Opinion Box Insights: pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

Pedro D'Angelo
Opinion Box Insights: pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

Conheça os hábitos de compra e consumo, a satisfação média, o NPS e o vínculo emocional dos consumidores com os principais jornais e portais de notícias do Brasil.

Como você anda acompanhando notícias? Online ou offline? De forma gratuita ou paga? No celular, no computador ou no papel?

A nova edição do Opinion Box Insights acaba de chegar com dados e análises sobre o mercado de jornais impressos e de portais de notícias no Brasil.

Baixe o relatório para entender os hábitos de uso, a satisfação e o NPS dos principais jornais e portais, além de dados inéditos sobre o vínculo emocional dos consumidores com cada um deles.

Confira alguns destaques da pesquisa:

Pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

De forma geral, o brasileiro afirma na pesquisa que tem o hábito de se informar por jornais e portais de notícia. O que comprova isso é o dado de que 54% dos internautas brasileiros leem notícia diariamente.

Além disso, a busca por informação tem crescido. 30% afirmam que hoje leem mais notícias do que liam há 12 meses, e 29% acreditam que nos próximos 12 meses vai consumir mais notícias do que atualmente.

As mudanças da tecnologia sobre a forma como consumimos conteúdo de notícias também é notável. A pesquisa sobre jornais mostra que  87% preferem ler as notícias online do que offline, sendo que 71% costumam ler mais em dispositivos mobile do que em computadores.

Enquanto mercado, jornais e portais podem encontrar dificuldades de se vender. Na pesquisa sobre jornais, descobrimos que 61% dos entrevistados não gastam nada para consumir notícias e 13% gastam menos do que R$ 10 por mês.

Satisfação e NPS de jornais e portais de notícias

A pesquisa também aborda o nível de satisfação com os principais jornais e portais de notícias do Brasil. Veja os jornais e portais avaliados na pesquisa:

Opinion Box Insights: pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

O portal G1 é a marca com melhor avaliação do internauta brasileiro, enquanto o IG tem as piores notas na média. Para saber quais marcas lideram o ranking, baixe agora mesmo o Opinion Box Insights.

Vínculo emocional com jornais e portais

O Opinion Box desenvolveu uma metodologia inédita no Brasil, que mede o vínculo emocional dos consumidores com as marcas. O CEV (Customer Emotional Value) identifica as principais emoções que as marcas despertam nos consumidores e gera um indicador.

De acordo com a nota alcançada, as marcas são classificadas em cinco faixas: haters, potenciais haters, indiferentes, potenciais lovers e lovers.

Consegue adivinhar quais são os jornais e portais de notícias que firmam o maior vínculo emocional com os consumidores? Para saber a resposta, é só baixar o Opinion Box Insights.

Opinion Box Insights: pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada em maio de 2019 com 2.135 internautas de todas as regiões do Brasil pelo Painel de Consumidores do Opinion Box.
A margem de erro da pesquisa é de 2,1pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Outros relatórios do Opinion Box Insights

Quer conhecer os hábitos de compra e consumo, a satisfação, o NPS e o CEV de outros mercados?
Veja as edições anteriores do Opinion Box Insights:

 

Também poderá gostar de:

Smartphones e a pesquisa que explica por que você tem dormido melhor n... “Os ônibus estão mais silenciosos, agora eu consigo dormir com mais facilidade quando volto do trabalho para casa”. Ouvi...
Pesquisa sobre relacionamentos: pessoas conhecidas na internet são men... Todos sabemos e estamos vendo a internet transformar radicalmente nossos modos de pensar, agir e nos relacionar. Frequen...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.