Qual é a primeira palavra que lhe vem à cabeça?
Essa é uma pergunta aberta que, no mundo do marketing, serve para medir o que chamamos de top of mind e atributos referentes a um produto ou a uma marca específica. Quando falamos em redes sociais, qual a primeira que vem à sua mente? E se o assunto é refrigerante, qual marca é a primeira na qual você pensa? Em estudos de mercado, fazer essa pergunta, de texto aberto, têm como objetivo descobrir marcas, empresas, produtos e termos dominantes naquela área que estamos investigando.
O quanto você concorda com essa afirmação?
Em uma discussão cotidiana na sua vida, você tem que testar o tempo todo o quanto as outras pessoas concordam com seu discurso. Nas pesquisas de mercado, não é diferente. Toda pesquisa tem um objetivo, um problema da pesquisa, que está sendo investigado. Esse problema parte de uma ou de uma série de hipóteses que serão comprovadas ou refutadas pelos respondentes.
Fazer uma pergunta que meça o grau de concordância do entrevistado é a melhor forma de propor ideias e descobrir o que seu público acha delas. Eles concordam ou discordam totalmente da sua proposta? Será que concordam, mas apenas um pouco ou estarão indecisos?
Você é o principal responsável pela compra?
De forma parecida com a pergunta de renda, essa pergunta de pesquisa de mercado tem por objetivo saber, de cara, se você tem poder de decisão sobre compras. Para investigar a aceitação do preço de um produto, por exemplo, você precisa falar com quem efetivamente colocaria o dinheiro para comprá-lo. Identifique logo na sua pesquisa de está falando com essa pessoa certa, usando essa pergunta.
Você compraria…?
Essa é bem fácil e direta. Uma pergunta de interesse de compra, como o termo já diz, quer saber se, no fim das contas, o respondente vai comprar o que quer que você esteja oferecendo. Ela aparece muito em testes de novos produtos, depois de explicar tudo sobre a novidade em perguntas anteriores. Você apresenta um conceito, um produto, oferece um preço. No fim, a pergunta que não quer calar é essa: e aí, você compraria ou não?
O quanto você está satisfeito…?
Sempre falamos por aqui da importância das pesquisas de satisfação. Elas são uma forma de conhecer melhor e acompanhar mais de perto seu consumidor. Clientes satisfeitos são essenciais para o sucesso de uma empresa ou marca.
As pesquisas de satisfação são a melhor forma de medir o sentimento do cliente e traçar estratégias assertivas para conquistá-los cada vez mais. Por isso, valorize essa pergunta. O quanto seu cliente está satisfeito com o atendimento na sua loja? O quanto ele está satisfeito, em uma escala de 0 a 10, com a entrega do produto na sua casa? Faça essas perguntas a si mesmo e faça-as ao seu consumidor.
Você indicaria o produto a seus amigos e conhecidos?
Ainda no contexto das pesquisa de satisfação, essa é uma forma interessante de medir o mesmo sentimento. No caso, essa pergunta está ligada à metodologia de pesquisa NPS.
O NPS, ou Net Promoter Score é uma metodologia de pesquisa de satisfação muito simples. A pesquisa de NPS tradicional se resume a uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”. A partir daí, empresas podem medir quem são os os clientes promotores da marca, os neutros e os detratores – aqueles insatisfeitos, que não comprariam novamente.
Já sabe as perguntas de pesquisa de mercado que vai fazer?
Com esses 10 tipos de pergunta, não necessariamente na mesma pesquisa, você já se sente pronto para criar um questionário agora mesmo? Se a resposta for sim, ótimo! Cadastre-se agora no Opinion Box e comece a fazer você mesmo suas pesquisas. Se for não, não se preocupe: estamos aqui para ajudar. Fale com nossa equipe, conheça melhor tudo o que envolve uma pesquisa de sucesso e vamos trabalhar juntos para criar uma pesquisa de mercado assim que estiver preparado.