Pesquisa sobre roubo de celulares: segunda edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box

Daniela Schermann
Pesquisa sobre roubo de celulares: segunda edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box

É assustador pensar que 49% dos brasileiros já tiveram um celular roubado ou furtado. Mas essa é a triste realidade identificada pela pesquisa sobre roubo de celulares do Panorama Mobile Time/Opinion Box.

O crescimento em 12 meses também impressiona. Na primeira vez que fizemos essa pesquisa, em junho de 2017, 39% dos internautas afirmaram que já tinham tido o aparelho roubado ou furtado. Ou seja, aumentou 10 pontos percentuais em um ano.

Principais dados da pesquisa sobre roubo de celulares

A pesquisa também revelou que a maior parte das pessoas são vítimas de roubo e não de furto. 63% disseram que da última vez o celular foi roubado e 37% doi furtado.

Em média, cada vítima teve 1,55 celular roubado ou furtado. 62% só foram vítima de roubo ou furto de celular uma vez e 35% foram duas ou três vezes. 4% viram seu aparelho ser levado 4 vezes ou mais.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 2.072 internautas brasileiros, respeitando as proporções de sexo, idade e gênero deste grupo. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

O relatório da pesquisa sobre roubo de celulares

Qual o perfil das vítimas? As pessoas costumam fazer boletim de ocorrência após o crime? Quais motivos podem ter levado a um aumento tão significativo em apenas um ano?

Para entender mais a fundo os números por trás de um dos crimes mais comuns do país, baixe gratuitamente o relatório Panorama Mobile Time/Opinion Box: Roubo de celulares. Você vai receber os dados completos da pesquisa com as análises do Fernando Paiva, editor do Mobile Time e especialista na cobertura do mercado de telecomunicações e conteúdo móvel.

O relatório da pesquisa sobre roubo de celulares contém:

  • O percentual de internautas brasileiros que já tiveram um celular roubado;
  • NOVO: Média de celulares que as vítimas já tiveram roubados/furtados na vida
  • NOVO: Proporção entre roubos e furtos
  • Perfil demográfico das vítimas (classe social, idade etc)
  • Reação das vítimas: Qual o percentual de vítimas que faz B.O? E bloqueio de IMEI? E bloqueio do chip?
  • Percentual de vítimas que tinha seguro do celular da última vez que foi roubada
  • Troca de aparelho: as vítimas trocam seus celulares roubados por um modelo melhor, pior ou similar?
  • NOVO: Proporção de internautas brasileiros que já compraram celulares de segunda mão

Para baixar o relatório, basta clicar no banner abaixo. Você será direcionado para a página do Panorama Mobile Time e poderá baixar este e outros relatórios:

Pesquisa sobre roubo de celulares: segunda edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box

Também poderá gostar de: