outros filtros sócio-demográficos. O perfil dos respondentes reflete o perfil dos internautas e usuários de smartphones brasileiros, de acordo com o PNAD/IBGE.

Ao contratar um determinado público, nós garantimos que apenas pessoas que atendem ao perfil da pesquisa receberão o convite para responder às suas perguntas. Além disso, nos comprometemos a finalizar qualquer coleta no Painel em até cinco dias úteis.

Painéis de respondentes são confiáveis?

Sim, você pode depositar sua confiança em uma pesquisa com consumidores anônimos. Pelo mundo afora, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, as pesquisas em painéis de consumidores já são totalmente consolidadas.

No Brasil, novos painéis vem surgindo a todos momentos, com cada vez mais empresas e agências aderindo a esse recurso. As principais vantagens são a velocidade dos resultados, os custos acessíveis e a facilidade de encontrar o público certo para cada pesquisa.

Ao escolher um painel de respondentes, é importante ficar atento às formas de auditoria e checagem que ele adota. No Painel do Opinion Box, todos os membros passam por várias etapas de cadastro e de verificação posterior de dados.

Ao realizar o cadastro, o participante nos fornece o seu CPF, que é auditado junto à Receita Federal para que não haja risco de fraudes. Outras medidas de segurança também são tomadas no momento inicial do cadastro. Nós fazemos a checagem do IP, da data e horário do cadastro e do email cadastrado em todos os cadastros. Além disso, nossos consumidores também tem seus dados cadastrais conferidos e atualizados regularmente.

O fato de ter a confidencialidade das respostas garantida também ajuda a garantir que os respondentes tenham mais liberdade ao dar sua opinião e, consequentemente, forneçam respostas mais honestas e verdadeiras.

E quanto custa uma pesquisa via painel de respondentes?

Com as ferramentas de pesquisa online, é possível fazer projetos com preços muito acessíveis e até mesmo gratuitamente. O valor por entrevista em um painel de respondentes também é mais baixo em relação a pesquisas por outras formas de coleta, como telefone ou presencialmente.

Para saber quanto custa uma pesquisa em nosso Painel, utilize o simulador de preços que calcula na hora o custo do seu projeto. Dessa forma, você pode fazer quantas simulações precisar até chegar no seu projeto ideal, que caiba no seu bolso.

As entrevistas no Painel de Respondentes custam a partir de 4 reais por entrevista. Os preços variam de acordo com o tamanho do questionário e os filtros de segmentação utilizados. Ou seja, quanto maior o questionário e quanto mais específico for o público, maior o preço da pesquisa. Simule online agora mesmo o preço da sua pesquisa de mercado.

Preciso de um filtro que não está disponível no Painel. Como faço?

Você pode filtrar ainda mais o público ideal da sua pesquisa por meio de perguntas dentro do questionário. Se você precisa selecionar entre seu público-alvo apenas consumidores que realizaram compras de determinado produto nos últimos seis meses, por exemplo, comece o questionário perguntando quando foi a última vez que o respondente consumiu aquele produto. Com a nossa função de lógica do questionário, você pode criar seus próprios filtros ao longo do questionário, eliminando da pesquisa quem não atende aos seus critérios.

Se você precisa de amostras mais específicas ou está na dúvida se o Painel de respondentes é a melhor opção para a sua pesquisa, fale com os nossos especialistas.

Também poderá gostar de:

Pesquisa de mercado: 17 motivos para fazer uma em 2017 Em clima de listas de fim de ano, resolvemos criar uma, não pensando no que passou, mas já de olho no ano que vai começa...
Ferramentas gratuitas para planejar sua pesquisa de mercado Quando começamos a planejar uma pesquisa de mercado, algumas dúvidas podem surgir: quanto vai custar essa pesquisa de me...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Aqui no Opinion Box, cuida de Projetos e Relacionamento com o Cliente. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail