Fiz uma pesquisa de mercado. E agora?

Daniela Schermann
Fiz uma pesquisa de mercado. E agora?

A pesquisa de mercado fornece dados e informações para que você tome decisões com segurança. Ela permite que você descubra o que seus clientes ou o seu público-alvo pensam sobre sua marca, serviço e produto. É uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico e para o dia a dia de qualquer empresa, não importa o tamanho ou o mercado de atuação.

No entanto, para que se possa aproveitar ao máximo os benefícios que a pesquisa de mercado oferece, é preciso ter em mente que toda pesquisa faz parte de uma estratégia maior. Ou seja, o trabalho não termina na hora que os resultados aparecem. É preciso que os dados da pesquisa resultem em ações. Mas não precisa entrar em pânico. Nós estamos aqui para ajudar você e sua empresa a usufruir todos os benefícios que a pesquisa de mercado oferece.

O que fazer com os resultados da minha pesquisa de mercado

A primeira coisa que precisa ser feita, claro, é analisar e compreender os resultados da sua pesquisa. Provavelmente, você precisará compartilhar esses resultados com outras pessoas, seja seu cliente final, seu time ou a diretoria da sua empresa.

Para isso, é preciso preparar uma apresentação de dados impactante. Além disso, é preciso traçar estratégias e ações com base nos resultados da sua pesquisa. Assim, se a sua pesquisa de satisfação mostrou que os clientes não estão satisfeitos com o seu produto final, será preciso implantar ações de melhoria.

E se os resultados são diferentes do que eu esperava?

Tenha em mente que a sua pesquisa de mercado vai ser respondida pelos seus clientes ou por consumidores que não tem o mesmo envolvimento ou a mesma percepção que você tem da sua marca. Assim, muitas vezes, os resultados podem ser diferentes do que você estava esperando – para melhor ou para pior.

Ao realizar uma pesquisa de mercado, você precisa estar preparado para lidar com as críticas que os resultados podem trazer. Mais do que isso, você precisa estar pronto para agir. Não adianta questionar os resultados, pois a opinião dos seus clientes ou público-alvo é muito valiosa.

O mais importante é não levar as críticas para o lado negativo. Encare os desafios como oportunidades e chances de melhoria, e coloque a mão na massa. Se você fez uma pesquisa para testar um novo produto e ele não foi aceito, procure entender o porquê, e trabalhe para melhorar a ideia ou encontrar uma nova oportunidade.

Você pode ter feito uma pesquisa de mercado com o objetivo de conhecer melhor a sua buyer persona. Ela pode ser diferente daquilo que você esperava, mas agora, você a conhece. Com isso, vai poder criar campanhas e desenvolver ações com maiores taxas de retorno.

Se, por outro lado, os resultados estão de acordo com o que você esperava, excelente. Vamos então ao próximo passo.

É hora de agir

Você fez uma pesquisa de mercado para ter dados e informações que possam te ajudar a tomar a melhor decisão. Agora, você já sabe qual o caminho a seguir. O próximo passo, então, é traçar as ações e seu planejamento.

Lembre-se de estabelecer um cronograma, avaliar o orçamento e prever os resultados esperados. Muitas vezes, é interessante realizar a pesquisa de mercado novamente após a implantação das ações para avaliar se os resultados foram atingidos.

O mais importante é que suas decisões e ações serão embasadas em dados e informações. Por isso, você certamente terá sucesso e vai ter seus objetivos atingidos. Com a pesquisa de mercado, você poderá crescer, aumentar a satisfação dos seus clientes e encontrar novas oportunidades.

Quer fazer uma pesquisa de mercado hoje mesmo e obter respostas que vão te ajudar a crescer? Converse com a gente.

Também poderá gostar de: