Toda empresa precisa ter claro onde ela quer chegar. Traçar metas e objetivos a curto, médio e longo prazo é fundamental para se saber o que fazer, onde investir e o que mudar ou melhorar. É por isso que qualquer empresa precisa fazer um planejamento estratégico.
Nós vamos explicar detalhadamente tudo o que você precisa para fazer um planejamento estratégico de sucesso. Vamos lá?
O que é planejamento estratégico
Planejamento estratégico é um processo que tem como objetivo traçar as diretrizes da empresa para um determinado período de tempo. Normalmente, as empresas realizam o planejamento estratégico no fim do ano, para se preparar para os próximos 12 meses.
Mas, em tese, o planejamento estratégico pode ser feito a qualquer momento, especialmente em períodos de transição. Por exemplo, se sua empresa recebeu um grande investimento, se vai expandir ou fundir com outra empresa, é preciso se planejar.
E se você está pensando que apenas grandes empresas merecem um planejamento estratégico, não se engane. Empresas de qualquer mercado ou tamanho podem se beneficiar de um bom planejamento estratégico. Afinal, o planejamento define onde você quer chegar e como, toda empresa precisa ter isso claro.
Como fazer planejamento estratégico: guia completo
Muitos gestores entram em pânico cada vez que o período de planejamento estratégico vai se aproximando. Mas não há motivo nenhum para desespero. Fazer o planejamento estratégico requer tempo e dedicação, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Além disso, ele vai facilitar muito o trabalho de todas as áreas da empresa nos meses seguintes, então é um esforço que vale muito a pena.
Confira o passo a passo do planejamento estratégico que propomos. É claro que você pode fazer as adaptações necessárias para a realidade da sua empresa mas, em geral, essas etapas fazem parte de um planejamento estratégico estruturado e eficiente:
Identidade organizacional
Esta é uma etapa que faz sentido se você está fazendo um planejamento estratégico pela primeira vez na empresa, se a empresa é nova ou se a identidade organizacional precisa ser revisitada por algum motivo. Mas não é necessário que você faça mudanças na identidade anualmente, por exemplo. Até porque não faz sentido nenhum construir uma nova identidade a cada ano.
A identidade organizacional é composta por aqueles três pilares básicos: missão, visão e valores. Se você tem dúvidas com esses três conceitos, fica tranquilo que a gente te explica:
- Missão: é o que define a empresa. Sua razão de existir, seu propósito e sua essência.
- Visão: é onde ela quer chegar, ou o que ela aspira a ser.
- Valores: é o conjunto de comportamentos e princípios das pessoas que compões a empresa e buscam atingir a visão. Quer um exemplo prático? Não deixe de conferir os valores que movem o Opinion Box.
Análise da concorrência e stakeholders
É preciso saber quem são os seus concorrentes e o que eles estão fazendo. Nós já falamos aqui no blog que fazer benchmarking deve ser uma prática constante de qualquer empresa. Mas, no momento do planejamento estratégico, isso deve ser feito de forma mais aprofundada.
É hora de pesquisar se surgiram novos players no mercado e identificar os pontos fortes e fracos de cada um deles. Mais do que isso, é preciso identificar e analisar cada um dos seus stakeholders, ou seja, o grupo de pessoas e identidades que afetam ou são afetadas pelas atividades da sua empresa.
Fazem parte do grupo de stakeholders os clientes, colaboradores, fornecedores e órgãos públicos. Por exemplo, se um fornecedor seu não está entregando os produtos com a mesma qualidade ou está cobrando mais caro por um serviço, é hora de avaliar se não é o momento de mudar de fornecedor.
Análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta extremamente importante para qualquer empresa e que de frequentemente precisa ser reavaliada. Este é mais um item que não precisa ser feito toda vez que for feito o planejamento estratégico. Mas, de tempos em tempos, é bom reavaliar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Afinal, elas mudam com o passar do tempo, e é importante estar atento para não ser pego de surpresa ou não deixar uma oportunidade passar batido.
Lições aprendidas
Ao fazer um planejamento, é muito importante revisitar o passado. Por isso, antes de traçar qualquer plano para o ano que vem, faça um balanço do que ainda não terminou.
Levante o que não foi cumprido e reavalie se esses itens serão priorizados no futuro próximo. Conte os acertos e erros e os aprendizados que vieram de cada um deles. Avalie as metas e indicadores para ver quais foram os pontos fortes e quais os pontos fracos.
As lições aprendidas são fundamentais para que você evolua, não cometa os mesmos erros e aprenda com a sua própria experiência.
Pesquisas de mercado decisivas para o planejamento estratégico
Antes de partir para o mapa estratégico propriamente dito, que vai traçar as ações futuras, ainda existe um item muito importante que deve ser feito como forma de analisar o passado e o presente.
Estamos falando das pesquisas de mercado. Pesquisas de satisfação e pesquisas de clima organizacional são fundamentais para que você tenha uma visão ainda mais completa do cenário. Ao realizar essas pesquisas, você vai ouvir os dois públicos fundamentais para o sucesso da sua empresa: seus clientes e seus colaboradores.
Com uma pesquisa de satisfação, você pode fechar o ano sabendo o que seus clientes pensam sobre sua marca, como ela está posicionada diante da concorrência e avaliar os erros e acertos do seu empreendimento. Isso tudo, com base na opinião de quem mais importa: seu próprio consumidor.
A pesquisa de clima organizacional com seus colaboradores tem função parecida, mas visando outro público. Use-a para medir o nível de satisfação dos funcionários com relação ao ambiente da empresa e a maneira como a equipe interage entre si. Os resultados de uma pesquisa de clima organizacional podem ajudar – e muito – a identificar os pontos fortes e as vulnerabilidades da gestão do seu negócio.