O que é market share e como calcular a fatia de mercado do seu negócio

Pedro D'Angelo
O que é market share e como calcular a fatia de mercado do seu negócio

Você já ouviu falar em market share? Sabe o que significa esse termo? Descubra o que é, como calcular e os caminhos para aumentar a sua fatia de mercado!

Todas as empresas querem despontar à frente de seus concorrentes. Em mercados cada vez mais competitivos, as organizações precisam estar sempre de olho na competição para chegar ao topo de seus nichos. Por isso, o tema deste artigo é o market share. Vamos explorar esse termo comum dos negócios que diz muito sobre o sucesso das empresas diante da concorrência.

Imaginando o mercado como uma pizza, qual seria o tamanho da fatia que representaria a sua empresa? É dessa forma que vamos entender o conceito de market share. Continue lendo para descobrir do que se trata, como calcular esse índice e o que fazer para melhorá-lo.

O que é market share?

O market share é a representação da participação de uma empresa no mercado no qual ela atua. Também chamado de fatia de mercado, participação no mercado ou quota de mercado, o market share é um índice que indica a dominação de um concorrente sobre o outro dentro do seu mercado.

O cálculo do market share, então, é um indicador que aponta o sucesso das empresas em seus mercados. Ele é apresentado no formato de uma porcentagem que determina quem está a frente dos concorrentes e como a empresa se posiciona dentro do seu mercado. 

O market share não deve ser entendido como uma verdade absoluta nem como um objetivo final das empresas. Para cada tipo de negócio o market share tem sua importância. Antes de ser uma meta a ser alcançada, deve ser visto como um indicador para trabalhar a competitividade e o posicionamento da empresa no mercado.

Recomendado para você:  Métricas e KPIs: como implantar uma gestão eficiente baseada na cultura de dados

Como é calculado o market share

Para calcular o market share de uma empresa é preciso definir um ou mais indicadores do seu mercado para ser avaliado.

Vamos pensar então em um exemplo prático do cálculo de market share sob diferentes aspectos. No Brasil, temos 4 gigantes do mercado de telefonia móvel. As operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo disputam de forma árdua a conquista de fatias maiores desse mercado tão competitivo.

Atualmente, quem tem um maior market share na telefonia móvel brasileira, é a Vivo. A operadora fechou 2017 como a líder do mercado, mas o interessante é como ela se consagrou como a maior das concorrentes.

A verdade é que a Vivo lidera na maioria das categorias avaliadas no mercado de telefonia móvel. Ela é a maior em quesitos como quantidade de celulares, receita líquida, crescimento do número de aparelhos e quantidade de linhas pós-pagas.

Por outro lado, a segunda colocada até 2017, a Tim, lidera no crescimento de receita do último ano e na quantidade de linhas pré-pagas. A Claro, terceira de forma geral, vence as outras na extensão da sua cobertura no território brasileiro.

Dessa forma, o market share das operadoras é definido por uma série de critérios que, devidamente somados, indicam o sucesso das empresas nas categorias relevantes do seu mercado.

Para calcular o seu market share, então, avalie quais os critérios precisam ser avaliados referentes à atuação do seu negócio. Receita líquida, número de clientes, menor taxa de cancelamento… enfim: pense em quais números são pertinentes para levantar e calcular a sua fatia de mercado e a dos seus concorrentes.

E na prática, o que fazer para calcular o market share?

Uma forma de estimar o market share é fazer uma pesquisa de mercado com o público-alvo do seu negócio.

Entrevistando os consumidores você consegue tirar informações que vão dar uma noção da fatia de mercado que sua empresa possui. Pergunte aos consumidores sobre as marcas que eles consomem, as preferidas e rejeitadas e quanto eles gastam na sua categoria de atuação.

Os consumidores podem dar diversas informações necessárias para calcular o market share. Além disso, fazendo uma pesquisa de mercado com consumidores você pode, ao mesmo tempo, obter informações úteis sobre a concorrência e encontrar oportunidades de melhorar o seu serviço. Ouça o que o consumidor têm a dizer para obter dados concretos e insights que podem proporcionar melhorias nos negócios.

Também é possível fazer o cálculo de market share levantando dados secundários, através de uma desk research. Vários mercados possuem dados oficiais levantados por órgãos públicos que podem servir de base para consulta. Cruzando esses dados com os seus próprios é possível estimar a participação do negócio dentro do seu mercado.

Como buscar um market share maior

Primeiro, é preciso vender mais. Pode parecer óbvio, e realmente é, mas o indicador mais positivo para conquistar um market share maior é o de vendas. Empresas que faturam mais tendem a ser as maiores de seus mercados, mas a conta não é tão simples. Como no caso das operadoras de telefonia móvel, todos os números precisam acompanhar o sucesso do faturamento. 

Também é importante manter clientes satisfeitos e minimizar taxas de cancelamento. Manter uma taxa de churn baixa e cuidar sempre da satisfação dos clientes. Mais clientes e menos cancelamentos são números que diretamente representam um ganho na sua fatia de mercado. Além de influenciarem nos números da empresa, clientes satisfeitos e fiéis ajudam a espalhar o sucesso da marca, consolidando sua reputação e atraindo novos consumidores.

Recomendado para você:  [Ebook]: Como fazer uma pesquisa de satisfação

Outro ponto importante é estar sempre de olho na concorrência. Para ganhar espaço no mercado, é importante estar sempre acompanhando de perto o que os concorrentes estão fazendo. Dessa forma é possível entender melhor a estratégia dos competidores para encontrar formas de melhorar a sua própria.

Por fim, expandir os negócios é sempre uma solução para ganhar mais mercado. Expandir as operações para outros locais, abrir filiais ou franquias, lançar novos produtos no mercado. Esses são só alguns exemplos de como os negócios podem ser aumentados para buscar um maior market share. Avalie as possibilidades de expansão possíveis do seu negócio e sua viabilidade.

Para quem pensa em expandir os negócios buscando uma fatia de mercado maior, novamente é importante ter as informações corretas. Nunca tome esse tipo de decisão se baseando em achismos.

Pesquise seu mercado, converse com o público-alvo e nunca se esqueça de acompanhar os concorrentes. Para fazer isso, as pesquisas de mercado novamente vão ajudar. E se precisar de ajuda para entender como as pesquisas podem te fazer ganhar market share, já sabe: é só entrar em contato com o Opinion Box. Converse com nossos especialistas em pesquisa para potencializarmos juntos o seu negócio.

Também poderá gostar de:

Esomar 28 do Opinion Box: conheça nossas técnicas e metodologias Você já ouviu falar em Esomar 28? Se ainda não sabe do que se trata, o Esomar 28 é um documento que as empresas de pesqu...
Planejamento estratégico: o que é e como fazer Toda empresa precisa ter claro onde ela quer chegar. Traçar metas e objetivos a curto, médio e longo prazo é fundamental...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail