Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar

Daniela Schermann
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar

A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta para empresas de diferentes mercados e tamanhos. Ela vai oferecer insights importantes que vão ajudar a sua empresa a saber o que os consumidores pensam sobre sua marca, produto ou serviço. Além disso, a pesquisa de mercado ajuda a entender melhor o seu mercado e a conhecer os seus concorrentes. Reunimos dicas importantes sobre como fazer pesquisa de mercado.

Ao terminar de ler esse post, você terá aprendido como fazer pesquisa de mercado é simples. Preparado?

1. Faça pesquisa de mercado com seus próprios clientes

Você sabe se os seus clientes estão satisfeitos com a sua empresa? É preciso ouvir constantemente o que as pessoas que consomem seus produtos pensam. Os clientes podem dar informações importantes, que vão mostrar como melhorar o seu produto, seu atendimento ou até mesmo a sua comunicação.

A pesquisa de satisfação é um dos principais tipos de pesquisa de mercado, que qualquer empresa pode fazer. Basta ter a lista de emails dos seus clientes e enviar o questionário online por email.

Nós preparamos um ebook com tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de satisfação. Baixe gratuitamente e ouça a opinião dos seus consumidores:

Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar

Além da pesquisa de satisfação, existem outros tipos de pesquisa de mercado que você pode fazer com seus clientes. Entender o comportamento do seu consumidor é muito importante para planejar estratégias de marketing. Descubra como ele pesquisa informações sobre os produtos que ele pretende comprar e quais os fatores que influenciam sua decisão de compra.

2. Faça também pesquisas de mercado com consumidores em geral

Existem casos em que ouvir apenas seus clientes pode gerar resultados enviesados. Por exemplo, imagine que a sua loja criou uma campanha de dia dos namorados. O seu objetivo, ao fazer essa campanha, é conquistar novos clientes.

As pessoas que já conhecem sua marca e já consomem seu produto podem ter uma visão da sua campanha diferente daqueles que nunca ouviram falar da sua loja. Neste caso, se você for fazer um pré-teste de campanha, é importante ouvir o público em geral. A melhor forma de fazer isso é utilizando um painel de respondentes.

O Opinion Box, por exemplo, possui um painel com mais de 100 mil consumidores em todo o país, prontos para responder às suas pesquisas. Eles se cadastraram voluntariamente para participar de pesquisas de mercado em troca de microrrecompensas e passam por diferentes processos de checagem e validação dos dados.

Se você tem dúvidas de qual o melhor público para responder ao seu questionário de pesquisa, nós temos um infográfico que pode te ajudar:

Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar

3. Defina um problema de pesquisa

Para fazer uma pesquisa de mercado, é preciso ter um problema claro de pesquisa. O problema é o seu objetivo de pesquisa, a resposta que você quer obter com o questionário. Seu problema de pesquisa pode ser “por que minhas vendas estão caindo?”, “qual preço devo cobrar por este novo produto?” ou “como fazer para aumentar os acessos do meu site?”.

Definir o problema de pesquisa de mercado é o primeiro passo para elaborar sua pesquisa. Se você tem dúvidas de qual é o seu problema de pesquisa, converse com nossos especialistas. Eles podem te ajudar nessa e em outras etapas da pesquisa de mercado:

Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar

4. Muita atenção ao criar seu questionário de pesquisa

Ao criar um questionário de pesquisa de mercado, é preciso estar atento a alguns pontos. O seu questionário precisa ser claro e objetivo, para facilitar a compreensão dos entrevistados.

Questionários muito longos tem taxas de retorno menores e são mais difíceis de analisar. Por isso, verifique sempre se todas as perguntas que você criou são fundamentais para que você resolva o seu problema de pesquisa.

Quer receber todas as informações que você precisa para criar um questionário de pesquisa de sucesso? Baixe agora mesmo o nosso kit de questionário. Você receberá um ebook, um infográfico e uma seleção com os melhores posts do nosso blog sobre o tema:

Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar  

5. Faça diferentes cruzamentos ao analisar os resultados

Após finalizar a coleta da sua pesquisa de mercado, chegou a hora de analisar os dados. Além de observar os resultados gerais da pesquisa, é importante fazer alguns cruzamentos.

Por exemplo, será que as mulheres e os homens têm a mesma opinião? Os mais velhos podem oferecer resultados diferentes dos mais novos. Da mesma forma, as pessoas de classe mais alta podem ter uma opinião diferente daquelas de classes mais baixas.

Ao cruzar os dados da sua pesquisa, você pode obter resultados ainda mais valiosos e completos.

Ao finalizar a análise dos dados, você pode querer compartilhar esses resultados com alguém. Pode ser o seu cliente final, sua equipe ou a diretoria da sua empresa. Nesse caso, a melhor forma de mostrar os dados é fazendo uma apresentação de resultados.

Nesse kit, nós ensinamos como fazer uma apresentação de dados impactante. Você vai receber um ebook com as principais dicas para preparar o material e ainda um template com 20 slides editáveis para fazer sua apresentação:

Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar  

Extra: Como fazer pesquisa de mercado sem sair da frente do computador

Se você já entendeu como fazer pesquisa de mercado é fácil, vai adorar saber que você pode criar sua pesquisa de mercado hoje mesmo, sem sair da frente do computador.

O Opinion Box possui uma plataforma de pesquisa de mercado online em que você define o seu público, cria o seu questionário e analisa os resultados sem sair da frente do computador. O cadastro é gratuito e você pode fazer uma pesquisa de mercado com seus contatos ou em nosso painel de respondentes.

Em até 7 dias úteis, você terá as informações que precisa para tomar decisões com mais segurança. Agora que você sabe como fazer pesquisa de mercado é importante, não perca tempo. Cadastre-se agora mesmo para experimentar a nossa ferramenta de pesquisa de mercado.

Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar

Como fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começarComo fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começarComo fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começarComo fazer pesquisa de mercado: 5 dicas práticas para quem quer começar

Também poderá gostar de:

Estamos contratando um Designer de Interfaces para o Opinion Box O Opinion Box é uma empresa de Belo Horizonte que está revolucionando a pesquisa de mercado e de opinião no país. Estamo...
Pesquisa de Mercado: O que é, como fazer e questionários de pesquisa No dia a dia do seu trabalho, como você costuma tomar decisões importantes? A pesquisa de mercado é uma importante ferra...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail