Opinion Box Insights: pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

Pedro D'Angelo
Opinion Box Insights: pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

Conheça os hábitos de compra e consumo, a satisfação média, o NPS e o vínculo emocional dos consumidores com os principais jornais e portais de notícias do Brasil.

Como você anda acompanhando notícias? Online ou offline? De forma gratuita ou paga? No celular, no computador ou no papel?

A nova edição do Opinion Box Insights acaba de chegar com dados e análises sobre o mercado de jornais impressos e de portais de notícias no Brasil.

Baixe o relatório para entender os hábitos de uso, a satisfação e o NPS dos principais jornais e portais, além de dados inéditos sobre o vínculo emocional dos consumidores com cada um deles.

Confira alguns destaques da pesquisa:

Pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

De forma geral, o brasileiro afirma na pesquisa que tem o hábito de se informar por jornais e portais de notícia. O que comprova isso é o dado de que 54% dos internautas brasileiros leem notícia diariamente.

Além disso, a busca por informação tem crescido. 30% afirmam que hoje leem mais notícias do que liam há 12 meses, e 29% acreditam que nos próximos 12 meses vai consumir mais notícias do que atualmente.

As mudanças da tecnologia sobre a forma como consumimos conteúdo de notícias também é notável. A pesquisa sobre jornais mostra que  87% preferem ler as notícias online do que offline, sendo que 71% costumam ler mais em dispositivos mobile do que em computadores.

Enquanto mercado, jornais e portais podem encontrar dificuldades de se vender. Na pesquisa sobre jornais, descobrimos que 61% dos entrevistados não gastam nada para consumir notícias e 13% gastam menos do que R$ 10 por mês.

Satisfação e NPS de jornais e portais de notícias

A pesquisa também aborda o nível de satisfação com os principais jornais e portais de notícias do Brasil. Veja os jornais e portais avaliados na pesquisa:

Opinion Box Insights: pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

O portal G1 é a marca com melhor avaliação do internauta brasileiro, enquanto o IG tem as piores notas na média. Para saber quais marcas lideram o ranking, baixe agora mesmo o Opinion Box Insights.

Vínculo emocional com jornais e portais

O Opinion Box desenvolveu juntamente com a Expertise uma metodologia inédita no Brasil, que mede o vínculo emocional dos consumidores com as marcas. O CEV (Customer Emotional Value) identifica as principais emoções que as marcas despertam nos consumidores e gera um indicador.

De acordo com a nota alcançada, as marcas são classificadas em cinco faixas: haters, potenciais haters, indiferentes, potenciais lovers e lovers.

Consegue adivinhar quais são os jornais e portais de notícias que firmam o maior vínculo emocional com os consumidores? Para saber a resposta, é só baixar o Opinion Box Insights.

Opinion Box Insights: pesquisa sobre jornais e portais de notícias no Brasil

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada em maio de 2019 com 2.135 internautas de todas as regiões do Brasil pelo Painel de Consumidores do Opinion Box.
A margem de erro da pesquisa é de 2,1pp e o intervalo de confiança é de 95%.

Outros relatórios do Opinion Box Insights

Quer conhecer os hábitos de compra e consumo, a satisfação, o NPS e o CEV de outros mercados?
Veja as edições anteriores do Opinion Box Insights:

 

Também poderá gostar de: