Pesquisa Observacional: o que é e como fazer?

Danielle Salgado
Pesquisa Observacional: o que é e como fazer?

A pesquisa observacional pode ser uma importante aliada na compreensão de determinados padrões de comportamentos das pessoas.

Mas como realizar esse tipo de pesquisa? Por que ela é tão importante?

No post de hoje, você descobrirá tudo que precisa saber sobre a pesquisa observacional e como executá-la na prática. Vamos lá?

O que é pesquisa observacional?

A pesquisa observacional é uma técnica que envolve a observação sistemática e não intrusiva de eventos, comportamentos ou fenômenos em seu ambiente natural. 

Dessa forma, é possível observar, por exemplo, a conduta das pessoas de uma forma que não seja reativa.

Sendo assim, para realizar uma pesquisa observacional, não pode ocorrer a manipulação de variáveis ou intervenção externa.

No entanto, por mais que a pesquisa observacional possa parecer simples de se executar, é preciso considerar fatores importantes para garantir a precisão dos dados que serão obtidos por meio desta metodologia.

Desse modo, um dos principais pontos de atenção para esse tipo de estudo é a confiabilidade das observações. Afinal de contas, alguns fatores podem afetá-la, como, por exemplo, o ponto de vista do observador, a falta de padronização na coleta de dados e a interferência dos participantes.

Qual é a importância da pesquisa observacional?

A pesquisa observacional é importante em diversos aspectos. Primeiramente porque ela permite que os pesquisadores coletem dados diretamente das observações de eventos sem interferir neles.

Dessa forma, isso é extremamente importante em campos como a psicologia, a sociologia, a biologia e a astronomia. Afinal, nessas áreas, as variáveis estudadas costumam ser bem mais complexas e difíceis de se compreender em uma pesquisa experimental, por exemplo.

Sendo assim, esse tipo de estudo ajuda os pesquisadores a identificar e descrever padrões de comportamento ou fenômenos que não seriam possíveis de estudar em um ambiente controlado.

Além disso, a pesquisa observacional também pode ser usada para validar ou refutar hipóteses desenvolvidas em estudos experimentais.

Tipos de pesquisas observacionais

Existem diversas formas de realizar um estudo observacional. Dessa maneira, é importante ressaltar que cada tipo de pesquisa observacional tem suas próprias vantagens e limitações.

Sendo assim, a escolha depende dos objetivos da pesquisa e do contexto em que ela acontecerá.

Confira a seguir quais são os principais tipos de estudos observacionais:

Estudo de coorte

Esse tipo de estudo observacional analítico tem como principal objetivo comparar como foi a experiência de um grupo exposto a um agente externo a outro grupo que não se expôs ao mesmo agente. 

Dessa forma, os participantes da pesquisa dividem-se em dois grupos: os que serão expostos e os não expostos ao agente. 

Sendo assim, para realizar esse tipo de estudo, ele precisa partir de um grupo de pessoas que tenham características semelhantes para selecionar uma amostra. Assim, é preciso acompanhá-la por determinado tempo para analisar o que acontece com ela.

Estudo de caso-controle

Utilizado na área da saúde, os estudos de caso-controle são pesquisas observacionais retrospectivas e consistem na comparação de indivíduos que possuem uma determinada condição ou doença (casos) com outros sem a condição de interesse (controles).

Dessa forma, os participantes são selecionados com base na exposição ou não a um fator de risco específico para avaliar a associação entre a exposição e a ocorrência da condição.

Estudos transversais

Neste tipo de estudo, é preciso selecionar uma amostra de indivíduos avaliados em um determinado momento no tempo para determinar a presença de uma condição ou evento.

Desse modo, os participantes podem ser questionados sobre a exposição deles a um fator de risco específico.

Assim, a associação entre a exposição e a condição pode ser avaliada. No entanto, como este tipo de estudo acontece em apenas um momento no tempo, não é possível determinar a causa e o efeito entre a exposição e a condição.

Como fazer uma pesquisa observacional

Agora que você já sabe o que é, qual a importância e os principais tipos de estudos observacionais existentes, vamos para a parte prática. Como realizar esse tipo de pesquisa? Confira o passo-a-passo a seguir.

Definir o objetivo da pesquisa

Antes de começar a observação, é importante ter um objetivo claro para a pesquisa. O objetivo deve ser específico e orientar as decisões sobre o que observar, onde observar e como coletar os dados.

Escolher o tipo, local e os participantes da observação

Como mencionei anteriormente, existem diversos tipos de estudos observacionais. Escolha aquele que for mais condizente com o objetivo da sua pesquisa e, em seguida, defina o local onde ocorrerá a observação e selecione os participantes para serem observados.

Desse modo, é importante garantir que o ambiente esteja adequado à pesquisa e que os participantes também sejam relevantes para o objetivo da pesquisa.

Escolher as técnicas de coleta de dados

Existem várias técnicas de coleta de dados para utilizar em uma pesquisa observacional. Elas incluem: anotações, gravações em áudio e vídeo, diários, questionários e entrevistas. Sendo assim, escolha aquelas que se adaptem melhor aos objetivos da sua pesquisa e ao tipo de observação selecionado.

Realizar a observação

Inicie a observação de acordo com o protocolo definido, registrando as informações relevantes de forma precisa e completa. É importante permanecer objetivo e evitar interferir no comportamento ou ambiente observado.

Analisar os dados

Após a coleta dos dados, chegou o momento de organizá-los e analisá-los de acordo com o objetivo da pesquisa. Para isso, utilize as técnicas estatísticas adequadas para avaliar as associações entre os dados e interpretar os resultados.

Apresentar os resultados

Por fim, apresente os resultados da pesquisa de forma clara e objetiva, incluindo gráficos, tabelas e outras informações relevantes. É importante ser transparente sobre as limitações da pesquisa e que a explicação seja bem precisa para evitar duplas interpretações.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das novidades sobre pesquisa de mercado, experiência do cliente e inovação? Continue acompanhando o Blog Opinion Box e aproveite também para assinar a nossa newsletter!

Também poderá gostar de: