Você já ouviu falar em share de mercado? Sabe o que significa esse termo? Descubra o que é, como calcular e os caminhos para aumentar a sua fatia de mercado!
Todas as empresas querem despontar à frente de seus concorrentes. Em mercados cada vez mais competitivos, as organizações precisam estar sempre de olho na competição para chegar ao topo de seus nichos. Por isso, o tema deste artigo é o share de mercado. Vamos explorar esse termo comum dos negócios que diz muito sobre o sucesso das empresas diante da concorrência.
Imaginando o mercado como uma pizza, qual seria o tamanho da fatia que representaria a sua empresa? É dessa forma que vamos entender o conceito de market share. Continue lendo para descobrir do que se trata, como calcular esse índice e o que fazer para melhorá-lo.
O que é share de mercado?
O share de mercado ou market share, é a representação da participação de uma empresa no mercado no qual ela atua. Também chamado de fatia de mercado, participação no mercado ou quota de mercado, o market share é um índice que indica a dominação de um concorrente sobre o outro dentro do seu mercado.
O cálculo do market share, então, é um indicador que aponta o sucesso das empresas em seus mercados. Ele é apresentado no formato de porcentagem que determina quem está à frente dos concorrentes e como a empresa se posiciona dentro do seu mercado. O market share não deve ser entendido como uma verdade absoluta nem como um objetivo final das empresas. Para cada tipo de negócio o market share tem sua importância. Antes de ser uma meta a ser alcançada, deve ser visto como um indicador para trabalhar a competitividade e o posicionamento da empresa no mercado.
Como é calculado o share de mercado
Primeiramente, para calcular o market share de uma empresa é preciso definir um ou mais indicadores do seu mercado para ser avaliado.
Vamos pensar então em um exemplo prático do cálculo de market share sob diferentes aspectos. No Brasil, temos 4 gigantes do mercado de telefonia móvel. As operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo disputam de forma árdua a conquista de fatias maiores desse mercado tão competitivo.
Atualmente, quem tem um maior market share na telefonia móvel brasileira, é a Vivo. A operadora fechou 2017 como a líder do mercado, mas o interessante é como ela se consagrou como a maior das concorrentes.
A verdade é que a Vivo lidera na maioria das categorias avaliadas no mercado de telefonia móvel. Ela é a maior em quesitos como quantidade de celulares, receita líquida, crescimento do número de aparelhos e quantidade de linhas pós-pagas.
Por outro lado, a segunda colocada até 2017, a Tim, lidera no crescimento de receita do último ano e na quantidade de linhas pré-pagas. A Claro, terceira de forma geral, vence as outras na extensão da sua cobertura no território brasileiro.
Dessa forma, o market share das operadoras é definido por uma série de critérios que, devidamente somados, indicam o sucesso das empresas nas categorias relevantes do seu mercado.
Para calcular o seu market share, então, avalie quais os critérios precisam ser avaliados referentes à atuação do seu negócio. Receita líquida, número de clientes, menor taxa de cancelamento… enfim: pense em quais números são pertinentes para levantar e calcular a sua fatia de mercado e a dos seus concorrentes.
E na prática, o que fazer para calcular o market share?
Uma forma de estimar o market share é fazer uma pesquisa de mercado com o público-alvo do seu negócio.
Dessa forma, entrevistando os consumidores você consegue tirar informações que vão dar uma noção da fatia de mercado que sua empresa possui. Pergunte aos consumidores sobre as marcas que eles consomem, as preferidas e rejeitadas e quanto eles gastam na sua categoria de atuação.
Os consumidores podem dar diversas informações necessárias para calcular o market share. Além disso, fazendo uma pesquisa de mercado com consumidores você pode, ao mesmo tempo, obter informações úteis sobre a concorrência e encontrar oportunidades de melhorar o seu serviço. Nesse sentido, ouvindo o que o consumidor tem a dizer pode te ajudar a obter dados concretos e insights que podem proporcionar melhorias nos negócios.
Também é possível fazer o cálculo de market share levantando dados secundários, através de uma desk research. Vários mercados possuem dados oficiais levantados por órgãos públicos que podem servir de base para consulta. Cruzando esses dados com os seus próprios é possível estimar a participação do negócio dentro do seu mercado.