Hacks de pesquisa de mercado: 13 dicas para fazer pesquisa de mercado online

Daniela Schermann
Hacks de pesquisa de mercado: 13 dicas para fazer pesquisa de mercado online

Separamos 13 hacks para fazer pesquisa de mercado online de forma mais rápida, fácil e com resultados ainda melhores. Confira!

Eu não me canso de repetir que fazer pesquisa de mercado online é mais fácil do que muita gente imagina.

Basta seguir quatro passos simples e dominar algumas técnicas, que qualquer pessoa pode fazer a sua pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.

Mas, para que você tenha ainda mais sucesso com a sua pesquisa de mercado, hoje eu vou ensinar alguns hacks de pesquisa de mercado.

Hacks?

Se o termo é novo para você, a gente explica. Existem vários usos para a expressão hack, inclusive algumas negativas, como o hacker de computador. Mas, em geral, hacks são truques, oportunidades ou funcionalidades pouco utilizadas que podem gerar bons resultados e mais rápidos.

Pense, por exemplo, em growth hacking. O growth hacking consiste em experimentos realizados no marketing digital com o objetivo de aumentar o crescimento. Ou seja, o profissional de growth hacking procura gatilhos ou brechas que, ao serem utilizadas, geram um crescimento acelerado.

Hacks para fazer pesquisa de mercado online

Os hacks de pesquisa de mercado são algumas dicas e truques simples que vão aumentar os seus resultados. São hacks para aumentar o seu número de respostas, melhorar a qualidade das entrevistas, facilitar a análise dos dados e aumentar a precisão dos dados.

Vamos nessa?

Hacks para criar um questionário de pesquisa

Uma das dicas mais importantes para quem quer fazer pesquisa de mercado online é: você precisa ter clareza de quais são os objetivos da sua pesquisa. Esse é o primeiro passo para fazer uma pesquisa.

O segundo é criar o seu questionário. Lembre-se que, quanto mais curto o questionário, mais chance dos entrevistados responderem a todas as perguntas.

Recomendado para você:  Piores práticas de pesquisa de mercado: 5 coisas que você não deveria fazer jamais

Além disso, existem outras técnicas simples que ajudam a tornar os questionários mais claros e objetivos:

#1. Faça um texto de introdução no questionário

Um texto simples e curto cumprimentando o entrevistado e contextualizando o tema da pesquisa ajuda a engajar o entrevistado.

Quer um exemplo?

“Olá! Muito obrigada pela sua participação. Hoje vamos conversar sobre hábitos alimentares.Vamos lá?”
Para usar textos de introdução na Plataforma do Opinion Box, basta inserir o campo “Texto” antes da primeira questão.

Hacks de pesquisa de mercado: 13 dicas para fazer pesquisa de mercado online  

#2. Varie os tipos de questão no seu questionário de pesquisa

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, nós oferecemos diferentes tipos de questão para criar o questionário. Isso não é à toa! Variar os tipos de questão facilita a análise dos dados e torna o questionário mais dinâmico e fácil para quem vai responder.

Assim, utilize sempre o tipo certo de pergunta. Por exemplo, se você vai perguntar a idade dos entrevistados, utilize o campo numérico e não o campo de texto. Se vai pedir a data de nascimento, utilize o campo data. Dessa forma você padroniza os resultados e consegue agrupá-los para serem analisados em conjunto.

#3. Utilize textos entre as questões

Os textos entre as questões ajudam a orientar o entrevistado. Se você vai mudar de assunto ou se vai falar sobre algo que requer uma explicação, pontue isso com um texto curto.

Outra forma interessante de utilizar o texto entre as questões é como forma de engajamento em questionários muito longos. Por exemplo, se seu questionário tem quarenta questões ou mais, coloque um pequeno texto na vigésima questão:

“Já chegamos na metade do questionário. Agradecemos muito o tempo que você está dedicando, sua participação é muito importante para nós” ou algo assim. Isso motiva o entrevistado a continuar respondendo e evita que ele desista da sua pesquisa.

#4. Peça para outra pessoa testar sua pesquisa de mercado

Assim como reler um texto ou um email, revisar uma apresentação de PowerPoint ou conferir os dados de uma planilha, é fundamental testar o seu questionário antes de lançar a pesquisa.

Mas, muitas vezes, nós já estamos tão envolvidos na pesquisa que não percebemos que uma pergunta não ficou clara, que está faltando uma alternativa de resposta ou que tem um erro de ortografia.

A melhor forma de evitar esses erros é pedir que uma outra pessoa, que não participou de nenhuma das etapas de criação da pesquisa, teste o questionário para você. Pode ser alguém do seu time, um outro colega, seu marido ou sua mãe.

Peça para a pessoa comentar como ela se sentiu respondendo à pesquisa. Teve dificuldade para responder a alguma pergunta? Não entendeu algum enunciado? Sentiu que nenhuma das alternativas de resposta representa o seu comportamento ou opinião? Avalie como deixar mais claro, e teste de novo, até chegar no formato ideal.

Recomendado para você:  Como fazer pesquisa de mercado sem sair da frente do computador

Hacks para o convite de email ideal

Se você fizer uma pesquisa na plataforma do Opinion Box com os seus contatos, você pode escrever a mensagem que vai acompanhar o email da pesquisa. Aqui, alguns truques também podem ajudar a aumentar o clique do email:

#5. Utilize email com variável de nome

Todo mundo gosta de um tratamento mais personalizado. Nós sempre prestamos mais atenção quando alguém nos chama pelo primeiro nome, certo?

Pois é exatamente isso que você precisa fazer para chamar mais a atenção das pessoas que você quer que responda à sua pesquisa. No convite de email, você pode inserir a variável de nome na mensagem. Assim, a pessoa vai receber um email personalizado: “Oi, Maria, tudo bem?”. Ou então: “Você pode responder à essa pesquisa, João?”.

Isso aumenta muito o interesse e o engajamento dos entrevistados.

#6. Explique os objetivos da sua pesquisa de mercado

Qualquer pessoa se sente mais comprometida a fazer alguma coisa, se entende o motivo daquilo que está fazendo. Por isso, é importante explicar os objetivos da sua pesquisa para quem você quer que responda à pesquisa.

Explique que você quer entender a satisfação dos seus clientes para poder atendê-los ainda melhor ou que quer conhecer o comportamento do consumidor para melhorar o seu produto.

E seja sempre sincero, claro e objetivo na sua explicação.

#7. Avise que você vai compartilhar os resultados da sua pesquisa

As pessoas ficam sempre mais animadas e curiosas ao saber que vão receber os resultados da pesquisa. Por isso, sempre que possível, diga que você vai compartilhar os dados, ou pelo menos os principais resultados.

Mas claro, só diga isso se você realmente for compartilhar! Sinceridade em primeiro lugar.

#8. Informe o tempo

Tempo é uma das coisas mais preciosas que podemos pedir para alguém nos dias de hoje. Ao pedir para alguém responder a uma pesquisa, no fundo, é isso que estamos pedindo. Que ela dedique um pouco do tempo dela para você.

Por isso, é importante que ela entenda exatamente o tamanho do seu pedido. Um minuto? Dois? Dez? Vinte? Isso faz muita diferença. Deixe sempre claro o tempo e, de novo, seja sincero.

Se for um questionário maior, é importante que os entrevistados tenham consciência disso antes de começar a responder. Assim eles podem se planejar para respondê-lo quando realmente tiverem esse tempo disponível e não vão abandonar a pesquisa no meio.

Hacks para definir o público da sua pesquisa

Um dos erros mais comuns quando alguém vai fazer pesquisa de mercado online é a definição do público.

Não adianta fazer uma pesquisa de mercado para testar o conceito de um produto com os seus amigos no Facebook, pois eles podem não ser o público-alvo daquele produto.

Da mesma forma, não tem porque fazer uma pesquisa de imagem de marca com quem nunca ouviu falar da sua marca.

Veja aqui algumas dicas para te ajudar a definir o público ideal para fazer pesquisa de mercado online de sucesso:

#9. Utilize nossa calculadora de margem de erro

Nós temos uma calculadora de margem de erro e uma calculadora de amostra, que vai ajudar a definir o número de entrevistas que você precisa fazer. Assim, você saberá exatamente quantas pessoas entrevistar para obter uma margem de erro aceitável para os seus objetivos de pesquisa.

Hacks de pesquisa de mercado: 13 dicas para fazer pesquisa de mercado online

#10. Simule o preço no Painel de Respondentes do Opinion Box

Muitas vezes, é preciso encontrar pessoas isentas para responder à sua pesquisa de mercado. Pessoas que não te conhecem ou que não tem nenhum envolvimento pessoal com sua marca ou produto.

Além disso, em muitos casos, é preciso entrevistar pessoas com um perfil específico, que tenham similaridade com o público-alvo da marca. Podem ser pessoas de uma certa faixa etária, que sejam mães ou que sejam do sexo masculino.

Em todas essas situações, o Painel de Respondentes do Opinion Box é uma excelente alternativa para encontrar entrevistados para a sua pesquisa. Nós temos mais de 100 mil consumidores em todo o país, prontos para responder à sua pesquisa.

Você pode definir o perfil dos entrevistados de acordo com informações demográficas, ou até mesmo segmentações específicas, como donos de animais de estimação, portadores de plano de saúde e outros.

Antes de criar um questionário e divulgá-lo no Facebook, simule automaticamente o preço da sua pesquisa no Painel de Respondentes e veja se ele cabe no seu orçamento. As pesquisas no Painel possuem preços acessíveis e oferecem resultados muito mais precisos.

Hacks para analisar os dados da sua pesquisa

Depois de receber os dados da sua pesquisa de mercado, é hora de analisá-los. Mas como?

Veja algumas dicas:

#11. Revisite o objetivo da sua pesquisa

O primeiro passo para fazer pesquisa de mercado online é definir o objetivo da pesquisa. Quando recebemos os resultados, muitas vezes, nos esquecemos do objetivo principal, ou nos surpreendemos com algum outro resultado que a pesquisa entrega e perdemos o foco inicial.

Por isso, antes mesmo de abrir os resultados da pesquisa, é importante revisitar os objetivos ou a hipótese, para tê-los em mente durante a análise dos dados. Só assim você vai interpretar os dados da forma correta.

#12. Crie gráficos

Ao criar gráficos dos resultados da pesquisa, você consegue visualizar mais facilmente os dados. Fica mais simples de entender o que tem maior representatividade, o que chama mais atenção e o que está surpreendentemente fora da curva.

Na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, a tela de resultados já oferece os resultados em gráficos simples, de fácil visualização. Mas você também pode baixar o banco de dados em Excel e criar outros gráficos, com novos cruzamentos e análises.

#13. Utilize ponderação de dados

Não é sempre que a ponderação de dados vai fazer sentido para a sua pesquisa de mercado. Mas, ao atribuir pesos diferentes a um determinado grupo de respostas da sua pesquisa, você pode equilibrar a representatividade da amostra e ajustar os dados de acordo com o universo estudado.

Como fazer pesquisa de mercado online

Você pode fazer pesquisa de mercado online de diferentes formas e utilizando diversas ferramentas disponíveis. No Opinion Box, você pode fazer pesquisa com os seus contatos ou com o nosso Painel de Respondentes.

Para utilizar a Plataforma, basta cadastrar-se gratuitamente, criar o seu questionário e definir o público da pesquisa. Você pode acompanhar os resultados em tempo real e, depois que a coleta for finalizada, pode baixar o banco de dados em Excel.

Precisa de ajuda para fazer pesquisa de mercado online?

Quer fazer pesquisa com um público específico? Precisa utilizar técnicas avançadas de pesquisa de mercado? Não tem tempo para criar o seu questionário? Nós temos um time de especialistas pronto para te ajudar a responder a sua pesquisa. Converse com a gente!

Hacks de pesquisa de mercado: 13 dicas para fazer pesquisa de mercado online

Também poderá gostar de:

Pesquisa online é confiável? Sempre que falamos de pesquisa online, a primeira dúvida que surge é quase sempre a mesma. Pesquisas online são confiáve...
5 dicas para fazer uma pesquisa de mercado online de sucesso Se você vai fazer uma pesquisa de mercado online pela primeira vez, antes de mais nada, parabéns! Este é o primeiro pass...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail