Blog Opinion Box

NPS 3.0: o que mudou na metodologia?

NPS 3.0: o que mudou na metodologia?

O NPS 3.0 chegou para preencher gargalos das outras versões da metodologia. Afinal de contas, a experiência do cliente vem ganhando uma importância cada vez maior entre as empresas.

Com isso a nova evolução de uma das métricas mais populares do mundo veio para entender de forma mais aprofundada o que motiva a lealdade dos clientes.

Surgido em 2021, o conceito ainda é novo e não muito conhecido no país. No entanto, existe uma grande probabilidade das empresas adotá-lo nos próximos anos, uma vez que vivemos a era da experiência.

E você, já ouviu falar no NPS 3.0? Confira aqui neste post tudo que você precisa saber sobre o conceito e os benefícios para o seu negócio. Vamos lá?

A evolução do NPS

A primeira versão do NPS surgiu em 2003, após Fred Reichheld publicar sua obra “A Pergunta Definitiva”. 

No livro, o autor apresenta a metodologia Net Promoter Score em detalhes. Seu objetivo era criar uma forma de mensuração da lealdade do cliente que fosse confiável, consistente, facilmente comparável e simples de ser aplicada.

Além disso, no primeiro artigo sobre o tema publicado pelo autor na renomada Harvard Business Review, Reichheld detalhou a relação direta entre lealdade do cliente e crescimento das empresas.

Posteriormente, o NPS tornou-se uma das métricas mais populares do mundo. O motivo é simples: é uma pesquisa simples de ser aplicada e os resultados são fáceis de serem mensurados.

Com isso, Fred Reichheld publicou o seu segundo livro: “A Pergunta Definitiva 2.0”. A principal mudança do NPS 1.0 para o NPS 2.0 foi acrescentar uma caixa de feedback na pesquisa. Nela, os clientes escrevem com as suas palavras os motivos pelos quais atribuíram aquela nota, a fim de tornar a pesquisa mais completa.

Em seguida, no decorrer dos últimos anos, com clientes cada vez mais exigentes e o fortalecimento da área de customer experience, o NPS 3.0 chegou para mostrar o impacto financeiro dos clientes promotores e, consequentemente, a necessidade da empresa de investir na área de CX. 

O que é o NPS 3.0?

A nova versão da metodologia NPS tem como objetivo medir o crescimento de uma empresa, baseando-se na satisfação do cliente.

Nesse sentido, na última obra de Fred Reichheld, “Winning on Purpose: The Unbeatable Strategy of Loving Customers” (Vencendo com Propósito), publicada em dezembro de 2021, ele demonstra que o propósito primordial de um negócio deve ser enriquecer a vida de seus clientes. Por quê? Porque os clientes que se tornam fãs de uma marca voltam para fazer mais compras e ainda trazem seus amigos – gerando bons lucros.

Uma estratégia de crescimento conquistado

O NPS 3.0 baseia-se no Earned Growth Rate (EGR) que, na tradução livre, significa “Taxa de Crescimento Ganho”. Essa métrica mede o crescimento da receita gerado por clientes recorrentes e suas referências.

Nesse sentido, o Earned Growth Rate possui dois principais componentes, que são:

Qual a importância do NPS 3.0?

A nova evolução do NPS é muito importante para as empresas, pois leva em consideração a experiência do cliente. 

Nesse sentido, ao calcular o NPS 3.0, é possível perceber na prática que o investimento em customer experience é rentável e lucrativo para as empresas.

Além disso, ao fazer o cálculo do EGR, é possível avaliar se a empresa está investindo muito dinheiro em clientes que não serão lucrativos a longo prazo. Ou seja, o cálculo é válido para entender se a empresa está investindo mais na aquisição do que na retenção de clientes.

Sendo assim, é possível traçar estratégias para melhorar a retenção de clientes a partir dos resultados dos cálculos.

Como fazer o cálculo do NPS 3.0?

Para calcular o Earned Growth Rate, basta adicionar a porcentagem de NRR à porcentagem de ENC e, em seguida, subtrair 100%. Logo:

EGR = NRR – ENC – 100%

Conheça o maior benchmarking de NPS do Brasil!

O NPS 3.0 é uma metodologia muito recente, que ainda não se popularizou no Brasil. No entanto, isso não significa que você deve abandonar o modelo tradicional da pesquisa Net Promoter Score.

Nesse sentido, fazer a pesquisa de satisfação NPS é um método simples e eficaz de medir a satisfação e lealdade do seu cliente.

Além disso, ao calcular o NPS da sua marca, você também terá a oportunidade de fazer benchmarking e comparar o desempenho do seu negócio em relação às outras empresas.

Falando nisso, o Opinion Box desenvolveu o maior benchmarking de NPS do país, que conta com a apuração do Net Promoter Score de 31 segmentos do mercado e de quase 400 marcas muito conhecidas, consumidas e adoradas pelos brasileiros.

Acesse agora e compare o seu NPS com grandes marcas brasileiras!

Sair da versão mobile